TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão dos alunos surdos ou com deficiência auditiva nas escolas bilíngues

Por:   •  16/2/2018  •  Dissertação  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

      Inclusão dos alunos surdos ou com deficiência auditiva nas escolas bilíngues

        Surdez é o nome dado à impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vários fatores que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento. A deficiência auditiva pode variar de um grau leve a profunda, ou seja, a criança pode não ouvir apenas os sons mais fracos ou até mesmo não

ouvir som algum.  

        Temos em nossa sociedade uma preocupação ainda singular, ou seja, não abrangente à educação dos surdos, muitos não têm acesso ao ensino da Língua de Sinais – Libras, mesmo diante da tal necessidade de seu domínio, nem mesmo há um número suficiente de professores que conhecem ou dominam a Libras, de maneira que possa ensinar aos alunos em fase de aprendizagem.

         Segundo o Ministério da Educação,

A certificação na Língua Brasileira de Sinais integra a política de inclusão do governo federal. Os profissionais aprovados nos exames podem trabalhar no ensino da língua e como intérpretes de Libras para o português e vice-versa. Os que receberem certificado de nível médio estão aptos a lecionar na educação básica e os instrutores e intérpretes de nível superior podem trabalhar em todos os níveis.

       

        O processo de inclusão de uma criança surda precisa ser articulado, é necessária uma conexão entre o ensino regular juntamente com o auxílio de um especialista na sala de aula, tendo a participação e o papel primordial da família, dando apoio e aprendendo junto para que haja comunicação com o uso da língua também em casa.

        O sistema de Libras é para a comunidade surda sua língua materna, antes mesmo de qualquer idioma, não apenas um conjunto de gestos e mímicas, é composta de palavras, sinais e expressões que compõem uma estrutura própria gramatical e semântica, com suas variações conforme sua localidade, sendo assim diferente conforme o país onde esteja a pessoa, assim como acorre na língua oral, diferenças de dialetos e características próprias.

        Cada país tem sua própria língua de sinais, por exemplo o Japão, a Língua Japonesa de Sinais, em Angola existe a Língua Angolana de Sinais, em Portugal existe a Língua Gestual Portuguesa, e assim também em outros países.

        A lei 10.436 de 2002, reconheceu a Libras como Língua oficial do surdo brasileiro, tendo assim duas línguas oficiais de modalidades diferentes,  

    Como explica Quadros (2004), a língua portuguesa é de modalidade oral auditiva e a língua de sinais brasileira é de modalidade visuoespacial.

        Podemos compreender a necessidade de ter um profissional de Libras em um ambiente escolar, pois como haveria a inclusão se os professores não terem conhecimento da língua e ter aluno com tal necessidade de interagir e realizar atividades junto aos alunos ouvintes.

         É necessário mais projeto como a escola de Taguatinga, a primeira escola do Distrito Federal, voltada para surdos e pessoas com deficiência auditiva, foi uma criação dos professores e da professora diretora Maristela Oliveira, transformando uma escola de ensino fundamental em Escola Bilíngue de Libras e Português Escrito, onde tem o surdo tem a Libras como primeira Língua e o português como segunda Língua, sendo uma escola não só para alunos surdos, ou com deficiência auditiva, mas também para os ouvintes, realizando desta forma um grande processo de inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com