TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informática como principio educativo

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.259 Palavras (30 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14]

TÍTULO DO TRABALHO:

Subtítulo do Trabalho, se Houver

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.  

[pic 15]

 INCLUSÃO DIGITAL: A Informática como Princípio Educativo.2014. 27 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Gramado, 2014.

RESUMO

Através de algumas pesquisas, observações e também vivências escolares defini que o  tema escolhido para meu projeto será Inclusão Digital na escola e se encaixa na linha de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O que tenho observado atualmente são crianças com muita facilidade em aprender sobre o mundo digital, celular,tablet, Internet... e nós como educadores não podemos ficar alienados a essas mudanças.

 A inserção do computador no ensino contribui e facilita a aprendizagem, fascinando o aluno em novas descobertas, tornando inovadoras as atividades propostas, possibilitando a transformação de velhos paradigmas de educação, por isso deve ser utilizado pelos professores, em especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de que a Educação caminhe em busca de uma pedagogia interessante e mais de acordo com a realidade do aluno. Os recursos educativos associados ao uso do computador tornam-se atraentes aos alunos, e sua utilização deverá provir de suas realidades, contando com elementos que façam parte de sua vida diária e que, além disso, sejam causadores de impacto e despertadores de interesse.

É no ensino fundamental que deve começar o processo de conscientização de professores e alunos no sentido de buscar e usar a informação, na direção do enriquecimento intelectual, na autoinstrução. Isso significa que não podemos admitir, nos tempos de hoje, um professor que seja um mero repassador de informações. O que se exige, é que ele seja um criador de ambientes de aprendizagem, parceiro e colaborador no processo de construção do conhecimento, que se atualize continuamente.

O objetivo será proporcionar aos alunos a possibilidade de construírem seu conhecimento através de softwares prontos e materiais educativos desenvolvidos de acordo com os assuntos e conteúdos a serem trabalhados. Através desse projeto pretendo trabalhar com os alunos  a história da evolução das máquinas até o computador na modalidade atual, desconhecido por muitos e as utilidades do computador na sociedade. Fazendo  uso do laboratório de informática da escola, faremos diversas pesquisas, sobre temas variados e a avaliação será feita através das atividades propostas.[pic 16]

 Como referencial teórico sistematizarei alguns pressupostos básicos das teorias do desenvolvimento de Piaget, Wallon e Vygotsky, abordarei alguns aspectos desses  teóricos que estudaram o tema da aprendizagem e em seguida a importância das tecnologias neste processo.

Palavras-chave: Evolução. Mundo Digital. Aprendizado. Recursos. Conhecimento.

[pic 17]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................1

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .................................................................................3

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO................14

3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA........................................................................14

3.2 JUSTIFICATIVA................................................................................................14

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO.......................................................................................15

3.4 OBJETIVOS......................................................................................................16

3.5 CONTEÚDOS...................................................................................................16

3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO...........................................................17

3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO...............................................18

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS...........................................................19

3.9 AVALIAÇÃO......................................................................................................20

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................21

5 REFERÊNCIAS....................................................................................................22

[pic 18]



  1. INTRODUÇÃO

O  tema escolhido para meu projeto será Inclusão Digital na escola e se encaixa na linha de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Na sociedade atual, desde cedo, muitas crianças estão em contato com as tecnologias, mudando seus modos de comunicação e de interação. Percebe-se, dessa forma, que o processo de ensino e aprendizagem necessita de inovações e mediações para realmente atingir seus objetivos nesta sociedade em constante mudança.

Nós, educadores, devemos propor cuidados especiais para, de forma integral e harmônica, desenvolver personalidades equilibradas, propiciando oportunidades para as competências e habilidades, que, muitas vezes, a própria família não tem condições de proporcionar.

 É no ensino fundamental que deve começar o processo de conscientização de professores e alunos no sentido de buscar e usar a informação, na direção do enriquecimento intelectual, na autoinstrução. Isso significa que não podemos admitir, nos tempos de hoje, um professor que seja um mero repassador de informações. O que se exige, é que ele seja um criador de ambientes de aprendizagem, parceiro e colaborador no processo de construção do conhecimento, que se atualize continuamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com