TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA CINETÍFICA

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EAD

 

Adriana Luiza Passos Borges

Verônica Barreto da Costa

RESUMO SOBRE PERSPECTIVAS VIÁVEIS QUE CONTRIBUAM PARA O RETORNO ÀS AULAS, CASO A PANDEMIA PERDURE ATÉ DEZEMBRO DE 2020:  A Importância da Formação dos Professores para Utilização da NTIC.

Cocal– PI

2020

RESUMO SOBRE PERSPECTIVAS VIÁVEIS QUE CONTRIBUAM PARA O RETORNO ÀS AULAS, CASO A PANDEMIA PERDURE ATÉ DEZEMBRO DE 2020:  A Importância da Formação dos Professores para Utilização da NTIC.

Resumo apresentado como requisito de aquisição parcial de nota da disciplina Tutoria na Educação a Distância no curso  de Pós Graduação:  Formação De Professores Para EAD da Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba.  

Cocal/PI

2020

        O presente trabalho abordar tudo a dura realidade que assola o Brasil e o mundo em face ao momento de calamidade pública em virtude do NOVO CORANVÍRUS, que paralisou o nosso estado democrático de Direito, Brasil, bem como o mundo inteiro. E diante dessa real e caótica situação nos deparamos a mudança na maneira de estudar.

        Diante de tal cenário atípico, vivenciou-se a paralisação de toda a comunidade escolar, onde seus atores principais, que são os professores e alunos, tiveram que vivenciar uma forma diferente de ensinar e aprender. Houve a necessidade de uma reinvenção, para que a Educação não parasse.

         E dentro desse cenário, pairam ainda muitas incertezas diante do retorno às aulas presenciais. Será que haverá realmente possibilidade de um retorno físico das aulas, no sentido presencial com todos os protocolos de higiene e saúde nas escolas públicas e privadas?

         Seria realmente seguro o retorno ás aulas e tal retorno, não colocaria em risco a vida de milhões de criança e adolescentes estudantes, como também dos profissionais, em especial os professores, diante desse contato em conjunto no mesmo espaço físico? Dentro de tais questionamentos, analisa-se as perspectivas viáveis que podem contribuir para o retorno às aulas, caso a pandemia perdure até dezembro de 2020. É dentro dessas perspectivas, que se vislumbra a importância da Formação dos Professores para Utilização da NTIC.

        Assim, fica evidente a necessidade de se pensar em novas formas de educação, demonstrando a necessidade de ultrapassarmos à ideia de  que ela não seja apenas um mecanismo ou modalidade, mas significa uma real  possibilidade de ressignificação da educação. Nesse contexto, é importante evidenciar que tais inovações exigem uma mudança importante na atuação do professor e faz a necessidade de  formação específica nesse sentido.

        Dessa forma, na atualidade, falar em superação no contexto educacional, reinvenção em seu contexto de atuação, o professor, tem a missão de  superar tais  desafios educacionais que se deparam com as mudanças educacionais diante do contexto que a sociedade se encontra com o advindo do contexto de pandemia, e tais mecanismos de superação fazem –se por meio  dos avanços tecnológicos e consequentemente com a prática pedagógica para a inserção das tecnologias na prática docente

        É preciso também tornar evidente que: Os professores de hoje sabem que a tecnologia pode ser um instrumento colaborativo em sala de aula. Mas eles, em sua maioria, não nasceram numa época informatizada e digitalizada, em que celulares registram fotos e computadores podem ser portáteis. E estes mesmo educadores, que têm tanta dificuldade para manipular as novas tecnologias, na maior parte das vezes, não tiveram formação para isso.

         Muitas vezes, inclusive, em sala de aula, os alunos têm mais domínio dos meios digitais que seus mestres (Weber & Behrens, 2010, p. 264)”. Esta afirmação mostra que a formação continuada deve ampliar e propor experiências que direcione o trabalho pedagógico aliado a utilização das TICs para a inovação e o desenvolvimento de novas competências dos profissionais, na construção do aprendizado na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com