TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  10/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

2.1 LEITURA DOS TEXTOS PROPOSTOS ...............................................................4

2.2 QUEM SÃO OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ...................4

2.3 ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PARA RECEBER CRIANÇAS ESPECIAIS..................................................................................................................4

2.4 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL ......................5

2.5 RESPALDO LEGAL PARA INSERÇÃO DOS ALUNOS PORTADOS DE NECESSIDADES ESPECIAIS ....................................................................................6

2.6 COMO DEVE SER A POSTURA DOS PROFESSORES .....................................7

2.7 RECURSOS EDUCACIONAIS COMO FORMA DE APOIO NO ENSINO........................................................................................................................7

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS .........................................................................................................10

        


  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho será abordado a temática da inserção de crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas, sendo esse um direito previsto em lei, pela Constituição Federal de 1988, fazendo necessário haver uma reorganização das escolas para garantir um ensino de qualidade para todos.

Por meio deste, busca-se promover uma reflexão e análise das políticas de inclusão, uma vez que se trata de um movimento de lutas no mundo todo das pessoas que possuem necessidades especiais e seus familiares na busca pela proteção de seus direitos, bem como seu lugar na sociedade.

No âmbito escolar, cotidianamente são presenciados casos de preconceito e discriminação de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais e/ou deficientes, contribuindo para a baixa autoestima dessas crianças e no baixo desempenho escolar. É nesse contexto que se faz importante o instituto da inclusão social, buscando assegurar direitos e erradicar as discriminações.

A ideia de inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades especiais está fundamentada no reconhecimento e na valorização das diversidades como características particulares para a formação de qualquer sociedade, independentemente das peculiaridades dos indivíduos, sendo este, um desafio a ser enfrentado.

Vale ressaltar que neste trabalho serão discutidos o papel do Estado na organização das escolas e na conscientização das pessoas sobre esse tema, bem como o apoio da família e as funções que devem ser desenvolvidas pelos professores nessas situações.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 LEITURA DOS TEXTOS PROPOSTOS

Em análise aos textos propostos, entende-se nos dias atuais, no Brasil, existem várias normas que asseguram os direitos de pessoas com deficiência física ou mental, de se integrar na sociedade, principalmente por meio das escolas, sendo garantido o direito de serem matriculados no ensino regular.

Por meio das políticas internas foi possível introduzir cada vez mais a participação de crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas de todo o Brasil. Devido a isso, é visível o crescimento no número dessas crianças nas escolas nos últimos anos.

Os textos também apontam para o despreparo dos educadores para lidar com alguns tipos de deficiência, principalmente em relação ao autismo, destacando que para melhorar nesse quesito é necessário que se invista na capacitação do quadro docente, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, sendo essa uma boa solução para promover a inclusão.

Vale destacar, também, que os textos deixam claro a importância da organização escolar, das famílias, da sociedade como um todo, bem como da conscientização das pessoas quanto ao respeito pelas diversidades e peculiaridades de cada indivíduo.

2.2 QUEM SÃO OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

São considerados portadores de necessidades especiais as pessoas que apresentam diferenças intelectuais, sensoriais e físicas oriundas de fatores naturais ou adquiridos de alguma maneira, que dificultam na realização de alguma atividade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, cerca de 10% de qualquer população possuem algum tipo de deficiência.

2.3 ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PARA RECEBER CRIANÇAS ESPECIAIS

De acordo com a lei, toda escola é obrigada a dispor de uma estrutura física necessária para receber as crianças quem possuem mobilidade reduzida. Para isso é necessário que haja um investimento na infraestrutura das escolas para proporcionar maior acessibilidade de crianças portadoras de necessidades especiais. Com isso deve-se fazer adaptações, como por exemplo: alteração da entrada e acesso à circulação; portas; modificação da sala de aula; banheiros; guichês, balcões e bebedouros.

Além disso, o principal fator que contribuirá com a inclusão dos alunos é a capacitação dos professores e dos funcionários da escola. A princípio os professores devem estar preparados para atender as crianças com todos os tipos de deficiência.

Para isso, faz-se necessário que o corpo docente introduza novas metodologias para ajudar na compreensão das crianças portadoras de necessidades especiais, bem como utilizar linguagens de sinais que facilitam na aprendizagem de crianças com problemas auditivos. Vale frisar que o uso da tecnologia é um importante instrumento e serve de apoio na promoção da inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com