TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O aluno com transtorno do espectro autista: inclusão escolar e desafios

Por:   •  28/1/2017  •  Artigo  •  5.607 Palavras (23 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 23

O aluno com transtorno do espectro autista: inclusão escolar e desafios

Aline Tais da SILVA[1]

Letícia Helena de Souza SILVA[2]

Aparecida Helena Ferreira HACHIMINE[3]

Resumo: Tem havido um crescente aumento da inclusão de alunos público-alvo da educação especial nas escolas. Esse tema é importante para profissionais da área da educação que visam aprofundar conhecimentos no campo da educação especial. O objetivo do presente estudo é compreender como estimular uma criança autista na Educação Infantil e a sua aprendizagem a partir das estimulações. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Autismo se caracteriza por desvios qualitativos na comunicação e interação social. Visto que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, é importante que a criança com TEA também passe por ela, assim, o investimento na formação de professores é um caminho fundamental para que a vida social e familiar dessa criança seja melhorada. Devido à carência da formação inicial e continuada de profissionais, pouco se sabe sobre o desenvolvimento das crianças com TEA. Assim, esse tema tem sido relevante para estudo e para pedagogos que gostariam de conhecer a respeito do assunto.

Palavras-chave: Educação. Autista. Inclusão. Formação. Docente.

The student with autistic spectrum disorder: school inclusion and challenges

Aline Tais da SILVA

Letícia Helena de Souza SILVA

Aparecida Helena Ferreira HACHIMINE

Abstract: With the arrival of students target audience of special education, was increased the inclusion in schools the theme was important for education professionals who seek to deepen their knowledge in special education, and with the autistic students. The objective of this study was to understand how to stimulate an autistic child in Early Childhood Education, and learning from stimulations. The methodology used for elaboration of this article was bibliographic research. The autism is characterized by qualitative deviations in communication, and social interaction. Since Early Childhood Education is the first stage of Basic Education is important that the child with ASD also pass through it, so the investment in teacher training is a fundamental way for social and family life be improved. Due to lack of initial and continuing training, little is known about its development, the topic was relevant to study and educators who would like to know about the subject.

KeywordsEducation. Autism. Inclusion. Training. Teacher.

1. INTRODUÇÃO

Tendo em vista os alunos público-alvo da educação especial e o crescente aumento de sua inclusão nas escolas regulares, este estudo é de importância para os profissionais da área da educação que visam aprofundar seus conhecimentos na área da educação especial e, mais especificamente, com os alunos que têm autismo.

Devido à carência da formação inicial e a dificuldade para a formação continuada, pouco ainda se sabe sobre o desenvolvimento da criança autista na Educação Infantil, por esse motivo, o tema é relevante para estudo e também para pedagogos que gostariam de conhecer mais a respeito do assunto em questão.

Sabe-se que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, e o que nos instiga é entender como se dá o desenvolvimento da criança autista na educação infantil. Muitos dos professores não sabem como estimulá-los e, de acordo com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2011), há estudos sobre a identificação precoce dos sinais para a identificação do TEA (Transtorno do Espectro Autista), por isso, quanto antes o diagnóstico e o tratamento forem iniciados, melhores serão os resultados (SÃO PAULO, 2013).  

A possibilidade para se realizar uma pesquisa sobre o tema proposto é favorável, visto que há um grande número de materiais disponíveis.

Este tema nos desperta para um novo olhar diante das crianças que passam por um longo caminho até serem diagnosticadas, tendo em vista que, muitas vezes, os professores apresentam dificuldades em identificá-las e, quando conseguem, não sabem como trabalhar e quais os estímulos corretos.

O objetivo geral desta pesquisa é compreender como estimular uma criança com autismo na Educação Infantil e como se dá o processo de aprendizagem dela a partir das estimulações feitas pelo professor. Deseja-se entender em que nível uma criança com autismo é capaz de aprender; discutir se ela, quando incluída na Educação Infantil, se desenvolve melhor e destacar quais contribuições do pedagogo são importantes para o seu processo de inclusão e desenvolvimento.

A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de livros impressos e digitais, documentos oficiais do Ministério da Educação e artigos científicos disponíveis em sites confiáveis.

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas. As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas. (GIL, 2002, p. 44).

Nesse sentido, esta pesquisa bibliográfica se encontra fundamentada teoricamente a partir das contribuições de autores renomados na área da Educação Especial que abordam o tema, tais como: Mello (2007), Belsário Filho (2010) e São Paulo (2005, 2013).

O trabalho está dividido em três tópicos: Transtorno do Espectro Autista: definição e caracterização; A Inclusão do Aluno com TEA na Educação Infantil; e Os Desafios do Professor na Inclusão do Aluno com TEA.

2. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

Segundo Mello (2007, p. 11):

Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

A criança autista apresenta várias características estereotipadas, como o contato visual, gestos, falta de interação com as pessoas, estresse, entre outros. O grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) varia muito de criança para criança, uns são mais leves e outros são mais agravados (MELLO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (512.3 Kb)   docx (495.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com