TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL APRENDIZAGEMEDESENVOLVIMENTO

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 7

REFERENCIAS

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUCÃO

1-BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

2_A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL APRENDIZAGEMEDESENVOLVIMENTO

3- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO E NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESAFIOS E POSSIBILDADES NO TRABALHO COM SEQUENCIA DIDATICA

Observações:

  • Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
  • Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar o sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar o índice inteiro”.

INTRODUÇÃO

Observações:

  • Componente do Relatório dos Estágios de Regência.
  • Componente do Relatório dos Estágios de Gestão.

  1. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Como próprio nome já diz e a definição de quais conteúdos ensinar buscando solucionar questões a ideia e pensar em qual cidadão queremos formar

Se há uma base comum, é possível determinar seja no sertão ou na cidade, a estrutura para garantir que os alunos aprendam os documentos trazem orientações para as escolas, mas são apenas sugestões eles não explicitam o que o professor tem de ensinar nem o que os alunos têm de aprender.

A existência de uma base curricular comum serve para que as graduações em Pedagogia, as licenciaturas e a formação continuada usem os direitos de aprendizagem dos alunos como escopo dos seus programas para que os professores estejam adequadamente preparados

. A intenção é que o documento traga indicativos do que as crianças e os adolescentes devem aprender nas diversas disciplinas ao fim de cada ano e segmento. A base deve ser o pilar das propostas curriculares das redes, que continuarão existindo e contemplando as peculiaridades da região e o que a comunidade da cidade ou do estado considera imprescindível ser ensinado nas escolas e também que as aprendizagens essenciais são as consideradas essenciais, importantes, mínimas, básicas, indispensáveis na formação humana integral do estudante, enquanto sujeito ativo e participativo na sociedade em que vive. São as aprendizagens que não podem faltar em seu processo educativo e que precisam ser garantidas em toda sua fase de escolarização.

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

A ludicidade está relacionada as práticas corporais culturais passiveis de leitura não sendo limitadas apenas a reprodução também envolve leitura e interpretação por meio de nossas ações corporais a qual nos comunicamos.

Quando falamos de linguagens falamos de comunicação nossa ação no mundo se dá por meio do corpo e está a representação vinculado a representação cultural e transformação ao longo da vida.

O nosso corpo carrega as nossas emoções experiências e modo de ver a vida e por isso não se deve limitar somente a reprodução praticas mecanizadas sem qualquer tipo de reflexão ou intenção agir de forma consciente e com intencionalidade e espontaneamente como com crianças de 0 a 3 anos podemos familiariza-la com a imagem do corpo e de 4 a 6 reconhecer o corpo e identificar suas partes des. Envolvendo sua atitude e interesse e cuidado pelo corpo é por meio dessas brincadeiras que as crianças expressam seus sentimentos, aprendem que existem regras a serem respeitadas, se colocam no lugar do outro e expõem as relações do seu cotidiano. As brincadeiras permitem que o (a) professor (a) trabalhe com o concreto ou abstrato, permite diversas maneiras e formas das crianças realizarem determinada atividade proposta, prevalecendo um aprendizado significativo e divertido.

Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: desafios e possibilidades no trabalho com sequências didáticas.

 E A estrutura do serviço didatico que contorna a organização e o planejamento feitos no ambiente escolar com costume didatico, onde lugares de estudos trabalham juntos, os dois aparecem em estágio independente para os alunos selecionar suas ferramentas e formam juntas entre si com um adulto dados sobre a família e escola.

Também podemos elaborar com planejamento diversas atividades que estão em nosso cotidiano com isso estará sempre na rotina, mas não se repetindo as atividades pois serão com modalidades diferentes e organizada numa sequência didática.

Essa sequência precisa ser em um grau maior de aprendizagem sendo elaborada por lições que fazem parte da realidade da criança adequada ao seu nível de conhecimento, incentivando o conflito cognitivo e favorecer a atividade mental de fazendo relações entre o conhecimento prévio e as novas aprendizagens. Por isso a proposição de temas envolve a escuta ativa, a observação atenta para as interações, interesses, necessidades, desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

E fundamental o planejamento das lições da sequência pois precisar ir de encontro ao que e necessário para atividade dos alunos, sendo objetivos na lição que ensina e observar como sobressai a criança.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23662_12144.pdf

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/48/organizacao-do-trabalho-pedagogico-na-educacao-infantil-desafios-e-possibilidades-no-trabalho-com-sequencias-didaticas

Observações:

  • Componente do Relatório dos Estágios de Regência.
  • Componente do Relatório dos Estágios de Gestão.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Incluir as perguntas e respostas com base no Projeto Político Pedagógico (PPP), conforme estipulado no Plano de Trabalho.

Para a apresentação do texto, seguir esta formatação, preenchendo de 1,5 a 2 páginas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com