TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inclusão do autismo no espaço escolar

Por:   •  13/5/2019  •  Monografia  •  5.237 Palavras (21 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

2019

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

nome do autor

Daniela pereira nascimento

A inclusao do aluno autista no espaço escolar

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Pedagogia Licenciatura.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Guarulhos,  08 de Abril de, 2019

Jamais existirão mudanças em nossa sociedade sem o

envolvimento de Homens e de Mulheres de bem. O que nos

move é a certeza de que a vida é um presente, e o que

queremos escrever e/ou deixar para as futuras gerações é uma

história que mereça ser contada de lutas, batalhas pelo bem

comum, e pelos valores que enobrecem a nossa existência e a

dignidade humana. Ter autismo não é somente ter uma

deficiência, mas é ter também um grande DESAFIO...”

Ulisses da Costa Batista (um dos autores da Lei Federal nº

12.764, Lei Berenice Piana).

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        história do autismo         8.

3.        história cronologica do autismo         12.

4.        lesgislação dos direitos de autista        17.

REFERÊNCIAS        20


  1. INTRODUÇÃO

   O tema que foi abordado nesse trabalho é a inclusão do aluno Autista no espaço escolar, com esse tema compreende-se a necessidade da inclusão desse aluno no espaço escolar.

   O autista em si encontrara diversas dificuldades na sua vida cotidiana e necessita de profissionais engajados para auxilia-lo, e isso só será possível tendo o conhecimento pleno do assunto em questão. Quanto mais cedo for identificado, mas rápido será o desenvolvimento desse aluno no âmbito escolar.

  O autismo é considerado como um transtorno em detrimento ao mesmo englobar a síndrome de Asperger e abarcar diversas dificuldades do desenvolvimento humano, recebendo assim o termo TEA – Transtorno do Espectro Autista.

   Entende-se que há a necessidade de trabalhar a inclusão em todos ambientes, principalmente no ambiente escolar, pois é a onde o indivíduo e preparado para viver em sociedade. E que a inclusão em sim vai muito além do que simplesmente matricular esse aluno, mas sim oferecer todo amparo necessário para esse aluno. Sabendo que a tratativa para com esse aluno deve ser cuidadosa, diferenciada de forma que ele não venha se sentir excluído mais sim incluído.

   A importância do tema abordado deu por razão a saber de como e feito esse processo de inclusão do autista na rede escolar publica, e suas contribuições, pois o ensino inclusivo e um direito conquistado onde toda sociedade tem o dever de cooperar aceitando as diferenças.

   O objetivo geral e analisar essa realidade inclusiva, do aluno na rede pública escolar, estudar como acontece essa inclusão, identificar as principais dificuldades que esse aluno irá encontrar na sala de aula considerando a importância da relação família escola, de que forma essa família exercera seu papel que será imprescindível para o desenvolvimento do autista.

  Tendo como objetivo específicos ,abordar os pontos referente ao autismo e a inclusão do mesmo na rede de ensino regular de caráter publica, no qual o estudo foi dividido em capítulos, partindo da História do autismo, segundo capitulo, a história do autismo em ordem cronologia, ressaltando as contribuições dos teóricos no processo histórico do tema abordado terceira seção tratar-se-á da fundamentação legal, onde a mesma abordam-se as principais leis, declarações e documentos tanto nacionais quanto internacionais competentes ao assunto da inclusão do autismo nas escolas do ensino regular.

   A justificativa que há a necessidade, que se entenda a respeito do assunto abordado, acredita- se ainda que a inclusão do aluno autista e pouco abordado na rede de ensino e pouco conhecida entre os profissionais da área escolar. Na implementação do processo inclusivo encontra se diversas dificuldades e uma dessas dificuldades e a falta de conhecimento sobre o assunto que leva ao profissional da área a tomar atitudes inadequadas. Para que se respondam estas questões nos atentaremos aos estudos bibliográficos, que nos permitirá conhecer um pouco mais sobre essa realidade.

   E muito importante estudarmos profundamente esse tema de forma acadêmica, desse modo criaram condições de melhoria para que não se tenha um olhar discriminativo mais sim inclusivo.

    A metodologia que foi utilizada, com estudos inicialmente, em forma de pesquisa em livros, artigos científicos e sites pesquisa de caráter bibliográfico.


  1. HISTÓRIA DO AUTISMO

   

   A história do autismo é muito complexa, dotada de descoberta e estudos mais elaborados desse assunto de forma que, quanto mais progredirem os estudos mais teses e falsos estudos foram se derrubados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (253.4 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com