TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interdiscipldade Na pedagogia

Por:   •  19/11/2020  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

Para compreender o sentido de interdisciplinaridade e de pesquisa e para tal nos utilizamos de diferentes pares teóricos, os quais versam sobre a temática. E levantamos como o professor que atua na educação revela-se interdisciplinar no seu fazer cotidiano.

Interdisciplinaridade para o  professor é olhar sua prática um processo de integração de parceria entre as diferentes ciências que englobam sua ação pedagógica em sala a atitude de abertura, socializada, possibilitando formas inesperadas a sua prática, sendo ela comprometida com a realidade social e educacional.

Para Goldman a interdisciplinaridade aparece como preocupação humanista e da preocupação com as ciências.

 O Georges Gusdorf, fez um projeto de interdisciplinaridade nas ciências passou de uma fase filosófica (humanista), de definição e explicitação terminológica, na década de 1970.

Gadotti  busca a interdisciplinaridade na ética e na antropologia, ao mesmo tempo no plano prático, surgindo com projetos que reivindicam uma visão interdisciplinar  no ensino e do currículo. No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf e depois a de Piaget. O primeiro autor influenciou o pensamento de Hilton Japiassu no campo da epistemologia e o de Ivani Fazenda no campo da educação.

A importância da interdisciplinaridade na educação, como uma necessidade de reestruturar e reformular a PEDAGÓGICA, aonde se inicia toda a base escolar da criança.

Para Morin a condição de possibilidade do próprio progresso do conhecimento, expressão das exigências analíticas que caracterizam o programa de desenvolvimento da ciência que vem dos gregos e que foi reforçado no século XVII.

Frigotto (1995) diz que a interdisciplinaridade precisa,de uma discussão de paradigma,mostrando o problema no plano teórico-metodológico. Precisamos, segundo ele, perceber que a interdisciplinaridade não se efetiva se não transcendermos a visão fragmentada e o plano fenomênico, ambos marcados pelo paradigma empirista e positivista.

Uma espécie de inteligência interdisciplinar na ciência contemporânea.Japiassú (1976) um dos primeiros a pesquisar sobre o tema, explica a interdisciplinaridade como sendo nível hierárquico e imediatamente superior, introduzindo a noção de finalidade, também a interdisciplinaridade como uma  etapa do desenvolvimento do conhecimento exigindo que as disciplinas científicas, em que seu processo seja desejável. Um método de pesquisa e de ensino faz com que duas ou mais disciplinas interajam entre si, como historia e geografia.

Durante o trabalho percebi quanto é importante à interdisciplinaridade na educação, começando por sua rotina diária na instituição até onde realmente os educadores a identificam, que é quando realizam algum projeto.

No que se refere à interdisciplinaridade, ainda é um tema polêmico e pouco discutido nos interiores da escola e mesmo tendo o debate educacional avançado muito na direção sobre a interdisciplinaridade, na superação da fragmentação do conhecimento. Acredita que a interdisciplinaridade configura-se como condição necessária para a melhoria da qualidade da Educação, a superação da fragmentação do saber entre teoria e prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com