TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Brinquedoteca

Por:   •  8/12/2020  •  Artigo  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Especial é uma modalidade de ensino que oferece atendimento educacional e especializado, diversificando o tipo de material pedagógico utilizado, serviços educacionais especiais e adaptações curriculares, objetivando o bem comum, o exercício da cidadania e o atendimento individualizado. A educação para alunos que apresentam necessidades educacionais especiais deve ser rica em imagens, formas e conteúdo.

Sendo assim, a metodologia do professor precisa ser inovadora, estimulante, diversificada e adequada. Os conteúdos adaptados à realidade e às diferentes necessidades da turma, devem sempre valorizar e respeitar todo o conhecimento e aprendizagem que o aluno adquiriu em sua vida familiar, social e escolar. Considerando que muitos educandos apresentam déficit significativo de aprendizagem, entendemos que a utilização de estratégias, por meio de jogos, brincadeiras e ludicidade, são importantes recursos pedagógicos favorecedores tanto do ensino quanto da aprendizagem.

Muitos professores reconhecem a importância desses recursos, contudo, apesar de compreenderem que são instrumentos mediadores da apropriação do conhecimento, uma grande parcela dos educadores apresentam limites, quando da utilização desses materiais no desenvolvimento das áreas cognitiva, afetiva e sócio-emocional. Por isso a utilização das oficinas pedagógicas se torna ferramenta fundamental nesse processo.

A metodologia a ser aplicada em uma escola especial precisa ser inovadora, diversificada e adequada, os conteúdos adaptados à realidade e às diferentes necessidades da turma, devendo sempre valorizar e respeitar todo o conhecimento e aprendizagem que o aluno adquiriu em sua vida familiar social e escolar.

Com isso esse paper trás a importância das oficinas pedagógicas como ferramenta do desenvolvimento do lúdico para o desenvolvimento intelectual de alunos com deficiência intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com