TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa e Prática Pedagógica D – Metodologia de Ensino

Através do estudo realizado pelo Projeto Integrador de Metodologias de Ensino, pode-se entender sobre muitas das formas do ensino na educação, e também observamos um grande avanço na educação.

O método mais utilizado foi o tradicional, que ainda hoje é bastante prestigiado, ele tem suas vantagens e desvantagens, uma das vantagens da maneira tradicional era os padrões seguidos para universalizar o individuo ao conhecimento, o professor propunha muitas atividades como cópias de textos, leituras individualizadas, decoração dos conteúdos, etc., entrando assim nas suas desvantagens, pois foi muito criticada dizendo que esta forma não ajudava o aluno a ser critico e pensante. Além de o tradicionalismo ser muito rigoroso, não havia interação do professor com o aluno, dentro da sala de aula o professor era tido como o único que possui o conhecimento, fora o forte clima de disciplina, ordem, silêncio, atenção e obediência aos valores tradicionalistas.

Já o método construtivista, tinha uma forma diferente de se ministrar uma aula, foi inspirado nas ideias de Jean Piaget, essa forma de ensino procura instigar a curiosidade para o aluno ser levado a encontrar respostas a partir de seus próprios conhecimentos e interação com a realidade e seus colegas.

A vantagem desse método é que faz com que os alunos sejam mais participativos e trás seus conhecimentos já firmados, faz com que o aluno seja mais questionador, trabalhe em equipe e o professor apenas direcione a aula e sua desvantagem é que às vezes o aluno tem dificuldade em se adaptar ao novo, mas mesmo assim quando se adapta, tem mais facilidade em aprender. E ainda essa forma acaba sendo mais trabalhosa para o professor preparar a aula e seus materiais que serão utilizados na sala de aula.

Ainda temos também o método de ensino que existe ainda hoje em cursos de formações para o trabalho, como por exemplo: “ETEC, SENAC E SENAI”. Essa forma trabalha com o sistema apostilado passado de passo a passo, como forma de verificação e a interação do professor de apenas transmitir ao aluno. Este método tem como principal objetivo apenas formar a mão de obra qualificada para áreas industriais, por tanto, a formação desse aluno não é de torná-lo um ser crítico e pensante, e sim apenas de transforma-lo em indivíduos qualificados para o mercado de trabalho.

E por ultimo temos o método de ensino construtivismo sócio-interacionista, é baseado nos pensamentos de Vygotsky onde o aluno trabalha dentro do seu próprio desenvolvimento crítico e criativo, usando atividade que exercitem o raciocínio. Sua desvantagem é de o aluno se adaptar ao método novo e esperar sua vez para falar e agir, e o professora tem muito trabalho para preparar a aula, e deve ter muito cuidado, pois o professor é o responsável pela transformação do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com