TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLAS INFANTIS: HÁ PROFISSIONAIS QUALIFICADOS PARA ATENDER OS ALUNOS SURDOS

Por:   •  2/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

No Brasil não há recursos educacionais necessários para atender alunos surdos. Por conta da má administração e falta profissionais qualificados para dar aula em libras nas escolas públicas da cidade de Bauru.

O objetivo do projeto é analisar se há profissionais qualificados para auxiliar os alunos surdos dentro das escolas; Abordando os seguintes objetivos específicos:

1. Coletar dados sobre a quantidade de profissionais que auxiliem os alunos surdos;

2. Pesquisar a quantidade de alunos com deficiência auditiva elevada que se formaram;

3. Se o número de profissionais atende a demanda desses alunos.

As escolas públicas de Bauru se mostram bastante despreparadas para desenvolver a inteligência e educação de alunos surdos. Isso acontece pela falta de recursos disponibilizados pelo governo. Esse cenário precisa mudar, através da contratação de profissionais qualificados para dar aula em libras e possibilitar a inclusão dos surdos em escolas regulares e na sociedade.

Utilizará o método de pesquisa de campo de caráter quantitativo, que será feito através de entrevistas e questionários avaliativos nas escolas públicas que contenham alunos com surdez.

Espera- se através da pesquisa a conscientização das dificuldades que as crianças surdas passam dentro das escolas e na sociedade, também mostrar a falta de interesse do governo perante a situação. O leitor irá analisar a quantidade de profissionais qualificados para dar aula em libras nos colégios públicos de Bauru e o número de alunos surdos que se formarem neles, assim poderão opinar se há ou não carência de recursos.

Palavras Chaves : Alunos. Bauru. Escola. Inclusão. Libras. Profissionais. Públicas. Qualificados. Recursos. Sociedade. Surdos.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA 04

1.2 PROBLEMA E HIPÓTESES 04

1.3 OBJETIVOS 05

1.4 JUSTIFICATIVA 05

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 06

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 08

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 08

3.2 TÉCNICA DE COLETA DE DADOS 08

4. CRONOGRAMA 09

5. ORÇAMENTO 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

A legislação do Brasil garante a educação inclusiva de surdos no país. A Constituição federal de 1988, em seu artigo 5º, prevê que todos são iguais perante a lei. Embora haja escolas de educação especial, a ideia da inclusão é de que os alunos surdos não estudem de forma segregada, mas inseridos no mesmo contexto das crianças que não possuem tal deficiência.

A educação inclusiva para os surdos se daria através do ensino de Libras (língua brasileira de sinais), não só para eles, que já têm a Libras como primeira língua, como também para crianças ouvintes. Segundo o Portal da Educação, devem ser passados os conteúdos por meio de recursos visuais, são eles: figuras, material concreto etc. Havendo a possibilidade de trabalhar de maneira lúdica com o público infantil, seria facilitado o ensino da segunda língua nacional, estabelecida pelo art. 18 da Lei nº10. 098, de 19 de dezembro de 2000, pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e pelo decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2002.

Ao notar a discrepância entre o que estabelece a legislação e o que realmente acontece, passamos a questionar o porquê de não haver uma educação inclusiva, nem uma legislação eficiente que a regule. O tema surgiu desses nossos questionamentos. A educação inclusiva é direcionada para a cidadania global, plena, livre e valorizada, sem preconceito. Portanto, ela deve ser assegurada.

1.2 PROBLEMA E HIPÓTESE

No Brasil, há recursos educacionais necessários para a contratação de profissionais qualificados para atender deficientes auditivos em escolas públicas?

Atualmente por conta da má administração política, faltam recursos públicos para a contratação de profissionais qualificados para dar aula em libras em escolas do ensino público.

1.3 OBJETIVOS

O objetivo geral do projeto é analisar se há profissionais qualificados para auxiliar os alunos surdos dentro das escolas públicas da cidade de Bauru.

Para tanto é necessário abordar os seguintes objetivos específicos:

1. Coletar dados sobre a quantidade de profissionais auxiliando atualmente os alunos com deficiência auditiva.

2. Pesquisar a quantidade de alunos com deficiência que se formaram em escola pública de Bauru.

3. Verificar sea quantidade de profissionais qualificados nas escolas públicas de Bauru atende a demanda de alunos com deficiência auditiva.

1.4 JUSTIFICATIVA

A importância dessa pesquisa é mostrar a sociedade sobre a ausência ecarência de conhecimentos e o preparoinsatisfatório dos professores para lidar com alunos surdos no ensino geral de escolas públicasde Bauru.

Podemos observar que na maioria das vezes o governo não disponibiliza recursos necessários para o desenvolvimento desses. Este cenário requer iniciativas imediatas.

É necessário que o governo dê mais recursos às escolas,assim será possível a nova contratação de profissionais qualificados em libras para auxiliar com mais cognição os alunos com deficiência auditiva elevada, consequentemente, incluindo-os ainda mais em nossa sociedade.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pereira; Vieira (2009, p. 64) constata que

[...]A língua de sinais é uma língua natural, com gramática própria e, por servisual/espacial, é adquirida sem dificuldades pelas pessoas surdas. A aquisição da língua de sinais permitirá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com