TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA

Por:   •  2/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.307 Palavras (22 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 22

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: A música na aprendizagem de crianças Autista: Um estudo de caso.

Autor (a): Ana Carolina Corrêa De Oliveira

Orientador (a): Profa. Dra. Íris Maria Ribeiro Rocha

Área de Concentração: Pedagogia, Educação Infantil.

Instituição envolvida: Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Período de execução: 6 (seis) meses

2 INTRODUÇÃO

Sabe-se que a aprendizagem de forma geral, se dá de forma contínua e processual, independente do discente, existem dificuldades e barreiras a serem superadas durante no ano letivo, e toda sua trajetória escolar. “O nível de desenvolvimento da aprendizagem do autista geralmente é lento e gradativo, portanto, caberá ao professor adequar o seu sistema de comunicação a cada aluno”. (SANTOS, 2008, p 30).

Tem-se um grande desafio, quando nos é posto um aluno em sala de aula regular uma criança diagnosticada com autismo. Segundo o Dr. Clay Brites: “O autismo um transtorno do desenvolvimento que leva a um comprometimento global na: Interação social, no comportamento repetitivo e restrito e problemas de comunicação social”. Sendo a taxa de incidência maior no sexo masculino.

Há uma necessidade crescente de possibilitar a identificação precoce desse quadro clínico para que crianças com TEA possam ter acesso a ações e programas de intervenção o quanto antes. Sabe-se que manifestações do quadro sintomatológico devem estar presentes até os três anos de idade da criança, fator que favorece o diagnóstico precoce. (BRASIL, 2013)

Os estudiosos Kanner (1943) e Hans Asperger, (1944) em suas descrições, sobre o autismo, reconheceram que haviam similaridade em suas pesquisas no campo do relacionamento interpessoal e na comunicação. Suas primeiras publicações nortearam grandes estudos.

Kanner (1943) “O distúrbio fundamental mais surpreendente, 'patognômico', é a incapacidade dessas crianças de estabelecer relações de maneira normal com as pessoas e situações desde o princípio de suas vidas”, (KANNER p. 242 apud BAPTISTA p. 22). Outra característica observada foi a fala “Por vezes eram repetidas imediatamente, após ouvidas (ecolalia imediata), outras, posteriormente (ecolalia deferida); pronomes pessoais repetidos exatamente como eram ouvidos, portanto falando de si mesmo na terceira pessoa (pronome reverso). (KANNER apud BAPTISTA, P. 23). Entre outras dificuldades, aponta-se a dificuldade motora global, observada uma surpreendente habilidade a coordenação motora fina, um exemplo foi a habilidade de girar objetos circulares, evidenciando assim, esta habilidade. Porém, o que mais chamava a atenção de Kanner na distinção da criança autista era a insistência na forma de rotina que a criança leva a vida, levando-o a uma limitação de atividades cotidianas que poderiam ser mais variadas, ou seja, mais atrativas. Ele considerava isso uma característica-chave pro autismo.

Asperger(1944) tem uma visão mais larga com outras observações sobre o autismo, a definição feita por ele era chamada de “psicopatia autista”, incluía casos outros casos que passavam de severo a normalidade. O termo Síndrome de Asperger é normalmente utilizado para crianças autistas apenas parcialmente afetadas, ou seja, autismo de alto desempenho, com crianças de inteligência normal e altamente verbais.

Tanto Kanner quanto Asperger utilizaram do termo “autismo” (Inicialmente na forma de adjetivo – distúrbio autístico do contato afetivo para Kanner e psicopatia autística para Asperger, e mais tarde na de substantivo – autismo infantil precoce). (KANNER, 1944 apud BAPTISTA, P.26).

Faz-se valer a pena ressaltar que, seja qual for a sistema de classificação ou base teórica, a criança com autismo apresentará déficits no relacionamento interpessoal, Comunicação/Linguagem e no comportamento “estranho” estereotipado, constatando-se ai, quão importantes e necessárias foram às contribuições dadas por estes estudiosos, dentre outros que existiram nos estudos de criança com transtorno do espectro autista.

[…] a projeção que fazemos sobre eles de alguns traços do funcionamento mental de nossa cultura e nosso tempo. Graças a essas projeções, passamos a narrar o mundo dos autistas como cruel, absolutamente individualista, sem semelhantes. Um mundo em que a criança só conta consiga mesma, ate o terror que representa o encontro com o outro, um verdadeiro estranho. (LÓPEZ, 2016 p. 25)

Entretanto, estudos comprovam o que os profissionais diretamente ligados a essas crianças já sabem: nem todos os autistas rejeitam o afeto, o contato ou se isolam totalmente. (TREVARTHEN,1996 apud BAPTISTA, p. 34 2002) ao contrário, alguns demonstram muito afetividade, carinho até mesmo uma forma “pegajosa” segundo os pais e professores. Desenvolvem uma relação de apego, (mostra-se um sentimento de medo ao ver os pais indo embora, buscam atenção quando se machucam, e em situação de perigo), (CAPPS, SIGMAN; MUNDY,1994 apud BAPTISTA, p. 34 2002).

O ser humano interagi entre si e o ambiente, valendo-se da fala, da escrita e da linguagem musical. Seres humanos estão o tempo inteiro a interagir com os diversos tipos de sons. Desta forma, a música pode ser utilizada para estimular; tanto o comportamento, a criatividade, a socialização, que é a área mais afetada do autista, promove uma melhor aprendizagem, ajuda a criança a superar as barreiras que lhe imposta pela sua patologia. “Eu sou diferente, mas não sou inferior” (Temple Grandin, 2010).

A música é muito atrativa para criança, sendo ela considerada “normal” ou diagnosticada autista, pois é algo que a permite fazer diversas coisas como: correr, dançar, pular, e etc. Sendo assim, algo lúdico, tornando assim um valioso instrumento para a aprendizagem de forma geral, em especial aos autistas. A música em si, traz com ela alguns estímulos: a motivação, movimentação, concentração, socialização, refletindo assim de forma eficaz, pois a criança aprende de forma divertida, e ainda facilita a integração no meio com outras crianças.

A utilização da música como recurso didático para as demais áreas do conhecimento, trabalho e expressão, tem como finalidade criar no aluno especial uma percepção em relação a realidade humana/social, despertando neste o interesse pelo conteúdo. (DALBEN,1991,P.17)

Assim, o presente trabalho busca analisar os benefícios que utilização da música como recurso para promover com eficácia o aprendizado em sala de aula. O tema escolhido para apresentação deste projeto é: A música na aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista, um estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com