TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA TEMPO INTEGRAL COM CONTEÚDO EM ARTES

Por:   •  31/8/2015  •  Monografia  •  15.386 Palavras (62 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 62

DEOCLECIO SATURNINO DE MACENA

RA: 1080519

Curso: Artes Visuais

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: Transformação através das Oficinas de Artes

Orientadora: Profª. Clarissa Souza P. Urbano

Centro Universitário Claretiano

GUARATINGUETÁ

2014

RESUMO

O trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de implantação de uma política conceitual e estrutural para a concepção de uma Escola de Tempo Integral voltada para formação complementar dos alunos da rede municipal e estadual. O tema aborda os princípios da educação, os projetos implantados a qualidade do ensino e o compromisso para promover a responsabilidade social, através de oficinas de Artes.Sabendo que o projeto de Escola de Tempo Integral, é um plano ambicioso e que reflete uma tendência mundial de se fazer cumprir, mas que depende de compromisso e investimentos de ambas as parte; Estado, Município e Sociedade. O assunto exposto foi elaborado através de pesquisa bibliográfica sobre a história do tema, pesquisa de campo por meio de questionários, opiniões de professores da rede publica municipal de Ensino Fundamental do Município de Taubaté. Os resultados demonstraram que a Educação Integral pode abrir espaço para o envolvimento e a responsabilização da sociedade na formação das novas gerações e que são inúmeras as oportunidades que precisam ser exploradas, a diminuição da evasão escolar e o rompimento da história viciosa de pobreza e reduzir as desigualdades sociais. O papel eficaz das Oficinas de Artes (Teatro, Música, Artes, Dança) pode ajudar consideravelmente o interesse do aluno em permanecer na escola, promover um crescimento do conhecimento e uma valorização e ampliação das suas potencionalidades.

Palavras-Chave: Escola de Tempo Integral, Responsabilidade Social, Oficinas de Artes, Políticas Publicas, Ações Socioeducativas.

INTRODUÇÃO

Neste artigo, a escola de tempo integral, foi baseado o novo modelo paulista, no qual destacamos alguns desafios presentes nas escolas e sistema organizacional publico estadual e municipal que passarão a enfrenta. No Brasil, já existe algumas experiências e um breve histórico dessas atividades pré-curriculares, algumas consolidadas que por sua vez abre novas perspectivas para ampliar as concepções vigentes, sobre a instituição escolar e o currículo nela praticado. Iniciado no ano de 2006, no Estado de São Paulo, o programa de inclusão das primeiras unidades da rede publica, e como era de se esperar aparecem novos desafios, estrutural e material, de concepção curricular e de formação dos docentes que irão incorporar a base do projeto. Inicialmente no ano 2006 o governo de São Paulo pretendia implantar nas 514 escolas de ensino fundamental da rede publica o programa “Escola de Tempo Integral”.  Nestes modelos as escolas passaram a funcionar com horários distintos das 7 as 16 h. Incluindo um almoço e dois períodos de lanches para os alunos. A ampliação de carga horária, resulta  da criação do currículo estendido ao período da tarde, composto de oficinas curriculares, que apresenta uma série de oficinas de Orientação, Estudo e Pesquisa, este bloco é adicional ao período regular dado pela manhã.

Diretrizes do Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo

Apresentação

Na direção do aperfeiçoamento da política pública implantada em São Paulo, a Secretaria da Educação estruturou desde 2011 suas ações e prioridades no Programa Educação Compromisso de São Paulo, instituído pelo Decreto nº 57.571, de 2 de dezembro de 2011. Um dos pilares desse Programa foi lançar as bases de um novo modelo de escola e de um regime mais atrativo na carreira do magistério. Com o intuito de difundir, na rede de ensino do Estado de São Paulo, modelos de gestão escolar voltados para melhoria dos resultados educacionais, foram várias e significativas as iniciativas ao longo dos últimos anos. São exemplos dessas experiências: o Progestão; o Prêmio Gestão; os Planos de Gestão e Ação quadrienais elaborados pelas Diretorias de Ensino e pelas Escolas e nesta administração os trabalhos dos Grupos de Referência e o Plano de Ação Participativo das Escolas. Iniciativas estas que contribuem para a construção de um processo democrático, descentralizado e sistemático da gestão escolar nas escolas da rede pública. Como pode ser constatado nos relatórios desta Secretaria, a melhoria da qualidade do ensino e do desempenho dos alunos tem sido o foco central das ações, programas e documentos produzidos e implantados nos últimos anos, os quais têm como alvo a atuação dos gestores (Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino Diretores, Vice-Diretores e Professores Coordenadores) e das equipes escolares e, em seu conjunto, são iniciativas que procuram disseminar uma nova cultura de gestão, participativa e orientada ao alcance de melhorias significativas na aprendizagem dos alunos.

Nesta perspectiva foi implantado o Programa de Ensino Integral, instituído pela Lei Complementar nº 1.164, de 4 de janeiro de 2012, alterada pela Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012. Esse Programa foi iniciado em 2012, em 16 Escolas de Ensino Médio, e a partir de 2013 expandido para 22 escolas de Ensino Fundamental Anos Finais e 29 escolas de Ensino Médio, e 2 escolas de Ensino Fundamental e Médio. É uma alternativa para adolescentes e jovens ingressarem numa escola que, ao lado da formação necessária ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades, amplia as perspectivas de autorrealização e exercício de uma cidadania autônoma, solidária e competente. O Programa Ensino Integral oferece também aos docentes e equipes técnicas condições diferenciadas de trabalho para, em regime de dedicação plena e integral, consolidar as diretrizes educacionais do novo modelo de escola de tempo integral e sedimentar as possibilidades previstas para sua expansão.

Nesta direção, este documento apresenta o modelo pedagógico e o modelo de gestão no Programa Ensino Integral de São Paulo. Na Parte I do documento há uma breve contextualização histórico-social da implantação do ensino integral na Secretaria, bem como, as perspectivas para sua expansão. Na Parte II o documento apresenta a concepção do Programa, que está inserido entre as prioridades educacionais estabelecidas no Programa Educação Compromisso de São Paulo. Na Parte III são apresentadas as bases conceituais do modelo pedagógico, seus princípios e seus componentes. Na Parte IV o documento apresenta os princípios, conceitos, premissas e instrumentos, subsídios para a gestão dessas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (102.6 Kb)   pdf (799.4 Kb)   docx (576.3 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com