TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Literatura Infantil nas aulas de Matemática

Por:   •  25/9/2020  •  Dissertação  •  20.647 Palavras (83 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 83

ANDREIA JACOMINI[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Monografia de Conclusão de Pós-Graduação apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Infantil e anos iniciais Faculdade de Itapiranga (FAI).

Professora Orientadora: Msc. Ana Sara Castaman

Itapiranga, SC

2010

[pic 2]

ANDREIA JACOMINI

[pic 3]

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Esta monografia foi julgada adequada para a obtenção do título de Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Curso de Pós-Graduação em Educação da Sociedade Educacional de Itapiranga – Faculdade de Itapiranga.

___________________________________________

Msc. Lenir Luft Schmitz

Coordenadora do Curso de Educação da FAI

Apresenta à comissão examinadora integrada pelos seguintes professores:

___________________________________________

Msc. Ana Sara Castaman

Faculdade de Itapiranga - FAI

___________________________________________

Membro :

Faculdade de Itapiranga - FAI

___________________________________________

Membro :

Faculdade de Itapiranga - FAI

[pic 4]

                                                

DEDICATÓRIA

À minha maravilhosa família: meus pais Nilson e Neli, por sempre fazerem com que eu me sentisse a salvo, segura e amada o bastante para enfrentar qualquer desafio ou ir atrás de qualquer sonho; meu marido Evandro Luis Libardoni, por me fazer sorrir e me deixar chorar quando precisei fazê-lo, e por garantir que eu sempre sinta que há alguém olhando por mim; meu incrível filhinho Vitor por me ajudar a enxergar um mundo mais belo e luminoso através de seus olhos; Vilma e Luis, meus sogros que sempre estiveram me apoiando no que foi necessário e me dando força para enfrentar os desafios que a vida proporcionava.


[pic 5]

AGRADECIMENTO

A Deus e Nossa Senhora Aparecida, que sempre iluminaram meu caminho me dando força para enfrentar os desafios propostos pela vida.

           Às professoras Msc. Ana Sara Castaman, Marilei Lurdes Giacomini Siqueira e Marilise Maria Giacomini Rocha, pela dedicação, competência, amizade e paciência demonstrada na hora da orientação.

Aos professores da Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais no processo de Ensino Aprendizagem da FAI, que foram referência para ampliar meus conhecimentos.

Aos professores que batalharam para trazer a Pós-Graduação a Tenente Portela, facilitando a nós, a mediação do conhecimento.

Aos colegas da pós pela amizade e companheirismo.


[pic 6]

[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, a curiosidades, às perguntas  dos alunos , a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face de tarefa que tenho a de ensinar e não transferir conhecimentos.

 Paulo Freire (2000, p.52).

[pic 7]

RESUMO

O trabalho monográfico intitulado “A Importância da Literatura Infantil nas Aulas de Matemática”, teve por objetivo pesquisar sobre como a relação da matemática e da linguagem facilitam o processo ensino-aprendizagem. A metodologia empregada nesse estudo foi bibliográfica, qualitativa e de campo, sendo realizada a partir de questionários, respondidos por professores, de uma Escola Indígena, permitindo uma análise do estudo da matemática lado a lado com a literatura infantil. Para tanto, o trabalho está dividido em 3 partes: a) aborda a linguagem matemática e a materna, enquanto mediadora na passagem do pensamento para a escrita; b) traz a conexão da literatura infantil e da matemática, destacando a fantasia e a magia contida nos livros como aspectos que tornam o ensino da matemática mais encantador; c) apresenta formas de trabalhar com os livros de literatura infantil nas aulas de matemática, tornando as aulas criativas, dinâmicas e participativas. Os resultados obtidos nessa pesquisa indicam que é por meio de uma busca constante de desenvolvimento de técnicas de ensino que é possível fazer conexão entre a literatura infantil e a matemática proporcionando uma aprendizagem efetiva nos conceitos relativos à matemática. Muitas vezes, as dificuldades apresentadas em sala de aula, ao ler e interpretar um problema ou exercício de matemática, estão associadas a poucas habilidades que eles têm com a leitura, pois a leitura permite a compreensão de diferentes linguagens e a aquisição de certa autonomia no processo de aprendizagem. A literatura infantil possibilita trabalhar noções de números, medidas, geometrias e as quatro operações, constituindo um contexto no qual a matemática esteja presente de forma natural para propor, criar e desenvolver com os alunos problemas interessantes e desafiadores. Concluímos, com esse estudo, que a literatura infantil exige e estimula a capacidade de interpretação de diferentes situações proporcionando a exploração, que vai desde a formulação de questões por parte dos alunos até o desenvolvimento de múltiplas estratégias de resoluções das problemáticas expostas. É a partir da busca de soluções e de diferentes estratégias como desenho, oralidade, dramatização, criatividade, tentativas e erros, fantasia, que se proporciona um momento de aprender novos conceitos de mundo de cada leitor por trazer uma multiplicidade de significados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (139.4 Kb)   pdf (651.9 Kb)   docx (362.5 Kb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com