TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Formação de Professores no Ensino de Alunos com Deficiência Auditiva

Por:   •  21/12/2022  •  Artigo  •  5.099 Palavras (21 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI[pic 1]

                                                                                   Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040  –  Bairro Benedito  –  Caixa Postal 191  –  89130-000 – Indaial/SC

                                                                                            Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br

A Importância da formação de professores no Ensino de alunos com deficiência auditiva

Autor Marineide Souza Santos e Jaciara dos Santos Batista

Prof. Orientador Jacinete Cruz

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Pedagogia (TURMA) – Estágio VIII

01/09/2022

RESUMO

A deficiência auditiva pode ser caracterizada em leve, moderado e grave e ainda podemos destacar a profunda. As causas que levam a surdez são diversas, tais como rompimento do tímpano, acúmulo de cera no ouvido, alguns são devido a questões genéticas, outros até mesmo por questões relacionadas acidentes, como acidentes de trânsito ou a criança que colocou algum objeto perfuro cortante no ouvido. Ao longo desse trabalho veremos os desafios e as possibilidades de ensinar as crianças que tem deficiência auditiva, reforçando que ensinar uma criança com deficiência auditiva se constitui como uma limitação, mas não como uma impossibilidade. Por essa razão a pergunta de pesquisa a ser colocada nesse trabalho é de que forma os professores podem estar ajudando e ensinando os alunos com deficiência auditiva? Esse trabalho foi elaborado com base numa pesquisa bibliográfica através de pesquisas em artigo e periódicos que tratam da temática da deficiência auditiva. As pesquisas foram feitas no Google Acadêmico e na Scielo.br dando preferência a artigos construídos nos últimos dez anos e um dos livros que contribuiu para elaboração desse trabalho é o caderno de estudos da UNIASSELVI Educação Especial. Quanto aos objetivos da pesquisa esse trabalho segue o caráter descritivo. Pesquisadores como Ampudia (2002), Cruz (2009), Ferrão & Lobato (2012), Manente (2007). Ao longo do trabalho discutimos acerca da importância de os professores estarem preparados e qualificados para trazerem atividades lúdicas e que envolvam o aluno com deficiência auditiva em sala de aula. Também foi falado acerca das leis e das políticas educacionais voltada para as pessoas surdas. Esperamos que esse trabalho contribua de alguma forma para acadêmicos e a comunidade escolar.

                            Palavras-chave: Deficiência Auditiva. Inclusão. Formação profissional

1 INTRODUÇÃO

A deficiência auditiva pode ser entendida como uma perda parcial ou total da audição. Existem alguns graus em relação à perda da audição que são estudados, principalmente, por fonoaudiólogos. Educar um aluno com deficiência auditiva, é entender a cultura do surdo. O tema para esse Projeto foi escolhido com o intuito de descrever a importância da formação de professores no ensino de alunos com deficiência auditiva. O problema de pesquisa desse projeto é de que forma os professores podem estar ajudando e ensinando os alunos com deficiência auditiva?

 A deficiência auditiva se constitui como uma limitação para o aprendizado, mas não uma incapacitação total. Através de pesquisas bibliográficas e seguindo o método qualitativo, pode-se evidenciar em alguns autores a perspectiva inclusiva em relação ao deficiente auditivo. Diante do número crescente de crianças que nascem com necessidades especiais se faz necessário a formação e a preparação de professores. Atividades lúdicas, exercícios que envolva os alunos e os coloque na frente, falar diretamente com eles são coisas simples, mas que fazem muita diferença.

A incapacidade e a falta de preparo por parte de alguns profissionais chamam a atenção. Esse projeto visa despertar e chamar atenção não só da comunidade acadêmica, mas de educadores quanto à importância de o saber fazer no contexto da deficiência auditiva. Vale destacar também a importância da LIBRAS para a comunidade surda.

Esse projeto tem como objetivo geral caracterizar a importância da formação de professores no Ensino de alunos com deficiência auditiva. Como objetivos específicos podem ser destacados os seguintes: investigar de que forma a formação de professores para ensinar crianças com deficiência auditiva pode ser determinante para o desempenho do aluno; relatar de que forma os professores podem estar trabalhando com crianças deficientes auditivas.

Esse tema foi escolhido diante da necessidade em que se tem de se tocar no assunto em questão. Há cada dia surgem mais crianças com deficiência auditiva. De acordo com Freitas (2021) em 2021 5% da população brasileira é surda e usa a LIBRAS para se comunicar. Por essa razão, se faz necessário pensar acerca da importância da preparação e qualificação de profissionais habilitados para ensinar as crianças com deficiências auditivas. A autora ainda destaca que a OMS estima que no ano de 2050, 900 milhões de pessoas no mundo desenvolverão a surdez. Acredita-se que a maior parte dos estudantes com deficiência auditiva em encontram-se na educação básica regular principalmente nos anos iniciais. Essa estimativa faz com que seja repensando além de políticas públicas educacionais inclusivas, a promoção de práticas que sejam realmente inclusivas em sala de aula, e fazer mudanças não apenas nas estruturas físicas da escola, mas também a pedagógica.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          É inegável a importância dos professores na área de Educação Especial. Um dos pontos fundamentais acerca do processo educacional é que todo educador deve investir tempo e até mesmo seus recursos em formação continuada. No contexto da formação continuada insere-se a educação especial. Com o passar do tempo percebe-se o número de crescente de crianças que nascem com necessidades especiais. De acordo com o UNICEF (2021) há, no mundo, quase 240 milhões de crianças com deficiência. Essas crianças, são amparadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1948.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com