TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Era a Educação Física no seu Tempo de escola?

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO

CAMPUS ----------------------

NOME DO ALUNO

TRABALHO DE EDUCACÃO FÍSICA

Como era a Educação Física na sua época de escola?

CIDADE/ESTADO

ANO

Esse trabalho tem por objetivo entrevistar alguém de sua família, como pai, mãe, avós, tios ou qualquer outra pessoa mais velha, e pergunta-la como era a educação física em sua época de escola.

A pessoa entrevistada foi Paulo Lupo que, quando questionado como era a educação física em sua época de escola, respondeu: “A aula não era muito levada a sério, mas tinha vôlei, futebol, basquete, handebol, a gente corria na quadra, na rua e tinha ginástica também, onde fazíamos agachamento, flexão, polichinelo, alongamento, tanto meninos, quanto meninas participavam”. Segundo ele, os relatos passaram- se no ano de 1983.

Levando em consideração a resposta do entrevistado, a fase que se encontrava a educação física no Brasil era conhecida como Esportivista (1964-1985).  Nesse mesmo período, o Brasil conseguiu vários resultados expressivos no esporte como o tricampeonato da seleção brasileira de futebol, no México em 1970. O povo comemorava nas ruas as vitórias brasileiras. O governo percebeu que a população adorava esportes e que, com a atenção direcionada às disputas, afastava-se das discussões políticas. Assim, os militares resolvem incentivar a prática esportiva, com objetivos claros: descobrir novos talentos e transformar o Brasil em potência olímpica.

 A partir deste momento os professores de Educação Física deveriam deixar de lado os aspectos sociais, educativos e afetivos e se preocupar somente com o rendimento das habilidades esportivas. A Educação Física passa a ser sinônimo de esportes, e havia uma exclusão generalizada daqueles que não possuem habilidades, a competição era o objetivo. A relação professor-aluno passa a ser técnico-atleta.

A tendência Esportivista começou a sofrer criticas dos meios acadêmicos, mesmo este sendo o modelo que mais deixou raízes na prática da Educação Física Escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com