TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da informática na educação e no futuro profissional dos alunos

Por:   •  28/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da informática na educação e no futuro profissional dos alunos

Com o passar dos anos, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida. É possível encontrar o computador nos mais variados contextos: domiciliar, empresarial, acadêmico, facilitando assim, a comunicação e trabalho das pessoas. Cada área utiliza essa ferramenta de diferentes formas. E a educação não pode ficar de fora, vislumbrando a aprendizagem significativa por meio das tecnologias.

Mas o que ensinar na aula de informática? No colégio Graccho, por exemplo, a informática possibilita ao aluno entrar em contato com alguns programas como Excel, Publisher, PhotoScape, Paint, PowerPoint, além claro, de promover a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados em sala de aula, que irão ser úteis no futuro profissional deles.

“Vivemos em um mundo de tecnologias, onde a Informática pode favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Na aula, eles entram em contato com vários tipos de programas que no futuro, com certeza, vão ser utilizados, e é necessário que eles saibam como trabalhar com eles corretamente. Os alunos, às vezes, pensam que a aulas são para jogar e ficar na internet, mas quando trabalhamos com certos tipos de programas, eles não sabem mexer, ou nunca ouviram falar’’, explicou o professor de Informática Flávio Henrique.

Maria Luiza é um desses exemplos. Ela não sabia como trabalhar com os programas que o computador oferece para aprendizagem, mas nas aulas de informática, conseguiu aprender.

Interação com outras disciplinas

Como forma de interação entre as disciplinas, muitos trabalhos que os alunos fazem, os quais necessitam de programas de computador, como apresentações em vídeo e PowerPoint são trabalhados em primeiro lugar, nas aulas de informática.

        Até bem pouco tempo atrás, o livro era a principal fonte de pesquisa e conhecimento. Mas como temos observado na atualidade o “Sr. Google” tem substituído os “Srs. Dicionários”. Os alunos com apenas um “clic” obtêm a informação desejada na biblioteca virtual. Se antes ouvíamos a expressão meter a cara nos livros, agora observamos uma, quase total, fusão do homem com a máquina.

        A educação está conseguindo a tão sonhada transversalidade e horizontalidade dos conteúdos por meio das mídias, bem utilizadas. Prova disso tem sido a Disciplina Informática na Educação da UNIRIO, com suas atividades interativas via internet.

[pic 1][pic 2][pic 3]http://graccho.com.br/noticia/1378/a-importancia-da-informatica-na-educacao-e-no-futuro-profissional-dos-alunos#prettyPhoto

  • Referência: PORTAL DO ALUNO

Colégio Graccho                                                                                                                                                                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (981.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com