TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da psicologia para a pedagogia

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.077 Palavras (17 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

PORTIFÓLIO VIRTUAL

NOME DO ALUNO: Eliane Antunes Abrantes                   RA: 295459

NOME DO ALUNO: Marcia Alves de Mendonça              RA: 288424

NOME DO ALUNO: Vilma Souza Santos                         RA: 297282

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Barramansa

DOURADOS MS

2012


        

SUMÁRIO

1 APRESENTACAO....................................................................................................02

2- Contribuições da Psicologia para a Educação........................................03

3 Significação e empregabilidade das teorias nos diversos contextos estudados.....04              3.1 – Tabela: Aspectos Significativos de Cada Teoria..............................................05

3.2-Significações e empregabilidade das teorias estudadas.....................................10

4 - Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos.......................11                   5 - Contribuições do jogo na Educação.....................................................................13        

5.1-Tabela Contribuições dos jogos na Educação................................................14

6-Considerações Finais...............................................................................................17

7-Referências Bibliográficas...............................................................................18

APRESENTAÇÃO

Para a pedagogia, à psicologia é a área que estuda o processo de ensino e aprendizagem em diversas fases, onde os mecanismos de aprendizagem nas crianças e nos adultos estão totalmente relacionados com a psicologia do desenvolvimento educacional, com a eficiência, estratégia de estudo funcional da própria instituição escolar.

A função dos psicólogos é desenvolver seu trabalho em conjunto com os educadores, afim de que se torne o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para os educando, em função das dificuldades de aprendizagem.                                                O conteúdo aborda as relações entre psicologia e a educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação, apresenta inicialmente, breve histórica dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando às várias fases pelas quais se constituem a psicologia do desenvolvimento. Trata em seguida das idéias centrais da teoria verbal significativa, genética e sócio cultural e comenta, por fim a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levando suas contribuições para a educação escolar.                                        O presente trabalho analisa a importância dos jogos e o brincar para as crianças. Os jogos contribuem na formação corporal, afetiva e cognitiva, a criança desenvolve sua inteligência e caráter, adquirindo conhecimentos através de simples brincadeiras e aflorando sua imaginação e criatividade.


2- Contribuições da Psicologia para a Educação

A importância da psicologia para a pedagogia

A importância da psicologia na educação possibilita ao aluno a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações, durante esse longo período de aprendizagem a psicologia na pedagogia e no processo de ensino aprendizagem reside em um campo complexo, onde seu impacto no desenvolvimento humano é considerável, em relação à globalidade e a diversidade das práticas educacionais que se encontra em um ser humano, com o reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo.

A psicologia da aprendizagem busca a aquisição do saber e da cultura, através da interação entre professor, alunos e objeto de estudo, levando apropriação do conhecimento, no ensino adquirido.

A psicologia e a pedagogia caminham sempre juntas, pois ela ajuda também o professor a desenvolver suas habilidades e conhecimento, além de atitudes, valores e competências, onde o professor ira construir seus saberes como docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino lhe coloca a cada dia, contribuindo para que o professor investigue a sua própria capacidade no desenvolvimento educacional; a psicologia também pode contribuir nas relações entre professores e alunos, além da participação dos pais, direção e do restante de pessoas que interagem nesse ambiente educacional, contribuindo uma visão mais abrangente dos processos educativos.

O papel da psicologia na educação é fornecer uma proposta Pedagógica para uma boa elaboração de planejamento para desenvolvimento curricular da escola em diversas modalidades de ensino, fazendo com que o ser humano se torne eficiente em seu sistema de aprendizagem.

A psicologia na modalidade de Educação Especial é uma educação organizada, exclusivamente para alunos com necessidades especiais, onde o objetivo é dominar a área de conhecimento sobre as necessidades especiais, quanto em uma atuação com profissionais especializados. A psicologia da educação também estuda como os seres humanos aprendem em ambiente educativo e busca também ajudar os educadores, explicando as mudanças que processamos ao longo da vida dos alunos, em relação aos processos de aprendizagem e desenvolvimento escolar.

A psicologia nos trazem informações relativas ao comportamento do próprio ser humano, com objetivo de compreender e explicar o que se passa entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam.

  1. Significações e empregabilidade das teorias nos diversos contextos estudados

A psicologia busca, a partir desse momento histórico, compreender as manifestações da alma ou psique, inseparável a vida mental e emocional do ser humano.

Semelhante a toda área do conhecimento, esta ciência representa um vasto campo de saberes a ser explorado, abrangendo especificamente, o desenvolvimento humano cognitivo, além daqueles provenientes da relação do ser humano com o mundo que os rodeia, isto é, a capacidade de adaptar-se, modificar e entender seu meio. Características que diferenciam dos demais seres da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (383.8 Kb)   docx (708.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com