TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e Gamificação

Por:   •  7/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.843 Palavras (16 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 16

UNINTER

                                                                        Letras

Literatura: Desafios, benefícios da Tecnologia. A Gamificação  Incentivando leitura. 

Alessandra Diefenthaeler Panitz

Literatura: Desafios, benefícios da Tenologia. A Gamificação Incentivando a leitura.

TCC apresentado ao Letras, como pare dos requisitos necessários à obtenção do título de

Desafios, benefícios da Tecnologia. A Gamificação Incentivando a leitura.

Orientador: Nome do orientador

                Coorientador:  

Canoas 2022

 

1. Resumo

Este trabalho descreve os estudos literários e as evoluções históricas da literatura, a caminhada que percorreu, avanços e obstáculos. A repercussão da falta de novos leitores, cresceu significativamente, tal problemática consiste na interferência das mídias sociais, na tecnologia digital, que vem oferecendo uma infinitude de possibilidades virtuais, esta questão se justifica pelo acesso desenfreado que crianças e adolescentes recebem desde muito cedo, alguns antes mesmo de aprender a falar e andar. Os jogos representam e ocupam boa parte do tempo de entretenimento dos jovens, incapazes muitas vezes de designar um período para outras atividades.

A finalidade central desta pesquisa é desafiar os professores ao aprimoramento intelectual de seus alunos, através das leituras e seus estudos com inserção ao meio digital, reunir a gamificação com obras literárias importantes, desafiar esta geração aos múltiplos gêneros de textos, conhecer os escritores que brilharam e brilham até hoje. Para isso, utilizamos fontes de pesquisas bibliográficas digitais e físicas, sites.

Os dados evidenciaram a necessidade de um esforço cada vez maior para o chamamento para a literatura, com aproveitamento real e integral da leitura, a ampliação do conhecimento das ferramentas virtuais na contextualização de obras e clássicos, criatividade e diversão para introdução da leituras, experimentação da gamificação no processo de aquisição e manutenção da leitura.

Palavras-chave: História.Evolução. Leitura. virtual. digital.

1.1 Introdução

Este trabalho descreve os estudos literários e as evoluções históricas da literatura ao longo dos tempos, a valorização das obras clássicas nas gerações de leitores, assim como o desafio de formar sujeitos apreciadores de textos de diferentes gêneros, aprendendo a importância do movimento cultural, informativo e social que uma boa leitura proporciona para a vida, tanto para as experiências pessoais, emocionais ou até mesmo profissionais.

Muito tem se discutido sobre o desinteresse entre as crianças e jovens pela leitura, escrita e conhecimento literário. Você reconhece esta realidade em seu meio social? Consegue identificar os fatores que geram a falta da leitura? Você acredita ser um leitor assíduo? Sua formação contribuiu de forma positiva ou não para sua caminhada como leitor?

O mundo foi dominado pela globalização e a velocidade que as informações chegam em qualquer parte do planeta. As poderosíssimas tecnologias inovam e oferecem recursos cada vez mais sedutores para os internautas, o mercado da engenharia da computação lança máquinas mais rápidas e torna as pessoas imediatistas e sem paciência, dessa forma podemos refletir a inevitável interferência causada por esta no hábito e prazer pela leitura, tornando um desafio imenso encantar os novos leitores.

Dentro do estudos realizados, foi verificado que, as obras literárias importantes na história da humanidade, foram evoluindo pelo passar dos anos, na forma escrita, utilizando se de palavras menos formais, textos diversificados, mais liberais para todo o tipo de público, passaram a ser classificados por gêneros e faixa etárias. Mas apesar destas evoluções, nossos escritores diminuíram, assim como os leitores, constatei que no Brasil o índice é ainda mais frustrante.

Neste contexto significativo de falta de leitura e o acelerado mundo digital, se faz necessário refletirmos sobre a atuação de trabalhar literatura na escola. Investir na união destes dois extremos e assim podermos iniciar o resgate da cultura e do conhecimento de obras de escritores esplêndidos que fazem parte do mundo dos livros.

Este trabalho, portanto, tem como objetivo evidenciar que muitas mídias, filmes, propagandas são inspiradas em grandes heróis da literatura, em suas peripécias e em suas aventuras, os elementos da literatura antiga têm desaparecido do currículo escolar, sendo substituídos por novas obras literárias. Mas pensando no legado dos escritores clássicos e suas obras, que devem ser levados em consideração, as sua grande importância , sendo mantidos nos avanços educacionais da vigente humanidade, apresentei alguns projetos pedagógicos que incluem a literatura em plataformas ricas e criativas, jogos online e a gamificação, técnicas que despertam a atenção dos aluno, promovendo a intelectualidade.

2 Metodologia

Foi utilizado o método de pesquisa descritiva com a finalidade de analisar os valores de obras literárias, através de um estudo aprofundado através dos referenciais teóricos, composta pelos principais autores da área da literatura.

Para isso, será necessária uma pesquisa documental e, ocasionalmente, entrevistas com bibliotecário, professor e aluno. O estudo terá caráter essencialmente qualitativo, com ênfase na observação e estudo documental, ao mesmo tempo que será necessário o cruzamento dos levantamentos com toda a pesquisa bibliográfica já feita.

2.0.1 Desenvolvimento

A história da literatura brasileira teve início desde o descobrimento do Brasil com a vinda dos portugueses. Isso porque os indígenas que habitavam não possuíam uma representação escrita. Então a literatura nasceu com os portugueses que escreveram sobre as descobertas do território encontrado e sua civilização.

A literatura brasileira passou por grandes revoluções e influências tanto políticas quanto econômicas do País. As datas que delimitam o fim e início de cada era são, na verdade, marcos onde se acentua um período de ascensão e outro de decadência. As eras são divididas em escolas literárias, também chamadas de estilos de época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com