TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura na Educação

Por:   •  19/3/2023  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

                                A leitura na educação infantil

 Ao falarmos de leitura na educação infantil, temos que reconhecer a sua importância para este ciclo, e considerar que o hábito de ler deve ser estimulado desde a infância. Neste processo a participação da família é de grande notoriedade, para que a criança goste de tal hábito e desenvolva seu pensamento crítico e social.

Quando esse contato inicial com o mundo da leitura não acontece no seio familiar, fica para a escola a função de iniciar esse trabalho. visto que é o espaço da educação formal, que tem a competência de educar para a boa interpretação, compreensão e aderência ao mundo dos livros.  

Dentro da formação cidadã e educacional a literatura infantil é imprescindível, pois ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Um educando que recebe forte influencia sobre o mundo literário desde a primeira infância compreende melhor a pratica da leitura e da escrita e facilita assim o seu processo de alfabetização e letramento.

Em sala de aula os professores utilizam de contos, e histórias que envolvem as crianças em um mundo de fantasia e imaginação, criam situações baseados no currículo e no planejamento para educação infantil, que provocam nestas a euforia, o encantamento e a curiosidade pela leitura,

O universo infantil é cheio de histórias ricas que trazem para as crianças ensinamentos diversos de valores e regras sociais de maneira leve e que podem ser exploradas de diversas formas através de peças, fantoches, dramatização ou ainda livros de materiais diversos que além de incentivar a leitura trabalham também a coordenação e a texturização com os pequenos levando o educador a aproveitar da realidade do aluno para construir suas narrativas dentro da escola.

Sites de Pesquisa

  • brasilescola.uol.com.br/aimportanciadaleiuraparaodesenvolvimentodacriança.

Acesso em: 28/04/2020  ás 13h00minh

  • educere. bruc.com. br/os primeiros passos para o incentivo à leitura na educação infantil.

Acesso em: 28/04/2020 ás 13h45minh

Dica de leitura

A GALINHA RUIVA

[pic 1]

Objetivos da história

  • Compreender o significado de amizade e companheirismo
  • Estimular a linguagem oral, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões e necessidades.
  • Conhecer a história da Galinha Ruiva
  • Incentivar o trabalho coletivo.
  • Promover a socialização e entrosamento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (244.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com