TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justificativa E Embasamento Teórico

Por:   •  10/4/2023  •  Artigo  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

1. TEMA

Meio ambiente

2. TITULO

Plantar vida

3. SITUAÇÃO PROBLEMA

A poluição do meio ambiente tem sido tema de diversos estudos e pesquisas no mundo todo, haja vista que prejudica nosso presente e nosso futuro, Nossa cidade não está livre desses problemas e essa discussão deve ser abordada com a comunidade escolar com seriedade e de uma que se criem possibilidades de mostrar para os estudantes que eles podem fazer muito pelo meio ambiente, pois quando abordado o tema de forma didática e interativa torna o conteúdo mais atraente e prazeroso.

4. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

Falar sobre meio ambiente além de se tornar rotineiro devido ao tema estar presente na BNCC se tornou uma necessidade nos últimos anos devido as mudanças climática e problemas que nosso planeta vem passando, mas o assunto não é importante apenas por isso, mas sim por trazer a pedagogia dos projetos para dentro de sala de aula, trabalhar com projetos dentro da escola torna o assunto mais dinâmico e mais prazeroso de se aprender e com resultados melhores, pois a fixação do conteúdo é de forma diferente, assim o aluno consegue não só aprender, mas também repassar na sua rotina e diálogos o que foi aprendido dentro de sala de aula.

Segundo Abrantes(1995:62) um projeto é uma atividade intencional com característica chave a interação dos alunos, mas o mais importante é que o trabalho com projetos pode gerar vários resultados, mas não costuma se perder do objetivo inicia, assim podendo trazer resultados não só sobre meio ambiente, mas também sobre trabalho em equipe, interação, desenvolvimento individual e de grupo, por que dando autonomia para o aluno trabalhar e aprender sobre o problema e sua solução trás o aluno para fora de sua zona de conforto.

5. PÚBLICO – ALVO

O projeto tem por objetivo principal o aprendizado e conscientização dos alunos do 2° ano, mas acreditamos que se os resultados forem alcançados vamos estar criando uma rede de conscientização junto com familiares e amigos próximos da comunidade escolar.

6. OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAL: Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação e do cuidar meio ambiente, pois cuidar do ambiente onde vivemos e tiramos nossos alimentos. Despertar valores e ideias de como cuidar do meio em que se vive, gerar responsabilidade para com as futuras. Trabalhar sobre a importância da reciclagem, reutilização e cuidado com os objetos que são prejudiciais ao planeta como: plásticos, produtos químicos, gorduras e óleos e etc.

OBJETIVOS SECUNDÁRIOS

• Trazer um momento diferente da rotina escolar, mas prezando pelos resultados, assim proporcionando prazer no processo e tentar levar o que se foi aprendido na escola para o seu dia a dia.

• Desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade e sensibilidade para os problemas do meio ambiente.

• Estímulo ao trabalho em grupo e respeito aos pares.

• Formação de senso-crítico.

• Aprimoramento das capacidades socioemocionais.

7. PERCURSO METODOLÓGICO

• Roda de conversa sobre o tema

• Produção de sobre o tema.

• Confecção de cartazes.

• Livros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com