TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA

Por:   •  25/2/2017  •  Artigo  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO – CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON- POCONÉ-MT[1]

GALVÃO, Maria Helena Rosa[2]

SGARBI, Nara[3]

Resumo: 

Palavras chave:

Introdução

A educação preocupa-se ao longo dos anos em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade, visto que, vivemos em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, escrita, linguagem oral ou visual. 

Um dos desafios que o professor enfrenta em sala de aula é o da leitura, mas sendo essa um forte método pedagógico, deve ser incansavelmente e insistentemente incluída no dia a dia. O gosto e o prazer pela leitura parecem ser difíceis de firmar como um hábito, embora seja claro que um dos caminhos para isso seja a contação de histórias.

Muitas crianças não lêem por não compreenderem o que está escrito. Sabemos que é muito fácil uma criança aprender um jogo qualquer de vídeo game. Mas porque é tão fácil gostar do jogo e o mesmo não acontece com a leitura?

A leitura ao longo de seu processo histórico na escola tem um caráter alfabetizador, muitas vezes, torna-se um ato de aprender a ler decifrando o código da escrita. Portanto é necessário um estímulo em torno da leitura, ou seja, mudar essa visão de leitura para conhecer a escrita, desenvolvendo metodologias que despertam o gosto por esta.

Para Manguel (1997, p. 89):

Em todas sociedades letradas, aprender a ler tem algo de iniciação de passagem ritualizada para fora de um estado de dependência e comunicação rudimentar. A criança, aprendendo a ler, é admitida na memória comunal por meio de livros, familiarizando-se com um passado comum que ela renova, em maior ou menor grau, a cada leitura.

A pesquisa que realizamos foi do tipo exploratória, em que este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses (GIL, 2007). Assim, o trabalho envolveu: levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão.

A pesquisa foi realizada no mês de março do ano corrente e abrangeu a Educação Infantil da Escola Estadual Marechal Rondon - Poconé/MT, sendo aplicado questionário semi – estruturado com as professoras da Educação Infantil, envolvendo o tema do artigo trabalhado.

Este trabalho teve como objetivo analisar e observar como os professores podem contribuir para o processo da leitura iniciada na educação infantil sem perder seu caráter lúdico e prazeroso. Tomando como base a compreensão e a construção do conhecimento infantil, colocando como ênfase a utilização dos livros infantis, como leitura prazerosa, não como obrigatória para o uso na didática de sala de aula. Para atingir este objetivo foi necessário; escrever sobre literatura infantil; pontuar os pioneiros em contação de história; fazer um breve estudo sobre literatura infantil na Escola Estadual Marechal Rondon – Poconé/MT.

LITERATURA INFANTIL

Coelho (1986) argumenta que literatura é arte, é um ato criativo que, por meio da palavra, cria um universo autônomo, realista ou fantástico, onde os seres, coisas, fatos, tempo e espaço, mesmo que se assemelhem ao que podemos reconhecer no mundo concreto que nos cerca, ali transformado em linguagem, assumem uma dimensão diferente: pertencem ao universo da ficção.

Sendo assim, a literatura infantil tem importância fundamental em vários aspectos da educação das crianças, principalmente em relação à formação de alunos que gostam de ler, pois ela estimula-os à leitura através do atrativo e do belo que compõe os textos literários.

A literatura infantil proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

A CRIANÇA NO MUNDO DA LEITURA

É importante que cada criança tenha o gosto, o prazer pela leitura, pois essa é uma dimensão essencial na vida de qualquer ser humano. Assim, quando lemos estamos exercitando a mente e aguçando nossa inteligência.

A criança é inserida no mundo da leitura mesmo antes de saber ler, pois o primeiro contato com a leitura se dá por meio da audição de histórias. Com tantos avanços tecnológicos, ouvir histórias contadas parece não despertar o interesse em ninguém, entretanto 6 muitas crianças gostam da maneira com o professor se expressa corporalmente e verbalmente ao contar uma história. Para Barbosa (1999, p. 22):

Para a criança, ouvir histórias estimula a criatividade e formas de expressão corporal. Sendo um momento de aprendizagem rica em estímulos sensoriais, intelectuais, dá-lhe segurança emocional. Ouvir histórias também ajuda a criança a entrar em contato com suas emoções, supre dúvidas e angústias internas. Através da narrativa a criança começa a entender o mundo ao seu redor e estabelecer relações com o outro, a socialização. Consequentemente, são mais criativas, saem-se melhor no aprendizado e serão adultos mais felizes.

De acordo com Góes (2010, p.47):

O desenvolvimento da leitura entre crianças resultará em um enriquecimento progressivo no campo dos valores morais, da cultura da linguagem e no campo racional. O hábito da leitura ajudará na formação da opinião e de um espírito crítico, principalmente a leitura de livros que formam o espírito crítico, enquanto a repetição de estereótipos empobrece.

A literatura infantil é o caminho que leva as crianças ao mundo da leitura de maneira divertida, pois através de seu caráter mágico e lúdico faz com que a atenção das crianças se volte a ela. Entretanto, a escola muitas vezes não tem proporcionado aos seus alunos esse caráter mágico e lúdico da literatura infantil. A leitura não é apresentada à criança como algo belo e prazeroso, daí vem à má formação de nossos leitores. Desta forma, teremos adultos que não sentem prazer pela leitura e nem a adotam como uma prática social indispensável. Cabe assim, aos professores essa árdua tarefa. Eles precisam produzir atividades divertidas, desenvolver em suas aulas metodologias diversificadas, fugindo assim de atividades rotineiras que desligam os alunos do prazer pela leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com