TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE UTILIZADA COMO FERRAMENTA DE INCLUSAO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO (TEA).

Por:   •  23/8/2022  •  Dissertação  •  5.287 Palavras (22 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 22

A LUDICIDADE UTILIZADA COMO FERRAMENTA DE INCLUSAO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO (TEA).

Resumo

O objetivo deste estudo é indagar sobre a aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil utilizando a ludicidade como ferramenta para o aprendizado, para a qual requer uma extensa incumbência não só profissional, mas também pessoal, assim é imperativo que o professor traga o anseio de fazer diferença na vida da criança com TEA. Apresentara neste trabalho as características e dificuldades de uma criança com TEA e também relatar a angústia apresentada pelos futuros pedagogos em relação às metodologias de ensino que devem ser utilizadas dentro da sala de aula. Diante deste contexto, explanar se a sobre a inclusão das crianças com espectro autista em ambientes escolares e como são realizadas as intervenções do professor, pois é esses momentos de ampla importância para a preparação de táticas de intervenção que beneficiem a influência mútua e o método de inclusão escolar. Para isso apresentar - se a o método de TEACCH® que segundo os autores pesquisados e o método que se é mais utilizado para crianças com TEA.

Palavras-chave: Autismo, Educação Infantil, Ludicidade, TEACCH.

 

Summary

The aim of this study is to investigate the learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education using playfulness as a tool for learning, for which it requires an extensive task not only professional, but also personal, so it is imperative that the teacher brings the desire to make a difference in the life of the child with ASD. In this work, he will present the characteristics and difficulties of a child with ASD and also report the anguish presented by future pedagogues in relation to teaching methodologies that should be used within the classroom. In this context, explain the inclusion of children with autism spectrum in school environments and how the teacher's interventions are carried out, as these are moments of great importance for the preparation of intervention tactics that benefit mutual influence and the method of school inclusion. For this, the TEACCH® method is presented, which, according to the authors surveyed, is the method that is most used for children with ASD.

Keywords: Autism, Early Childhood Education, Playfulness, TEACCH.

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão muitas vezes se dá de forma sutil, principalmente quando nos referimos a crianças e dentro do contexto escolar. Neste caso, alunos com TEA necessitam ter uma compreensão mais primordial dos professores e são obrigados a terem absolutamente um tratamento igual aos outros alunos, mesmo quando existem atenção diferenciada.

Confrontando essa tarefa para realizar a incluso está o professor que propõe em usar seus conhecimentos e saberes para lidar com as diversidades que pode ocorrer no dia a dia escolar, principalmente quando uma ou mais pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) são inseridas na educação de crianças comuns. Para essas crianças, se faz necessário compreender o mundo que vivenciam.

Mas para se concretizar e facilitar esta inclusão pode-se utilizar o lúdico, pois, o brincar já faz parte da vida das crianças desde os primórdios dos tempos, as atividades lúdicas proporcionam uma nova perspectiva e ajuda a expandir a educação e o conhecimento social. O problema da pesquisa: a indagação de como a ludicidade pode auxiliar ao professor dentro do contexto escolar regular a realizar a educação inclusiva de alunos com TEA?

Para trilhar as reflexões e os raciocínios e ainda poder responder a indagação que fundamenta esta pesquisa, na qual o brincar pode ser utilizado como uma ferramenta inclusiva para crianças com autismo (TEA), pois, além de estimular a aprendizagem, traz ações positivas, e ainda fazer com que os professores observem e entendem que a ludicidade pode ser utilizada como um método pedagógico e acima de tudo a prática social visa desenvolver os talentos naturais e o potencial desses alunos, e para desenvolver este momento único, e para desenvolver o potencial dos alunos autistas, tanto individual quanto coletivamente. A hipótese de pesquisa: conjecturar a utilização da ludicidade apresentada como ferramenta pedagógica no auxílio da inclusão de alunos com TEA,  seus aspectos positivos ou negativos no processo de aprendizagem, ressaltando assim a possibilidade do lúdico como prática pedagógica, este recurso realmente facilitará a aquisição de competências e habilidades mediante a construção do conhecimento em contextos significativos, pois, o que se pode ter hipoteticamente são algumas práticas lúdicas utilizadas com crianças que não apresentam TEA e estas tendem a aprender a se relacionar com outros naturalmente, promovendo a plena evolução cognitiva, motora, social e afetiva, pois, o que se percebe que nas atividade de brincar a criança sente, percebe, idealiza e obtém aptidões para a sociabilização, incitando a aptidão criativa, a autoestima, o interesse, a independência, idealizando o aprimoramento da linguagem e da inteligência, extraído naturalmente das ocasiões que determinados jogos ou brincadeiras oferecem, consequentemente provocando uma acessão e amadurecimento de novas informações. O objetivo geral:  apresentar a utilização das atividades lúdicas como ferramenta metodológica que beneficia alunos com TEA na educação inclusiva buscando para auxiliar ao professor expor sobre programa TEACCH como método utilizado para alcançar o desenvolvimento educacional direcionado para estes alunos. Como será detalhado ao longo desta pesquisa buscando inicialmente elucidar sobre o autismo no contexto escolar, apresentando como são realizados o diagnóstico e as práticas metodológicas, na sequência expor evidencias sobre a ludicidade como ferramenta educativa inclusiva possibilitando ao aluno assimilar de forma concreta o conteúdo que lhe é ensinado; e finalizando com a apresentação de metodologias ligadas a ludicidade que venham auxiliar o pedagogo em sala de aula mediante as necessidades especiais do aluno.

Estas indagações surgem da motivação e do interesse em se estudar sobre a utilização da ludicidade no ensino regular com alunos portadores do TEA , por conta das observações realizadas em estágio em uma instituição de ensino e posteriormente debatidos com professores atuantes e que trabalham com crianças portadores do TEA, pois esta patologia ainda apresenta-se como pouco conhecida entre os profissionais, sendo assim, este estudo vem para contribuir no entendimento das necessidades educacionais do autista bem como realizar a inclusão social por meio do aplicação da ludicidade utilizada como ferramenta pedagógica para auxiliar neste processo e na evolução do aprendizado educacional e social. É imprescindível que os educadores e demais profissionais que trabalham com autismo entendam a síndrome e seus principais aspectos educacionais, o que deve servir de incentivo positivo para a idealização das ações a serem praticadas e realizadas, pois, é assim que contribuímos para a inclusão. Contribuindo assim para expandir o conhecimento lançado sobre este assunto, buscando elucidar a respeito do autismo no ensino regular bem como a educação inclusiva e a utilização de metodologias pedagógicas como a ludicidade a qual vem a fornecer subsídios para entender as necessidades do autista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (217.4 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com