TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mão na Massa

Por:   •  12/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho: FP087 – Fatores da aprendizagem

Nomes e sobrenomes dos estudantes

*Elienai Miguel do Nascimento   BRFMME5423038

* Elisa Marqueti  BRFPMME3066835

* Eloíza Menezes   BRFPMME4478198

* Marcus Vinicius Soares da Costa BRFPMME5275200

Grupo: 2023-06-21

Data: 25.10.2023

Indice

           1  Introdução,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, 01

     2  Planificação do trabalho pedagógico ...............................................  02

     3  Desenvolvimento da proposta  .......................................................... 03

     4  Dialogando com os saberes/ Fatores da Aprendizagem.................. 04

           5   Aprendizagem e principais teorias.....................................................05

           6   Conclusão.............................................................................................06

           7  Bibliografia............................................................................................ 07  

           

                                              Mão na Massa

1 Introdução.

Aprender a aprender, aprender a fazer, nesta premissa e dialogando com os autores da disciplina “Fatores da Aprendizagem”, pensamos numa proposta pedagógica embasada na teoria da aprendizagem na Era Digital. A tarefa de desenvolver processos de automação exige combinação de conhecimento em diversas áreas, o que nos dá a oportunidade de aplicação no contexto escolar de forma interdisciplinar. Uma notável característica do conectivismo está relacionada ao fator produtividade de conhecimento, oportunizando trabalhos em grupo no desenvolvimento de aprendizagens. Outros fatores segundo Sobrino (2014) a teoría da aprendizagem conectivista é definida por princípios: A aprendizagem é um processo de conexão especialidade de nós ou fontes de informação/A aprendizagem e o conhecimento está baseados na diversidade de opiniões/ A capacidade de saber mais é superior ao que é atualmente conhecido/ Alimentar e manter conexões é necessário para facilitar a aprendizagem continua/ A habilidade para identificar conexões entre áreas, ideias e conceitos é essencial/ A tomada de decisões é um processo de aprendizagem em si/ Selecionar o que aprender e o significado da informação recebida é visto através das lentes de uma realidade em mudanças. E ainda vale acrescentar segundo Zapata-Ros (2015) características que são exclusivas da aprendizagem: permite atribuir significado ao conhecimento e permite atribuir valor ao conhecimento. Neste contexto apresentamos a planificação da proposta pedagógica.

2   Planificação do trabalho pedagógico.

 Nosso plano de trabalho pedagógico tem como objetivo atribuir significado e valor a construção conhecimento. Além do significado e valor significativo na aprendizagem objetivando também o processo na construção do conhecimento e de apropriar as formas variadas de aprender. De acordo com os objetivos acima apresentados a nossa proposta da atividade a ser desenvolvida pelos estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública.  

Passo 01 – Apresentação da Proposta – Construção de um robô com lego envolvendo planejamento/fazer o projeto/pesquisa/ noções de química e física, mecânica e eletrônica.

Objetivo desta prática pedagógica. Usar o pensamento computacional, a informática pedagógica e a robótica aplicada à educação.

Material concreto: Lego/ Um conjunto de lego por dupla. O trabalho será desenvolvido em dupla. Aquele Lego que vocês  estudantes brincavam quando tinham quatro a cinco anos de idade e montavam vários brinquedos como carros, barcos, casas entre outros brinquedos.

Material Impresso sobre o conteúdo que trabalhamos no quinto ano do ensino fundamental no projeto “Pequenos Cientistas”.

* Formação das duplas.

 * Leituras do assunto proposto

* Apresentação dos sites de pesquisa

* Relembrar e Fixar o conteúdo – Noções de Geometria. Logaritmos. Leituras sobre Química e Física. Pesquisas sobre mecânica e Eletrônica.

* Agendamento das aulas de informática/robótica com as duplas

* Tirar as dúvidas que surgiram com os estudantes durante a aula e próximos encontros

* Combinados sobre as datas de entrega do trabalho.

* Avaliação processual e autoavaliação.

                                                          Critérios avaliativos.

Critérios Avaliativos.

Relatório da pesquisa

3 Pontos

Apresentação do  robô

2 Pontos

Relato da experiência

2 Pontos

Avaliação objetiva

3 Pontos -10 Questões

                                                                 * Rubrica

3  Desenvolvimento da proposta.

 Nossa pré-apresentação do trabalho a ser desenvolvido, faremos uma prévia leitura e discussão sobre nossas atividades realizadas no quinto ano do “projeto pequenas cientistas” que proporcionou e condicionou a construção de sólidos conhecimentos por explorar a diversidade de competências do ser humano, que perpassa pelo saber fazer e saber viver juntos. Destacamos aqui Jean Piaget (1896-1980) que defende a aprendizagem evolutiva,

A aprendizagem é uma reestruturação de estruturas cognitivas, As pessoas assimilam o que estão aprendendo interpretando-as de acordo com o prisma  dos conhecimentos  prévios  que tem em suas  estruturas cognitivas  Desta maneira, se consegue manter, ampliar,e modificar a estrutura cognitiva,. FUNIBER, pg.8 ( 2023)

 Assim pelos conhecimentos prévios que já foram construídos a proposta desta nossa aula e nas próximas é a montagem de um robô com as peças de lego que cada estudante trouxe. Caso há necessidade de algum material que venha a faltar para construção do seu robô, encontraremos material na sala de robótica. Nosso ambiente para a realização deste trabalho planejado será a sala de informática e a sala da robótica que está  agendado com os professores  Em cada término de aula faremos uma analise sobre o andamento e as dificuldades, se surgiram, e o que está dando certo e o que precisamos buscar para continuar nosso projeto na aula seguinte, A avaliação deverá acontecer com a apresentação dos robôs e de um relatório feito por cada dupla de estudantes. Como sugestão para o relatório os estudantes podem responder as questões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com