TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justiça Forças e Virtudes

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO POSITIVA,
INOVAÇÃO E HABILIDADES PARA O FUTURO

EDUARDO FERNANDES HERÉDIA DE PAULA

TRABALHO FINAL

ATIVIDADES PRÁTICAS PARA APLICAÇÃO DAS FORÇAS E VIRTUDES

BELO HORIZONTE
2020


  1. PLANO DE AULA

Aristóteles considera a justiça como a virtude perfeita, a soma total das virtudes (2007). Segundo Mac Intyre (1999), existe uma dependência entre os seres humanos que exige a realização da virtude justiça.

A vivência do dar, receber e do despertar para atitudes de uma vida moralmente marcada pela responsabilidade consigo e com o outro gera uma dependência que enriquece a personalidade humana.

A análise dos estudos e escritos de Aristóteles feita por Farago (2004) aponta que a virtude da justiça reúne em si todas as outras virtudes a exemplo da prudência, coragem, moderação e a honestidade, já que também são objetos de estudo e aplicação da atividade.

 JUSTIÇA: EMOÇÃO OU ATITUDE PERFEITA?

Identificação

Escola

Colégio Vila Real

Professor regente

Eduardo Fernandes

Disciplina

Virtudes

Série

3º ano – Ensino Médio

Turma

-

Período

Matutino










Conteúdo


Habilidades da BNCC:
 EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

Tema (Unidade temáticas): Identificação e o combate de diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.

Objeto do Conhecimento: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.



Objetivos

  • Objetivo geral

Aristóteles considera a justiça como a virtude perfeita, a soma total das virtudes (ARISTÓTELES, séc. IV a.C., 2007). Segundo Mac Intyre (1999), existe uma dependência entre os seres humanos que exige a realização da virtude justiça. A vivência do dar, receber e do despertar para atitudes de uma vida moralmente marcada pela responsabilidade consigo e com o outro gera uma dependência que enriquece a personalidade humana. A análise dos estudos e escritos de Aristóteles feita por Farago (2004) aponta que a virtude da justiça reúne em si todas as outras virtuges a exemplo da prudência, coragem, moderação e a honestidade, já que também são objetos de estudo e aplicação da atividade.

  • Objetivos específicos

  • Construir a compreensão da prudência como a virtude da excelência moral que conduz à razão humana ao percorrer reto e sábio.
  • Saber discernir entre impulsos por vezes irracionais que possuem menor valor para si e a sociedade à qual faz parte.
  • Compreender a prudência, embasada na razão, capaz que apontar princípios morais para os momentos da vida e que permite aos alunos a compreensão sobre a possibilidade da reflexão da vida que os permite ajudar orientado para a positividade e o bem.
  • Refletir a justiça de forma não marcada pela emoção, mas como uma virtude capaz, de conduzir à perfeição das ações, sobretudo ao julgar situações ou problemas do dia a dia através da prudência.















Metodologia

  1. Observar, questionar e indagar os alunos em suas atividades e em conversas com os seus pares em horário de descanso para que sejam expostas as opiniões sobre o conhecimento a respeito da virtude da Justiça
  2. Em sala de aula, apresentar a virtude da Justiça através de uma roda de conversa, recorrendo aos instrumentos presentes nos conteúdos do ensino da língua portuguesa, como a análise de textos, produção e leitura de textos sobre o tema.
  3. Pedir aos alunos que realizem uma pesquisa de base a respeito da virtude da justiça e registrem a resposta da seguinte pergunta: porquê tratar a respeito do tema da justiça e não sobre outra virtude? A Justiça tende a ser emotiva ou precisa ser uma atitude perfeita no dia a dia?
  4. Organizar o espaço da sala como um plenário para que a pesquisa seja debatida entre dois grupos: 1 – Emotivos e 2 – Racionais.
  5. Solicitar que os alunos redijam um texto dissertativo argumentativo de 20 a 30 linhas para que seja registrado e avaliado o que eles pensam e compreendem sobre sa justiça.
  6. Com base em leituras dos textos produzidos e das discussões levantadas pelos alunos, coletar coincidências sobre o pensamento da justiça e também diferenças nítidas em torno do tema da virtude, abordando aspectos das virtudes da coragem e temperança.
  7. Solicitar aos alunos que redijam uma segunda versão do texto dissertativo-argumentativo produzido anteriormente sobre o qual os alunos deverão relacionar e comentar sobre as conclusões das discussões da aula anterior (6).
  8. Organizar o espaço da sala para que os alunos comentem a respeito das produções realizadas e observem o desenvolvimento próprio da argumentação, da escrita e da posição a respeito do tema da justiça como virtude. Além disso, solicitar que seja realizada uma simulação de perguntas e respostas para que cada aluno exponha alguma situação vivenciada como injusta e construa uma solução com base na justiça como virtude.

  1. Solicitar aos alunos que redijam a última versão do texto dissertativo-argumentativo fazendo referências ao aprendizado e com inferências às reflexões obtidas. De forma que não sejam consultadas as duas últimas versões da produção textual e para que a atividade seja entregue ao final da aula.


Recursos

Internet, computador, celular, tablete, vídeos, revistas, livros, artigo, periódicos






Avaliação

A avaliação será processual, ou seja, será avaliada a efetiva participação dos alunos e o compartilhamento da construção das etapas do projeto. A criação do projeto acontecerá de maneira compartilhada. Após finalização do projeto, o aluno terá que fazer uma breve apresentação do que foi desenvolvido e será aplicada a auto avaliação com objetivo de ajudar ao aluno no desenvolvimento da autonomia, do reconhecimento das suas capacidades atingidas e da autocrítica.







Referências

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

LINS, M. J. S. C. Educação moral na perspectiva de AlasdairMac Intyre. Rio de Janeiro: Ed. Access, 2007.


MAC INTYRE, A.
Dependent rational animals: why human beings need the virtues. 2nd. ed.Illinois: Open Court Ed.,1999.

MAC INTYRE, A. Depois da virtude: um estudo em teoria moral. 2. ed. São Paulo: EDUSC, 2001.

MAC INTYRE, A. Justiça de quem? Qual racionalidade? 3. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com