TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

A música está presente em nosso cotidiano desde a antiguidade e exerce grande influência nos indivíduos, pois sempre estará associada à cultura e as tradições de um povo e de sua época. Ao longo do tempo essas preferências musicais podem se alterar devido ao desenvolvimento tecnológico e grande influência que os meios de comunicação têm na sociedade.

Será utilizado o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), que serve de subsídio para os professores e que apresentam objetivos e métodos que podem ser seguidos para melhorar o desenvolvimento de seu trabalho.

Sendo uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, a música pode auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar como a musicalidade está sendo utilizada no espaço escolar e quais suas contribuições para a aprendizagem das crianças de até cinco anos de idade, identificando músicas que contenham letras pertinentes aos conteúdos cognitivos aplicados em sala de aulas.

A escolha pelo referido tema justifica-se pela compreensão de que o tema trará substancial contribuição na formação acadêmica no que diz respeito aos conceitos e aspectos relevantes quanto ao processo de ensino e aprendizagem com a utilização da musicalidade no ensino de crianças da educação infantil.

Este estudo traz informações pertinentes que contribuem para que a sociedade conheça um pouco mais sobre as questões da musicalidade.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Considerando o panorama atual da Educação Infantil no Brasil, é necessário que seja considerado o processo histórico que influenciou sua implantação, funcionamento e as mudanças que ocorreram com o passar dos anos nas creches e pré-escolas a disposição da população.

A lei que regulamentou essa etapa de ensino no país, ficou estipulada pela LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) sob o numero 9.396/96, a educação infantil enquanto primeira etapa que deve ser estudada pela criança, a compreensão dos avanços e de como ocorreu esse processo é muito importante para o docente que pretende ou já atua na Educação Infantil, afinal para entender a demanda e a especificidades do público dessa modalidade, precisa antes de tudo, é preciso entender suas prioridades não apenas no tempo presente, mas no que levou as características atuais, sejam negativamente ou positivamente ( BRASIL,1988).

O RCENEI (1998) assegura que um dos motivos que influenciou a expansão da oferta dessa primeira etapa no país, foi o modo de vida e organização de vida da sociedade, ou seja, o aumento da população nas cidades foi um dos pontos que propiciou o desenvolvimento, contudo, a mudança inicial do papel da mulher na sociedade, foi um grande marco.

O papel da mulher na sociedade passou por grandes mudanças, de forma lenta e conflitante, mas pouco a pouco a visão e posição da mulher enquanto mantenedora do lar passou a ser transformada, levando muitas mulheres a saírem da organização da casa e dos filhos para o trabalho fora, ou seja, a mulher assumiu um papel semelhante a do sexo masculino, o que arremete a um questionamento eminente: com quem ficam as crianças?

Dessa forma, quando a mulher ingressou no mercado de trabalho, a estrutura das famílias e seu modo de vida, foram alterados, o que embora tenha representado um choque para a época, século XIX, mas necessariamente, foi um dos grandes contribuintes para a sensibilização da sociedade para oferta de ensino e valorização do que representa essa etapa para as crianças de 0 a 6 anos de idade. Contudo, atualmente o público ao qual se destina a educação infantil, teve uma mudança, de modo que atualmente ao publico infantil compreende a faixa etária de idade até os 04 anos de idade. (BRASIL, 1998).

Todos esses fatores levaram como manda a lei, a oferta de Educação Infantil como obrigação do Estado e não mais da família do ponto de vista legal o RCNEI afirma que esse direito e dever é garantido pela Constituição Federal de 1988, o que obriga o oferecimento de atendimento as crianças através de Creches e pré-escolas como direito previsto no artigo 108, inciso IV, também reforçado pela ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), o que significa dizer que o que é estipulado em lei foi cumprido, mas legalmente, houve amparo a essa etapa de ensino. (BRASIL, 1998).

A educação infantil como foco desse estudo e como produto relacionado a musicalidade possibilitou discussões indispensáveis para a compreensão de como a música, ritmo, movimento e expressão corporal podem ser proposto em salas de aulas. Ressalta-se, portanto, que a música enquanto instrumento de ensino aprendizagem pode contribuir com o professor da educação infantil para promover um ensino que preze o desenvolvimento cognitivo, social emocional, além de diversas outras habilidades necessárias á criança. (BRASIL, 2009).

Dessa forma, nota-se que o foco da educação infantil não se restringe somente ao trabalho docente para desenvolver a inteligência, mas também seu desenvolvimento enquanto ser social, e ainda suas emoções no espaço escolar.

2.2 A MUSICA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL.

Os PCN’s em abordagem a “Música” em quanto tema transversal (1997) relata sua presença na vida do ser humano, em diferentes formas, além de indicar sua contribuição para o desenvolvimento do sujeito, a música sempre esteve acoplado à cultura dos povos desde as primeiras civilizações, até os dias atuais.

A musica era usada como forma de expressão em rituais dos povos antigos como casamento, batizado entre outras ocasiões formais a cultura de um povo, o artigo 58 da ECA releva o respeito aos valores culturais dos indivíduos, assim como suas concepções artísticas e sua história, ou seja, a identidade do ser, suas peculiaridades. É garantida de forma clara a liberdade para aquisição e ascensão de fontes de cultura, destacando este como um direito garantido por lei. (BRASIL, 1990).

A música pode ser definida como demonstração que possibilita ao ser humano manifestar as diversas emoções, sentimentos e desejos. Com a musica é possível desenvolver sua musicalidade desde os primeiros anos de vida, mesmo antes do seu nascimento, os bebes já tem contato com o movimento, com diferentes sons, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com