TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA CULTURA PARAGUAIA EM MATO GROSSO DO SUL

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  4.413 Visualizações

Página 1 de 2

Os paraguaios são o maior grupo étnico estrangeiro em Mato Grosso do Sul, tendo se estabelecido na região desde a demarcação da fronteira entre o estado e o Paraguai. Constituiu a grande parte da mão de obra da Companhia Mate Laranjeira.

Falando um pouco sobre as influencias da cultura paraguaia aqui em Mato Grosso do Sul, que alias tem uma influencia muito grande ao povo Sulmatogrossense, principalmente na formação cultural e identidade do povo douradense.

O indispensável tereré, é uma das heranças deixadas que mais se popularizou e que confirmam esta existência da cultura dos paraguaios no cotidiano da população Sulmatogrossense. Temos também a sopa paraguaia, prato este que é muito apreciado e esta sempre a mesa do povo Sulmatogrossense. A polca paraguaia e o chamamé se misturam ao estilo sertanejo do interior do estado, criando novos ritmos e estilos.

Estima se que 300 mil paraguaios e descendentes habitam o Estado, sendo que pelo menos 80 mil famílias com base em campo Grande. Sem dúvidas o Estado de Mato Grosso do Sul é a maior colônia de imigrantes paraguaios. A influencia é tamtanha que em 2001 foi instituído em MS o Dia do Povo Paraguaio, comemorado todo 14 de maio, justamente o dia da independência do Paraguai da metrópole espanhola.

A Associação Colônia Paraguaia é um exemplo da força da cultura paraguaia no MS, fundada em 1973, e é maior do país com 740 famílias associadas. Possui sede própria na Vila Pioneiro e esta sempre realizando atividades artísticas e encontros sociais. Reúne aproximadamente mil pessoas no segundo domingo de cada mês em que organiza o churrasco típico paraguaio, e uma das datas mais esperada pelo povo paraguaio é o dia 8 de dezembro, quando a associação promove a Festa da Virgem de Caácupe, a Padroeira do Paraguai.

E no local foi construída uma réplica da imagem que se encontra no Santuário de Caácupe, no Paraguai, onde milhares de pessoas vão pagar as promessas feitas a santa.

Além da música, a gastronomia sulmatogrossense também reflete muito o Paraguai. Se o tereré virou uma instituição, onde se reúne rodas de amigos para apreciar a bebida,a chipa também é frequente na mesa do cidadão de MS e sucesso de vendas nas padarias. Temos também a sopa paraguaia, que é muito admirada pela maioria da população.

A Guerra do Paraguai, além de ter tornado o Paraguai um dos países mais pobres da America do Sul, provocou a diminuição do seu território. Mato Grosso do Sul é a maior prova disso. Municípios sulmatogrossenses como Ponta Porã, Porto Murtinho, Miranda, Bela Vista e Maracaju foram tomados dos paraguaios após a guerra, numa apropriação de terras estrangeiras que aconteceu em outros Estados também como o Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia e Acre, Até mesmo a cidade de Nioaque, que fica a uns 200 km de Campo Grande, tudo era Paraguai. Por isso, nem podia ser diferente: o sulmatogrossense é o brasileiro mais paraguaio do País.

FONTES DE PESQUISA:

https://paraguaiteete.wordpress.com/2012/12/21/a-influencia-da-cultura-paraguaia-em-mato-grosso-do-sur/

http://www.overmundo.com.br/overblog/mato-grosso-do-sul-o-paraguai-e-aqui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com