TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Estágio na Educação Infantil

Por:   •  11/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

Introdução:

Venho por meio desta reflexão, discutir a formação docente no estágio, fruto dos estudos realizados sobre a orientação da Professora Celeste, bem como da experiência do estágio realizado no meu curso Técnico do Magistério em 1999. No momento, venho abordar a temática de duas formas:

- Estudos Bibliográficos que venho realizando ao longo do curso de Pedagogia;

- E dos relatos mais relevantes da minha experiência no estágio.

O estágio ocorreu em uma escola da Rede Municipal de Educação Infantil, situada no município de São Vicente – SP, em salas do Maternal ao Pré.

Quero deixar aqui nesta reflexão, que não será feito um relato de experiência no estágio, serão apresentadas apenas algumas observações, as mais relevantes para discutir sobre a relação da teoria com a prática, para colocar em questão a construção da identidade do professor.

O meu período de estágio teve como foco a aproximação da realidade do profissional docente, e a aquisição de novas práticas em sala de aula, desenvolvidas através do acompanhamento e participação em situações vivenciadas diariamente, envolvendo professores, auxiliares, supervisores...toda uma equipe para se dedicar ao ensino e desenvolvimento de qualidade para estas crianças.

Eu percebi que, conforme meus estudos no curso de Magistério, cursos extracurriculares, e o meu atual curso de Pedagogia, não vai parar aqui na minha graduação, com certeza, minha profissão vai muito mais além de analisar, de tantas leituras e discussões de textos no ambiente universitário, se faz necessário um processo de reflexão e significação, onde nós professores refletimos sobre nossa prática e a nossa identidade.

Desenvolvimento:

Ao longo desses anos, a Educação Infantil vêm tendo muitos preconceitos, pois, não é levada muito á sério, e vi muito isso, ao longo da minha profissão, e nossas crianças pequenas, não são, colocadas como protagonistas de seu aprendizado e desenvolvimento. Muitas conquistas foi alcançada neste campo. Mas, muito ainda precisa ser feito para que as crianças brasileiras possam ser numéricas e qualitativamente atendidas em seus direitos, dentro do seu desenvolvimento escolar.

Sabemos que, neste mundo da nossa educação infantil, é preciso compreender como as crianças se relacionam com o mundo, com as pessoas, ou seja, é um processo que nunca tem fim...é um aprendizado a cada dia.

É muito importante colocar em observação, como as crianças são acolhidas pelas pessoas ao seu redor e isso inclui, de maneira especial a família e a escola. Nesse processo, nós como professores assumimos um papel importante e fundamental para o desenvolvimento das crianças. Por isso, o estágio se torna uma ferramenta importante para a formação do pedagogo.

É no estágio que nós futuros pedagogos temos a oportunidade de observar a criança no espaço educativo com todas as suas singularidades, movimentos, perguntas, curiosidades...a nossa educação infantil trás  um pouco de cada coisa. É uma profissão que exige amor, carinho e muita dedicação, para cada vez mais extrair dos alunos bons resultados no seu crescimento e desenvolvimento pedagógico e social.

Conclusão:

Presenciei no meu estágio, um sentimento incrível de cuidar, observar o aprendizado, ver o desenvolvimento, e a alegria dos pequenos, foi muito gratificante viver experiências edificantes, tanto no período de estágio, e após, em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com