TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade na Educação Infantil

Por:   •  2/9/2023  •  Monografia  •  6.237 Palavras (25 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

        

FACULDADE VALE DE MINAS

CAMILA TRINTINAGLIA

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO

Veranópolis

2023

[pic 2]

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO

Veranópolis

2023

TRINTINAGLIA, CAMILA. A Ludicidade na Educação Infantil e a Importância do Brincar para o Desenvolvimento. 2023. 40 páginas..[pic 3]

RESUMO

O presente trabalho fundamenta-se na importância da ludicidade e do brincar para o desenvolvimento global da criança, já que fazem parte da infância de qualquer criança, o ato de brincar é inato, essencial para a vida e é por meio do lúdico que ela exprime sentimentos, domina angústias, estabelece relações e aumenta as suas experiências. O trabalho tem como objetivo abordar á importância do brincar para o desenvolvimento da criança, buscando compreender porque os jogos, brinquedos e brincadeiras são subsídios eficazes na construção do conhecimento infantil através de estimulações necessárias na produção de sua aprendizagem. A partir do estudo das bibliografias de alguns teóricos como Freire, Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Ventura, dentre outros, direcionou a ideia de que, a ludicidade aliada á prática pedagógica, além de desenvolver a aprendizagem, se usada como ferramenta pelo educador torna suas aulas mais atraentes e dinâmicas. Portanto, surgiu uma proposta de trabalho voltada para educação lúdica, oportunizando a criança a própria construção do saber, de maneira prazerosa na qual ela produz a sua vivência transformando o real de acordo com seus desejos e interesses. Esse projeto será desenvolvido na educação infantil, onde serão oferecidas atividades lúdicas, e a avaliação respeitará o desenvolvimento de cada aluno. Esse tema sem dúvida é de grande importância, pois os profissionais que trabalham com crianças precisam compreender conhecer e agir de forma competente e correta buscando proporcionar sempre o melhor para seus alunos, principalmente nesta fase tão decisiva no desenvolvimento do indivíduo. Bom é brincar melhor é aprender brincando.

Palavras-chave: Brincar. Lúdico. Aprender. Desenvolvimento. Criança.

SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO        5

Revisão Bibliográfica        7

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino        22

3.1 Tema e linha de pesquisa        22

3.2 Justificativa        22

3.3 Problematização        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS        28

INTRODUÇÃO

A escolha do tema ‘’ A ludicidade na educação infantil e a importância  do brincar para o desenvolvimento’’ surgiu a partir de leituras e das práticas realizadas nos estágios, bem como da percepção de que as crianças estão cada vez mais descontentes com a aprendizagem e de que muitos educadores ainda consideram os jogos e o brinquedos somente como distração e entretenimento, não os utilizando como uma ferramenta pedagógica importantíssima  para o desenvolvimento cognitivo dos educandos.

Esse trabalho tem por finalidade refletir a importância das atividades lúdicas em sala de aula e conscientizar o educador de que os problemas referentes à aprendizagem estão relacionados muitas vezes às práticas educativas ou seja, aos métodos de ensino aplicados.

O brincar facilita aprendizagem, possibilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, além de estimular o raciocínio lógico, auxiliando no processo de construção do conhecimento. O brincar intensifica a percepção, que por sua vez direciona seu pensar de maneira cada vez mais equilibrada, favorecendo aprendizagem ao longo do seu crescimento.

Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança desenvolver sua sensibilidade, habilidade, criatividade e responsabilidade de se reconhecer como pessoa, além de aprender a socializar-se com outras crianças e adultos que a cercam.

E é durante as brincadeiras em grupo, que as crianças têm a possibilidade de enfrentar os desafios propostos em prol do equilíbrio nas relações sociais. Trata-se de uma aprendizagem para a vida adulta, já que é uma maneira delas aprenderem a lidar com as suas frustrações.

O objetivo principal deste projeto de ensino é analisar e compreender a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras, como ferramentas fundamentais na construção do conhecimento através de estimulações necessárias na produção de sua aprendizagem de forma significativa.

O trabalho foi baseado em alguns autores como: Ventura, Zanluchi, Moyler, Kishimoto, Frobel, Freud, Vygotsky e Piaget. Este estudo de pesquisa e revisão bibliografica procura compreender como o lúdico contribui para o desenvolvimento da criança. Já que, nos deixa claro a importância que a ludicidade vista de um modo geral traz, não só para a criança que aprende por meio dela, mas também para nós professores que a utilizamos como ferramenta pedagógica em nossas práticas.

Certos de que nos dias atuais é impossível se trabalhar sem os mecanismos lúdicos, em qualquer área de ensino, não apenas na educação infantil e séries iniciais, mas também nas séries finais. As aulas lúdicas se tornam atrativas e bem mais divertidas, assim a aprendizagem acontece de maneira prazerosa, tanto para os educandos como para os educadores, visto que a sala de aula é um lugar onde se trocam ensinamentos. Onde o professor ensina aprendendo e o aluno aprende ensinando.

É durante as atividades lúdicas que os educandos ampliam seus conhecimentos, curiosidade diante da vida, tendo ainda a função de desenvolver capacidades e resolver conflitos nos momentos das atividades. Uma vez que, a criança em seu aprendizado comunica-se através do lúdico sendo um aspecto fundamental para chegar ao desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo, afetivo e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (589.1 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com