TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade na Educação Infantil

Por:   •  4/12/2021  •  Artigo  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 11

Marlene da Silva Lamarche 7º Período

  1- INTRODUÇÃO

A atuação do Assistente Social na rede educacional busca uma melhora na socialização do estudante de diferentes classes sociais, o profissional social trabalha as relações interpessoais e grupais em um ambiente propício a diversas formas de conhecimento que sofre influências etnoculturais, que resultam muitas vezes em realidades de estudantes de baixa renda que não concluem o ensino básico garantido por lei.

Conforme a Lei de Regulamentação de Profissão:

Art. 4º Constituem competências do Assistente Social: I - elaborar, programar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população; (CFESS, 2011).

 A atuação direta e indireta do Assistente Social no ambiente escolar é necessária para que se ressalte a importância de um avanço no conhecimento das políticas públicas, nas diretrizes e várias divergências no ambiente educacional, promovendo para a sociedade um amparo, transparência e maior igualdade, analisando e diagnosticando um dos maiores problemas nas redes de ensino “evasão escolar”, para que haja um maior índice de alunos nas escolas, como supracitado, a atuação do assistente social pode abranger além do interior da área escolar, podendo também interagir em assuntos fora da escola.

Para que haja uma maior interação do ambiente educacional com a sociedade vários profissionais precisam se unir, pois na escola o aluno tem um convívio social e sofre várias influências em seu conhecimento adquirido antes de ser inserido na escola, a atuação da escola precisa ir além do seu ambiente, o assistente social se enquadra nessa tarefa de amparar essa extensão da escola, propiciando ao educando a oportunidade de ser atendido assistencialmente, pois a grande desigualdade social gera para a comunidade grandes dificuldades de sobrevivência que refletem no aprendizado e rendimento escolar. Através da atuação do Assistente Social é possível conscientizar e orientar a comunidade quanto aos seus direitos e deveres que torna o cidadão mais ativo na sua realidade, segundo Demo:

“[...] deparamo-nos com um povo que não sabe pensar, escrever nem tão pouco ler a realidade politicamente, impedindo de tornar-se sujeito da história.” (2000 d, p.58).

   

            Segundo Demo, podemos ver que a sociedade está inserida em uma realidade onde poucos procuram se informar, principalmente, sobre questões políticas, tornando-se cegos mediante sua realidade. Através de um trabalho efetivo da Assistência Social muitas realidades poderão ser mudadas, principalmente, trabalhando junto com os profissionais da educação.

A forma de atuação do Assistente e sua influência geram vários questionamentos dentro do ambiente escolar, o uso de palestras, reuniões e encontros precisam ser criados para que haja um atendimento de forma direta na sociedade via institucional para que sejam feitas interligações entre a comunidade, sua realidade e a escola.

A atuação do Assistente Social no âmbito escolar gera uma grande ação que se origina em vários questionamentos, muitas questões sociais e políticas estão norteando essa ação, precisando ser considerada a atuação de forma legal, para que se tenha uma efetivação na aplicação desse projeto e um maior alcance no cunho quantitativo, sem deixar de ser considerado o qualitativo.

Muitas pesquisas norteiam esse questionamento quanto ao profissional social e sua atuação na rede educacional, buscando a responder quais são os prós e contras dessa realidade não tão distante de um século avançado em questão a inserção e igualdade social, onde se busca uma melhoria na qualidade de ensino considerando toda e qualquer influência, seja dentro ou fora da escola.

Através das diversas pesquisas podem-se observar as barreiras encontradas na atuação do assistente social junto ao corpo docente e os outros profissionais da educação, que em muitas vezes, ou até mesmo sua maioria não conhecem sobre o trabalho do assistente social e sua interferência no processo educacional, que não se restringe a um único indivíduo, mas a sua genealogia, focando sanar as evasões e/ ou não ingresso dos estudantes nas instituições de ensino.

É um direito de todo ser humano um ensino de qualidade, independente de sua cor, raça, religião, origem cultural ou até mesmo estatal. A maior dificuldade é ultrapassar as barreiras que surgem na caminhada do cidadão até a sua formação fundamental exigida, pois muitas divergências aparecem e que possivelmente, influenciam para a não conclusão do ensino, surgindo nesse momento à necessidade de uma equipe preparada para que haja um avanço efetivo do cidadão.

A reflexão sobre a atuação do Assistente Social nas escolas será proveniente de uma Pesquisa Bibliográfica, já que vários autores já fizeram levantamentos e apontamentos sobre o assunto, resaltando várias linhas de pensamento e influências sobre o tema.

2- JUSTIFICATIVA

          A inserção do Assistente social nas redes de ensino vem sendo instigada devido às modificações na legislação relativa aos últimos anos. Através dessas mudanças o ambiente educacional vem recebendo um apoio ao público escolar, através de diversos projetos, palestras e afins. Além disso, a presença do assistente social fica sendo essencial e ativa nas redes de ensino, contribuindo na transformação da realidade de diversos indivíduos, utilizando a avaliação socioeconômica para concessão de benefícios. Como dispõe a Lei 8.863/ 93.

Art. 4º. Constituem competências do Assistente Social: (...) XI – Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de beneficio e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades (BRASIL, 1993, p.13).

Refletir sobre a atuação do profissional da Assistência Social no ambiente escolar acarreta muitos entraves e quebra de paradigmas, mas é relevante para que se haja uma igualdade social e uma sociedade mais participativa. Nessa perspectiva o trabalho de pesquisa será realizado buscando as contribuições, funções e possíveis falhas na atuação do assistente social no ambiente educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com