TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Família na Escola

Por:   •  25/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

A parceria família-escola é um dos principais fatores de sucesso educacional. Existe uma percepção generalizada de que todos devem cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante harmonia, e o objetivo final é o desenvolvimento pleno da criança.

A família desempenha um papel central na formação do caráter e da personalidade de uma criança. Por meio dessa relação, a criança tem o primeiro contato com outras pessoas e desenvolve o apego e a solidariedade.

Vemos que a família é a base da formação e desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, as crianças passam a receber educação básica para viver em sociedade e exercer sua cidadania, por exemplo: pedir licença, pedir desculpas, agradecer, agradecer, obedecer, compartilhar, compartilhar, respeitar os pais, avós, tios, colegas de trabalho e mais velhos; entre outras coisas, você aprende a se comportar corretamente, a esperar sua vez. A escola dá continuidade ao aprendizado baseado na família e introduz a formação acadêmica necessária ao desenvolvimento intelectual e profissional do indivíduo – trabalha lado a lado com a família, promovendo e fortalecendo a formação de valores por meio da parceria. .

Para a escola, a família do aluno é uma base necessária para o aprendizado. Ao analisar o comportamento dos alunos em relação às suas famílias de origem, deve-se ter o cuidado de não associá-los rigidamente a estruturas típicas de valores, crenças e modelos, que na verdade são estruturas históricas e produtos culturais que refletem seu comportamento.

A família aprofundou o conhecimento sobre o desenvolvimento do filho, o que é muito valioso para a compreensão das necessidades educativas da criança. Essas informações incluem informações sobre o desenvolvimento familiar da criança, interesses escolares, família e criança, que criam e criam informações no espaço de convivência, onde valores éticos e significados afetivos são aprendidos e incorporados.

Escola e família são parceiras neste processo, e nenhuma das partes pode realizar todo o processo de criação do conhecimento isoladamente, podendo resolvê-lo em conjunto.

Alguns autores relatam que agora a família transferiu para a escola a responsabilidade de orientar e educar seus filhos e espera que os professores transmitam moral. valores de higiene pessoal, princípios éticos e normas comportamentais. Eles justificam isso dizendo que estão trabalhando cada vez mais, não têm tempo para lidar com crianças. Além disso, acreditam que a educação no sentido mais amplo é tarefa da escola. E paradoxalmente, as famílias, principalmente as menos afortunadas, não valorizam a escola e o aprendizado, que antes eram vistos como meio de ascensão social.

Todas as instituições de ensino devem tomar a iniciativa de fortalecer e unir pais/alunos/escola com reuniões, palestras que contenham informações interessantes para pais e filhos; Devem ser realizadas atividades que introduzam as atividades diárias dos alunos na área relevante, disponibilizando boletins mensais para acompanhar o progresso do aluno, trazendo especialistas especiais para comunicar com a família e outras atividades importantes do ponto de vista da formação de valores. da escola

Todos, a família, o aluno e a escola, devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com