TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Estágio na Educação Infantil

Por:   •  30/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do estágio na educação infantil

O estágio é uma atividade prática supervisionada que proporciona ao estudante o contato direto com a realidade a qual está inserida a sua profissão, através do estágio é possível intervir e interagir de acordo com o aprendizado teórico adquirido durante o curso. No ambiente escolar o estagiário tem a oportunidade de utilizar os conhecimentos acadêmicos para poder compreende e refletir sobre como deverá atuar como futuro educador.

Dessa maneira, um dos objetivos do curso de pedagogia é prezar pela excelência na formação do acadêmico, a fim de que o mesmo possa futuramente contribuir aos seus alunos uma aprendizagem mais eficaz e significativa, além de propor a busca na melhoria da qualidade do ensino por meio da educação.

Assim, o estágio supervisionado é uma prática rica em aprendizagem, pois através dessa experiência o acadêmico desenvolve sua teoria com a prática, podendo desenvolver um pensamento crítico e reflexivo sobre sua atuação enquanto estagiário, validando assim seus conhecimentos teóricos.

Apesar disso, no dia-a-dia o estagiário se depara com algumas dificuldades, dentre elas a de unir e efetivamente colocar a teoria em prática, pois na realidade escolar os estagiários se deparam com problemas nos aspectos estruturais, financeiros, burocráticos, entre outros desde o início da graduação. Nesse sentido se torna essencial a proximidade do professor orientador e dos supervisores do estágio, figuras que são garantidas por Lei, pois com a ajuda desses profissionais nas atividades diárias do estagiário proporciona um melhor aproveitamento e maior absorção do aprendizado prático.

Portanto, o estágio de educação infantil nos cursos de pedagogia permite a elaboração e desenvolvimento de uma base de conhecimentos do ensino. Dessa maneira o estágio representa uma etapa importante e privilegiada na formação do docente, sendo um momento de experiência e vivência, favorecendo a pesquisa , reflexão e inovação pedagógica. O trabalho com os estágios na educação infantil tem se mostrado uma importante ferramenta da construção de uma pedagogia da educação infantil, também contribui de forma significativa na formação dos futuros professores, com a oportunidade de aprendizado a partir do contato com as instituições de educação infantil.

Referências bibliográficas

ARAÚJO, Camila Suelen de Sousa. OS DESAFIOS DOS ESTAGIÁRIOS DE PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, 2018.

LIMA, Maria de Fátima. A importância do estágio supervisionado na formação do professor da educação infantil, 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com