TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A CRIANÇA

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PEDAGOGIA – DESAFIO PROFISSIONAL

BRUNA FERNANDES DA ROSA - 2802856072

 CARMELA MACHADO 2852201117

DÉBORA DE AGUIAR – 1709112829

GISELE TEREZA FRANCO - 1600343653

LUCIELE DE SOUSA BERNARDINO 1817562714

LUZIA HONORATO DA ROCHA - 1028479588

A INFLUENCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A CRIANÇA

NOVEMBRO/2016


BRUNA FERNANDES DA ROSA - 2802856072[pic 1]

CARMELA MACHADO 2852201117

DÉBORA DE AGUIAR – 1709112829

GISELE TEREZA FRANCO - 1600343653

LUCIELE DE SOUSA BERNARDINO 1817562714

LUZIA HONORATO DA ROCHA - 1028479588

        

A INFLUENCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A CRIANÇA

Desafio profissional apresentado a Universidade Anhanguera UNIDERP para aprovação nas disciplinas de Organização e Metodologia da Educação Infantil, Brinquedoteca e o Elemento Lúdico, Didática do contar História, Literatura Infantojuvenil, Multimeios Aplicados à Educação, orientada pela professora Eliziane Goulart de Jesus Damiani.

Orientador à distância: Nayara

NOVEMBRO/2016.

Sumário[pic 2]

1 Introdução        4

2 JEAN PIAGET E AS FASES DO DESENVOLVIMENTO        6

3 A IMPORTâNCIA DO BRINCAR        7

4 brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola        7

5 brinquedoteca        8

6 tecnologia e literatura para crianças        8

7 plano de ação        9

7.1 justificativa        9

7.2 Objetivo geral        9

7.2.2 Objetivos específico        10

7.3 ações a serem desenvolvidas        10

7.4 recursos        10

7.5 avaliação        10

8 COnciderações finais        11

REFERÊNCIAS        12

1 Introdução

O objetivo desse projeto é relatar como é o funcionamento de uma brinquedoteca e a importância da mesma.

A brinquedoteca é um espaço privilegiado e a criança que costuma frequentar esse lugar terá um desenvolvimento significativo em comparação a outras que não costumam frequentar esse ambiente.

É um espaço onde se aprende, cria, compartilha, brinca fazendo com que exista um prazer em aprender. Não é uma sala de divertimento, mas pode se tornar dependendo das regras ali estabelecidas. Pode-se ter um melhor convívio e um ambiente harmônico, possibilitando um desenvolvimento significativo. É importante estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos.

A brinquedoteca é um ambiente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com um grupo de forma agradável e prazerosa. E é muito importante que, na educação infantil, seja feita essa introdução de brinquedotecas em centros de educação infantil que costumam atender crianças de zero a cinco anos. Esse é um espaço preparado para estimular a criança já que é um elemento de animação sociocultural, socialização e interação social. É na brincadeira que a criança cria suas próprias histórias contadas.

O tempo para brincar, disponibilidades de materiais, espaço para brincar, adequação curricular são fatores que precisam ser planejados com atenção.

Na brinquedoteca pode haver vários materiais e devem ser adequados para cada faixa etária.

O uso do faz de conta, espaço com mobílias e utensílios domésticos, camarins com fantasias, chapéus e espelhos.

A leitura é também pode acrescentar numerosos benefícios para as crianças, por isso se torna imprescindível que haja um espaço com livros de vários tamanhos, texturas e histórias, assim como as acomodações: tapetes, almofadas e pufes. Esse espaço também pode ser usado para o teatro com fantoches e cineminha.

As sucatas também têm papel importante nesse espaço, com elas as crianças podem criar diversos objetos. Brinquedos quebrados podem ser reutilizados, pintura, mesas coletivas e mural de recados.

O uso de tecnologia como TV, DVD, Data Show e o retroprojetor são matérias importantes em brinquedotecas.

A metodologia para que esses lugares sejam bem aproveitados é um fator, os contos musicados, audição, escrita, brincadeiras, também podem ser explorados na brinquedoteca.

Enfim, esse ambiente tem papel fundamental no apoio ao desenvolvimento da criança, mas para que ele desenvolva sua funcionalidade, é necessário que o planejamento esteja pré-estabelecido.

2 JEAN PIAGET E AS FASES DO DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento da criança não acontece de forma linear. As mudanças que não se produzem ocorrem de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e se superpondo. Durante o seu desenvolvimento, a criança experimenta avanços e retrocessos vivendo cada etapa de modo particular.

Jean Piaget define a construção do pensamento em estágios e são divididos em quatro fases. Cada fase possui suas próprias características, como no estágio sensório-motor que vai de zero a dois anos, é quando inicia o desenvolvimento da coordenação motora, aprende a diferenciar os objetos do próprio corpo e os pensamentos estão vinculados ao concreto.

Na fase simbólica que abrange dos dois anos até os sete anos da criança, Piaget definiu que a criança fica centrada nela mesma, a fala, os desenhos e as dramatizações.

A criança, quando se inicia na fase conceptual que vai dos sete aos onze anos de idade, continua bastante egocêntrica, ainda tem dificuldade de se colocar no lugar do outro, e a predominância do pensamento está vinculado mais nas acomodações do que nas assimilações.

O desenvolvimento infantil sofre muita influência das brincadeiras, ocupa um lugar muito importante e especial na vida da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com