TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.856 Palavras (16 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI[pic 1]

NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DAIHANE MARIA DOS SANTOS COSTA

JACINIRA MORAES ALVES

MARIA DE NAZARÉ PAES WANZELER

MARCELE DOS ANJOS CASTRO

                [pic 2]

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMETÁ-PA

2016

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL[pic 3]

        

Daihane Maria dos Santos Costa

Jacinira Moraes Alves

Marcele dos Anjos Castro

Maria de Nazaré Paes Wanzeler

Tutor(a) Externo: Mª Cristiane Lobo Pompeu

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 1216)- Seminário Módulo IV

16/04/2015

RESUMO

A leitura na educação infantil possui papel de fundamental importância, pois através dela, a criança desenvolve suas capacidades linguageiras, adquirindo consciência de si e do outro através das rodas de leitura. Para que a criança adquira o gosto pelo mundo das palavras, pelos livros o professor tem papel importante, pois é ele quem proporcionara às crianças o contato com os livros, lendo para elas, lhes apresentando diferentes tipos de textos, livros com ilustrações que permitam diferentes interpretações. O professor precisa pensar, planejar e organizar os tempos (para que as leituras sejam diárias), os espaços (para que os livros estejam organizados de modo a serem acessados facilmente pelas crianças), os materiais e as diferentes interações para as mais diferentes situações de leitura, tendo consciência que a leitura precisa ser uma atividade permanente. No momento da escolha dos livros, a escola e o professor, precisam levar em consideração a diversidade, para que as crianças tenham a chance de escolher o que querem ler, como por exemplo, livros de poesia, fábulas, contos, parlendas, entre outros. Enfim, para levar as crianças a desenvolver o gosto pela leitura, é preciso que o educador reveja sua prática, e amplie seus horizontes de leitura, seja apaixonado por livros e assim possa contagiar seus alunos com essa paixão.

Palavras-chave: Livros. Leitura. Linguagem.

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho abordará a questão referente ao mundo da leitura na educação infantil, sendo que a leitura nesta fase, em que a criança inicia seu desenvolvimento, é de grande importância, pois fará com que ela, no futuro, seja um leitor ativo e consciente de sua capacidade de comunicação e criticidade, tornando-se um indivíduo apaixonado pelo mundo das palavras.

        Deste modo serão apresentadas as contribuições que as rodas de leitura e contação de histórias trazem às crianças, como por exemplo, ela aprender a ouvir e a respeitar o outro, a compartilhar sentimentos e opiniões etc; a importância da escolha de livros que levem em conta a diversidade, para que as crianças possam escolher o que querem ler; livros com qualidade de texto e ricos em ilustrações que despertem diferentes sensações e significados à leitura. Abordara-se, também, a necessidade de organização em relação ao tempo e espaços, para que estes sejam bem definidos, a fim de criar uma rotina, sem torná-la repetitiva.

        Com as finalidades de expor a importância do contato entre as crianças e os livros, para que elas adquiram o hábito de ler por prazer; discutir a necessidade de se realizar a escolha de livros com conteúdo diversos para atender as preferências das crianças; apresentar a importância das ilustrações presentes nos livros destinados às crianças; estaremos realizando pesquisas em textos de autores que tratam sobre o tema em questão, esperando-se com isso, conscientizar futuros professores a desenvolver neles mesmos e em seus alunos a paixão pelos livros, pela leitura, tornando-a uma atividade diária desde a educação infantil.

2 MOMENTOS DE LEITURA

        A leitura é uma prática de fundamental importância para a inserção do ser humano na sociedade. O ato de ler pode fornecer ao leitor o acesso às informações, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da análise crítica e o interesse na busca pelo conhecimento sobre assuntos diversificados, além de instigar o leitor a pensar criticamente diversas questões. Ela pode impulsionar suas relações sociais.

Para a criança, o processo de aprendizagem da leitura precisa ter significado, para que ela possa se interessar pelo que está aprendendo. As crianças prestam atenção à leitura quando ela tem sentido. A leitura é um momento lúdico que pode envolver fantasia. É assim que a leitura pode começar a fazer parte da vida das crianças na Educação Infantil. A leitura é o momento de a criança viajar para um mundo encantado, cheio de surpresas. Além de divertir, é um ensinamento contínuo. “A aproximação da criança com os livros deve acontecer como a aproximação com os brinquedos, tocar mãos e pés, levar à boca... Primeiramente uma relação lúdica, de brincadeira mesmo.” (PARREIRAS, 2009, p.28)

Os pais podem contar histórias para seus filhos para estimular a prática da leitura em casa. O objetivo da leitura e de contar histórias é fomentar o gosto pela leitura desde os primeiros anos de escolaridade.  Nessa faixa etária, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário. Elas pensam que a imitação representa a realidade.

As primeiras histórias que a criança escuta vem de casa. Os pais, avós e também as babás que iniciam o primeiro contato com a criança contam historinhas para ninar, cantam músicas e cantigas infantis. Tudo isso é importante para a criança desenvolver o seu lado afetivo e sentimental.

No momento em que a criança começa a frequentar o ambiente escolar, o professor deve explorar a sua imaginação. A fantasia começa a ser construída quando a leitura ganha corpo nas salas de aula, e o agente revolucionário na escola precisa ser o professor.

3 PRATICAS DE LEITURA MEDIADAS PELO PROFESSOR

        Ler não se trata apenas de decifrar códigos, é mais do que isso, é atribuir sentindo, é buscar relacionar o que foi lido com outras informações, é preciso entender o que se está lendo. A leitura é algo maravilhoso que possibilita momentos de prazer, aquisição de conhecimentos, enriquecimento cultural, dentre tantas outras coisas. Deste modo, fica muito evidente o quanto é importante que a criança adquira desde muito cedo o desejo por ler, por tocar o livro, por conhecer outros mundos através do livro. E a infância é um momento onde a criança vai imitar aquilo que o outro faz ao seu redor, assim o professor, como um modelo a ser seguido pela criança, precisa ser um apaixonado pela leitura, precisa dar o bom exemplo para seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (224.8 Kb)   docx (76.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com