TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Monstra de Plano de Aula

Por:   •  29/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

Professora: Kedmar Schumacher de Araújo Nicolini

Turma: 3° Ano

Tempo de Aula: 4 aula (3h e 10min)

Disciplina: Geografia

Objetivos

  • Geral

Espera-se que ao final da aula os alunos sejam capazes de conhecerem e identificarem sobre o significado de bairro e sua função social.

  • Específicos

- Apresentar de forma geral as características que classificam os bairros que compõem as cidades, bairro residencial, comercial, industrial, de zona rural ou urbana;

- Apresentar competências para observação, apreciação interpretação e reflexão das características de bairro, por exemplo, tipos de construção e benfeitorias públicas;

- Experimentar o processo de montagem de painel por meio de colagem de imagens que representam a composição estrutural de bairros de uma cidade (fictícia)

Conteúdo

Bairro: lugar para viver

  • O que é um bairro
  • A localização dos bairros
  • Bairros residências, comerciais e Industriais

Metodologia

A aula será iniciada com a apresentação/exposição de uma imagem representando uma cidade com seus diversos bairros, afim de possibilitar a observação e reflexão dos alunos acerca do que é um bairro, seu significado, bem como para que existem os bairros. Durante esse momento o(a) professor(a) fará intervenções que incentivarão os alunos alcançarem os objetivos da aula.

Após a incentivação os alunos serão convidados a fazerem um texto relatando sobre o bairro onde vivem, identificando o nome do bairro, a cidade e, os tipos de ruas, construções e benfeitorias públicas como escola, praças, lojas, supermercados etc. No relato cada aluno deverá contar suas vivências cotidianas, momentos de lazer, socialização.

Cada aluno receberá uma atividade com a ilustração de um bairro (residencial, comercial, industrial, urbano, rural) com questões que demandam a observação e reflexão sobre as características de cada um. Depois que todos tiverem feito sua atividade o(a) professor(a) irá expor no quadro as mesmas ilustrações e com a turma fazer as devidas inferências das características de cada tipo de bairro, sempre estimulando a linguagem oral , observação e reflexão dos alunos sobre o tema afim de sistematizar e dialogar em grupo o conteúdo apreendido.

Por fim a turma confeccionará coletivamente um painel representando uma cidade fictícia onde serão coladas imagens/ilustrações de aparatos que compõem os bairros dessa cidade, como ruas, praças, escolas, lojas, etc., cada um de acordo com a representatividade classificatória do bairro (residencial, comercial, industrial, urbano, rural).

 

Recursos

- Imagem ilustrativa de bairros de uma cidade;

- Pincel para quadro branco;

- Folha pautada;

- Lápis;

- Borracha;

- Atividade impressa;

- Papel cenário;

- Fita adesiva;

- Recortes de revista e jornal, imagens;

- Cola.

Avaliação

A avaliação qualitativa se dará durante o processo da aula, com a observação e reflexão do (a) professor (a) às respostas dos alunos aos estímulos da atividade, em vários aspectos, desde a linguagem oral, a interação entre pares e com o professor, a capacidade de se expressar, bem como as competências de observação, reflexão, interpretação e escrita da criança.

Referências

RAMA, Angela, PAULA, Marcelo.Projeto prosa- Geografia Ensino Fundamental 3° Ano. 1° ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 10-20.

ATIVIDADE

“ Os bairros são espaços onde as pessoas moram, estudam, trabalham, se divertem e convivem umas com as outras. Neles as ruas, avenidas e construções como casas, prédios e estabelecimentos comerciais. A sua moradia e sua escola estão localizada em um bairro. ” (Rama e Paula, 2008)

[pic 1]

Observe a imagem acima e responda em uma folha as questões seguintes:

  1. O bairro representado acima é um bairro industrial e tem algumas características bem específicas. Descreva a paisagem desse bairro, ruas, construções, etc.?
  2. Nos bairros as pessoas desenvolvem várias atividades. O que você acha que as pessoas fazem quando estão nesse bairro?

ATIVIDADE

“ Os bairros são espaços onde as pessoas moram, estudam, trabalham, se divertem e convivem umas com as outras. Neles as ruas, avenidas e construções como casas, prédios e estabelecimentos comerciais. A sua moradia e sua escola estão localizada em um bairro. ” (Rama e Paula, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (711 Kb)   docx (591.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com