TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Ética na Educação

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ANALU GALRÃO MARQUES NASCIMENTO

A IMPORTANCIA DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO

SÃO PAULO

2018

[pic 2]

ANALU GALRÃO MARQUES NASCIMENTO

A IMPORTANCIA DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO

SÃO PAULO

2018

Sumário

1. INTRODUÇÃO        1

2.DEFININDO ÉTICA        2

3. A ÉTICA E O COMPORTAMENTO HUMANO        3

4. ÉTICA E MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR        4

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

RESUMO

 Esse trabalho possui como objetivo, evidenciar sobre a importância da ética na pedagogia. Sendo levantado como um dos principais pontos a ética e a vontade, em razão de ambas não poderem ser analisadas separadamente, uma de cada vez, como indica somente um significado, apontando para as ideias vinculadas aos sistemas de convívio da sociedade, de cada indivíduo, bem como na área profissional ou educacional. O indivíduo tem seu primeiro contato com seu grupo familiar que passara a maioria de suas vivencia e experencias, no entanto, o profissional da educação tem um grande peso sobre a ética e moral do estudante que absorvera grandemente os conceitos apresentados por seu educador. É primordial detalhar sobre do comportamento moral dos profissionais na educação. Esse assunto é de indispensável valor uma vez que assume um verdadeiro significado para os grupos humanos que vivenciam a pedagogia revelando um caráter social.

Palavras chaves: Ética; Moral; Educação; Educador; Pedagogia.


1. INTRODUÇÃO

A partir da infância somos educados pelos pais ou pelos responsáveis de nossa criação para agirmos de consonância com a educação que nos foi transmitida. No entanto o movimento humano é baseado em determinados princípios que estão atrelados com as vivências e experiências adquiridas a partir de um protocolo e também condutas advindas da relação com as demais pessoas que os cercam.

De tal maneira que a figura paterna e materna, são fundamentais para a boa formação e transformação do caráter do indivíduo o professor educador da mesma forma faz parte desta perspectiva. Sendo de suma importância o papel do educador na vida de todos, uma vez que ele possui a habilidade de lapidar as ações dos seus aprendizes.

 Considerando o contexto no qual se realiza para os vários meios onde o aprendizado esteja envolvido até mesmo para que pessoas que são responsáveis por passar a educação ao próximo direta e indiretamente independente de sua formação. Dessa forma, considera-se os princípios morais como uma das questões imprescindíveis para êxito no trabalho, uma vez que através dela que os educadores do mundo todo desempenhem papeis importantes pressupondo um responsabilidade e obrigação, permitindo dessa maneira o diálogo frequente na intencionalidade de aprimorar a convivência com os alunos e demais profissionais da pedagogia.

Referindo-se a este assunto, o pedagogo ajuda a proporcionar segurança, autocrítica e autoconfiança aos alunos, de forma a proporcionar uma exposição educativa sem que os alunos exacerbem seus limites, respeitando a individualidade de cada uma pessoa.

        

2.DEFININDO ÉTICA

Para abordar o tema em tela, é fundamental descrever a cerca de seu princípio para uma melhor compreensão do definição e abrangência dessa palavra.

“A ética teria surgido em Sócrates, quando o filosofo investiga e explica as normais morais que o leva a agir não só por tradição, educação ou habito, mas principalmente por convicção e por inteligência.” (TADEUS;CUNHA,2009,p.143).

 Comparato (2006) comenta em sua obra que no mundo antigo todas as decisões eram tomadas pela devoção religiosa em que não se distinguia a ética. A religião era a influência para a avaliação dos comportamentos humanos.

O que eram tradição em relação aos ideais do indivíduo era acatado, já o que era inédito, ou melhor, o que fazia as pessoas refletirem a respeito de suas ações além do contexto onde estavam inseridas eram vistas com estranheza. De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética e moral são:

“O estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (p.300; p.471). 

Com relação a debater sobre ética é preciso realizar a diferenciação entre ética e moral, uma vez que estas duas palavras, frequentemente, são empregadas como sinônimos indicando um significado comum. Em sua obra em 2006, Comparato afirma que, ética é a procura da felicidade como a gratificação de um esforço constante da pessoa, sendo esse o que há de mais valioso na vida dos indivíduos e dos povos. Para o autor é de extrema consideração pesquisar sobre o que é benéfico ou sobre o que é maligno para atingir a felicidade.

 Na rotina em que vivemos essa procura já se tornou bastante comum, ainda que quase improvável, uma vez que a cada hora a idealização dessa felicidade 4 muda, ou porque o propósito já foi obtido e já há outro, ou mesmo porque o convívio e interação com o mundo afora nos traga percepções diferentes. Pode-se supor que a ética gira cerca de valores e princípios, orientando a ação do estabelecimento de regras para o bem. (CAETANO; SILVA, 2009).

Todos dispõem de direitos e deveres no meio em que vivem, o diferencial que se tem entre ética e moral possui o intuito de salientar o caráter crítico da reflexão, que permite um certo distanciamento da ação, para análise e restruturação constante, sempre que preciso.

3. A ÉTICA E O COMPORTAMENTO HUMANO

A ética está evidente em discussões sobre a comportamento do ser humano e o sua pesquisa é constantemente necessário diante da dificuldade de os seres humanos orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade na vida social. Dessa forma, a ética é um daqueles conteúdos que, passou a mostrar-se como um dos grandes eixos de preocupação e controvérsia entre as pessoas, de pensamentos sobre do bem e o mal, a justiça e a desigualdade, o que é correto e errado, à proporção que que a moral refere-se às nossas formas de comportar-se e condutas no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com