TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/4/2017  •  Artigo  •  4.178 Palavras (17 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 17

A LUDICIDADE: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO: A Ludicidade: Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental é um estudo realizado, através de revisão bibliográfica, juntamente com pesquisa de campo realizada em uma Instituição de Ensino Municipal localizada em Araucária/PR, devido à necessidade dos educadores em atuar na classe de forma dinâmica e inovadora com a alfabetização e letramento, incluindo no seu ambiente profissional jogos lúdicos, que possam auxiliar os educandos na aquisição do seu conhecimento, tendo como objetivo identificar quais são as jogos lúdicos que mais chamam a atenção dos estudantes na fixação dos conteúdos e as mais utilizadas, visando buscar soluções de recursos didáticos atualizados, que são hoje em dia um dos problemas educacionais que requer a busca de alternativas no processo de ensino aprendizagem, com o intuito da melhoria da qualidade do ensino. Ressalta a relevância do jogo como instrumento pedagógico, assim como a magnitude da organização do ambiente alfabetizador, analisando os fatores que estimulam e incentivam a aprendizagem. Assim sendo, percebe-se que a relação entre professor e aluno também é muito importante nesse processo, já que o docente é o mediador do conhecimento do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: LUDICIDADE. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. APRENDIZAGEM. ESTUDANTES.

ABSTRAT: This paper aims to demonstrate children's literature plays an important role in child development involving the family, educators and school being present through either orality, texts or drawings. The criterion used was one literary character research and environmental analysis, gathering essential information for the theoretical foundation and the proposed solution aspect, to achieve the target set in this work. To do a literature search was conducted, and are based on assumptions of authors like Paim (2000), Lajolo (2001), Zilberman (1998). Believing it to be relevant to teaching function as an intermediary between the student and the literary work. In addition, facilitate teachers a minucia knowledge about literary works targeted to infants and development necessary to achieve the pedagogical scenario, stands out in this bibliography their instructional fitness among children. The field study took place in two state schools located in the neighborhood Umbará in Curitiba / Pr. The results show that literature can be a valuable tool to be used by teachers in the classroom, making his most enjoyable classes making their goals are met as the student will always understand what is asked in that learning It will occur naturally.

KEYWORDS: PLAYFULNESS. LITERACY AND LITERACY. LEARNING. STUDENTS.

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa trata do valor do exercício lúdico durante o ensino - aprendizagem, no processo alfabetizador. Para isso, parte do método bibliográfico com dados coletados de livros específicos da área do ensino e da pesquisa direta com educadores da educação infantil, considerando que a recreação é relevante para o aprendizado e a evolução das crianças. Então, procura priorizar que o gesto, o movimento, o canto, a dança, a fantasia, as recreações e os jogos influenciam diretamente esse aprendizado e o progresso das crianças, favorecendo o método de alfabetização.

Destaca-se neste trabalho a necessidade do educador estar utilizando metodologias diferenciadas desde o início da vida escolar dos educandos, assim, percebe-se o valor da ludicidade com uma visão de “suporte pedagógico” que auxiliará no processo ensino aprendizagem da alfabetização e letramento no 1°ano do Ensino Fundamental nas Séries Iniciais.

Assim, objetivou-se com este trabalho, buscar formas diferenciadas de se ensinar e aprender, implementando jogos lúdicos nas suas práticas pedagógicas que desenvolvam no educando a concentração, o relacionamento interpessoal, a autoestima, sanando dificuldades e melhorando o desempenho desses educandos nas séries seguintes.

A ludicidade deverá ser utilizada com a intenção de auxiliar o educador na procura de respostas criativas na alfabetização e letramento dos seus educandos. A utilização dos jogos lúdicos com a finalidade de auxiliar no processo ensino aprendizagem, foram confeccionados (pelas professoras participantes do projeto) jogos envolvendo palavras, letras, sílabas, figuras, raciocínio, criatividade, sendo que esses foram aplicados nas turmas de 1º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental para os alunos da Escola Municipal Professora Azurea Busquette Belnoski.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com