TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática na Educação

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Matemática na Educação 1 - 2018.2

Prof: Rosana de Oliveira

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – Entrega pela plataforma: até 18/08/2018

AD1 – Aulas 1 a 6

Nome: Joyce Elzira de Araújo

Matrícula: 18112080180    

Polo: Paracambi

OBS: Todas as questões devem apresentar resolução.

Questão 1                                                                                         (2,0)

Pesquise sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. Quais são as temáticas e em 5 linhas caracterize cada uma das temáticas.

R.: A BNCC propõe cinco unidades temáticas, são elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

 Números: Ampliar e construir novos significados para os números e as operações; resolver situações-problema que envolvam os vários tipos de números e operações; identificar e utilizar diferentes representações para esses números; utilizar vários procedimentos de cálculos: mental, estimativas, arredondamentos e algoritmos.

Álgebra: Procurar generalizar propriedades das operações aritméticas, traduzir situações-problema na linguagem matemática; generalizar regularidades; traduzir tabelas e gráficos em leis matemáticas que relacionem duas variáveis dependentes; interpretar expressões algébricas, igualdades e desigualdades e resolver equações, inequações e sistemas.

Geometria: Trabalhar as figuras espaciais ou tridimensionais, as figuras plana ou bidimensionais e os contornos de figuras planas ou unidimensionais; construir representações planas das figuras espaciais sob diferentes pontos de vista; compondo, decompor, ampliar e reduzir figuras geométricas planas; localizar pontos no plano cartesiano; verificar o que varia e o que não varia em uma transformação geométrica levando os conceitos de congruência e semelhança.

Grandezas e medidas: Ampliar e aprofundar o conceito de medida de uma grandeza; utilizar unidades adequadas de medidas em cada situação e resolver situações-problema que envolvam grandezas e medidas; utilizar vários instrumentos de medidas; reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil.

Probabilidade e estatística: Coletar, organizar e analisar informações; elaborar tabelas, construir e interpretar gráficos; desenvolver a ideia de chance e de sua medida (probabilidade); resolver situações-problema que envolvem dados estatísticos, compreender o conceito de probabilidades; conhecer todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.

Questão 2                                                                                         (2,0)

Utilize o desenho a seguir e elabore três perguntas que explorem o conceito de localização.

[pic 2]

R.:

Pergunta Nº 1: Qual é o assento que está localizado na quarta fileira horizontal que seja múltiplo de 6?

Pergunta Nº 2:  Davi está sentado no assento 17 e Lucas está sentado a direita de Davi. Qual o número do assento de Lucas?

Pergunta Nº 3: Qual é o número do assento que está localizado na segunda fileira horizontal e na quarta fileira vertical?

Questão 3                                                                                         (2,0)

Descubra os valores do círculo e do triângulo na operação abaixo. Explique sua estratégia.

[pic 3]

[pic 4]

R.: Círculo= 6                                                  

      Triângulo= 8

Sabendo que os símbolos iguais possuem o mesmo valor absoluto, pensei em números que somados dessem a unidade igual a 4, logo, não pude descartar a possibilidade do reagrupamento. Por fim, houve tentativas até chegar ao resultado solicitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (328.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com