TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia da Participação da Família na Educação Infantil

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A participação da familia na educação dos filhos é um processo de continuidade, que necessita de estar sempre presente em todos os momentos de nossa vida, passa a ser necessário que a educação infantil assume um comprometimento importante na vida da criança quanto os pais o tem um despenho de esta participando da vida escolar do filho.

O ambiente escolar deve estar cercado de instrumentos de ensino  que despertem a curiosidade o desejo de aprender e de sempre ter um bom relacionamento entre a familia e a escola e o aluno.

O presente trabalho utilizou o método de pesquisa bibliográfica, a qual foi obtida através de pesquisa em jornais, internet, livros e textos. Diversos enfoques sobre a familia e a escola, sempre na procura de reforçar a importância da participação da familia na escola.

A forma de abordagem de pesquisa e qualitativa, é bom investigar  melhor maneira dos pais participar na vida escolar dos filhos , visando a importância de cada aluno na escola. Para que sempre tenha uma participação dos pais e bom criar programas educativos que envolva a familia como oficinas palestras, entre outros.

Tem como objetivo geral refletir sobre a importância da participação dos pais no processo de escolarização dos seus filhos. O objetivo específico é envolver os familiares para ter um equilíbrio no que se diz a respeito a disciplina e motivação nos alunos. Despertar um comprometimento maior da familia em relação a escola de seus filhos.

A pesquisa será dividida em três partes assim composta o primeiro capitulo que abordará a História, o Conceito e os fundamentos legais  da importância da familia na escola, onde falará desde o início da familia e a sua importância na escola e o conceito dessa participação da familia na escola .

No II Capitulo: A importância da familia na educação da aprendizagem onde tratara de como a familia contribui na construção da aprendizagem dos filhos e também da interação da familia com a escola ao buscar a melhor forma de resolver os problemas. O III Capitulo estará falando: A familia, a escola, o docente e o discente a qual abordará a importância da comunicação e do relacionamento afetivo entre o professor e aluno. Também estará  falando da relação da familia e o professor que sempre deve estar buscando o melhor caminho para um bom relacionamento.

O presente trabalho mostra se que a familia tem um papel significativo para o bom desenvolvimento dos filhos na escola e sempre os pais precisam estar averiguando se o professor ou seja o corpo docente da instituição está cumprindo o seu papel com seriedade e comprometimento.


I HISTÓRIA, CONCEITO E FUNDAMENTOS LEGAIS

1.1 A História da Importância da Participação da Familia na Escola

A família é um grupo socialmente construído pela humanidade, e tem seu início na pré-história. O estudo da família é bastante complexo, porque a família foi se transformando conforme a exigência social de cada época.  

No século XVII Ariès (1991), cita dois fatores que despertam especial atenção, um quanto ao poder patriarcal nas uniões e o outro quanto aos primogênitos. O poder patriarcal era definidor quanto às intencionalidades das uniões, pois quando se trata do casamento: ninguém pensava em contestar o poder dos pais nessa questão.  

As mudanças continuam e se intensificam nos séculos seguintes, a família se torna mais fechada (nuclear) e sentimental ao contrário do modo anterior que era mais funcional.

A família permeada pela sociedade e essa fonte de uma elevada pressão, na qual a criança era instrumento de especulação destinada ao avanço familiar, até o séc. XIX com o isolamento e resguardo familiar da invasão e pressão social, nota-se a transformação dos preceitos morais, como: incremento da privacidade, polimento dos hábitos sociais, surgimento dos manuais de civilidade e melhoria nas condições de higiene.

A casa/família perdeu o seu caráter de lugar público, e justamente nesta época é que surgiram os clubes e cafés. A vida profissional e a vida familiar se tornaram mais afastadas e delimitadas.

Hoje em dia família e a escola formam uma equipe. É fundamental que as duas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.

De acordo com Osório (1996, p.56);

As reconstruções familiares acarretam obviamente mudanças significativas no campo relacional familiar, provocando a emergência de situações sem precedentes, para as quais não há experiências prévias na evolução da família que possam servir de referência para balizar o processo de assentamento sócio-cultural dessas novas formas de convívio social.

 O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles: E a humanidade desenvolveu-se a tal ponto que o processo de surgimento das comunidades torna-se uma necessidade.

Com os grupos instalados, cultivando a terra, e com os animais domesticados, os instrumentos de trabalho se aperfeiçoam. Até essa época, a família era o grande grupo. Ensinar e aprender eram uma relação quase que hereditária. Dentro do grupo, os conhecimentos eram transmitidos de geração a geração.

1.2 Conceito da Importância da Participação da Família na Escola

Ainda hoje, temos dificuldade para conceituar família, dada a sua complexidade. A família não é uma expressão passível de conceituação, mas tão somente de descrições; ou seja; é possível descrever as várias estruturas ou modalidades assumidas pela família através dos tempos, mas não definí-la ou encontrar algum elemento comum a todas as formas com que se apresenta este agrupamento humano.

A família, especialmente os pais, ocupa um importante papel na mudança do comportamento de seus filhos. Ela intervém no desenvolvimento humano do indivíduo, na relação com o meio natural e social. Desse modo, a postura dos pais, sua contribuição, suas ações e principalmente sua concepção sobre o papel, servem de objeto de investigação para essa pesquisa, que servirá de fonte de estudo para os profissionais da educação, no sentido de se repensar mais profundamente a respeito da temática em foco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com