TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEUROCIÊNCIA RHEMA EDUCAÇÃO

Por:   •  15/8/2022  •  Artigo  •  5.161 Palavras (21 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

                                                                                                

MARIUSA MADALENA PEREIRA

PORTFÓLIO DE ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA DE “ASPECTOS MOTIVACIONAIS, CRIATIVIDADE, E INOVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR”

Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação Pedagógica da Faculdade Rhema Educação.

DOURADOS/MS

2021

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como objetivo analisar e descrever a importância da motivação para promover a criatividade e inovação no ambiente escolar. Sendo que esses dois conceitos “criatividade” e “inovação” são interligados, pois a criatividade leva a inovação, assim como é impossível inovar sem ter potencial criativo.

Para compreender a importância da motivação é necessário antes entender o seu conceito, a motivação pode ser entendida como o motivo que leva o indivíduo a agir. A motivação é provavelmente o fator mais importante para melhorar o aprendizado.

Os processos motivacionais têm sido objeto de pesquisas no campo da educação por ser considerado um dos facilitadores da aprendizagem, o professor faz parte desse processo e da dinâmica da escola como mediador em sala de aula. A motivação não é apenas uma qualidade que vem do aluno, ela deve estar presente também nos educadores, no ambiente em que está inserido e também na equipe escolar. O professor deve motivar os alunos a gestão deve motivar os profissionais, ou seja um  motiva o outro para ter uma boa convivência e espaço fértil para o florescimento das ideias.

Criatividade refere-se ao ato criar, inovar é reinventar ou melhorar o que já existe. Pode ser entendida como a capacidade de imaginar situações originais ou de criar soluções para problemas específicos inerentes a cada indivíduo, a criatividade é um impulso natural e recorrente que pode e deve ser estimulado na escola. O pensamento criativo tem a ver com intuição, emoções e habilidades práticas.

A inovação surge com ideias, processos, ferramentas ou serviços. A ideia de inovação não deve, no entanto, estar relacionada apenas a inventar novos produtos, serviços ou tecnologias, mas também ressignificar um método de organização do trabalho docente. A inovação na educação pode ser vista como causadora de mudanças nos sistemas educacionais em todo o mundo e está relacionada à adoção pelas instituições de ensino de novos serviços, tecnologias, processos, competências que levem a melhor aprendizagem, equidade e eficiência.

  1. OBJETIVO
  • Compreender qual a importância da motivação dos profissionais envolvidos para a criatividade na educação;
  • Oportunizar ao professor o desejo de conhecer diferentes formas e recursos para melhorar o ensino e promover aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas;
  • Dinamizar o ensino, buscando inserir as novas tecnologias no âmbito escolar;
  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Conceitos de criatividade e inovação

Entende-se que a criatividade existe em todas as pessoas porque é uma virtude inerente ao ser humano. Então a criatividade está relacionada a vários aspectos, mas é compreendida como uma habilidade distinta e independente que têm os humanos dotados do mínimo de inteligência que possuem e podem desenvolver. É importante enfatizar o papel da criatividade como um facilitador da educação igual, um fator importante para desenvolver uma sociedade mais justa. Além da motivação, existem dois outros elementos que influenciam criatividade no ambiente de trabalho: emoções e percepções (MICHELOTTO, 2018).

Para Quadros (2014), quando um profissional da educação mostra que gosta do que está fazendo, que está na profissão desejada, isso transparece em suas ações e sua motivação para realizar suas tarefas, uma forma de estimular e aprimorar as habilidades criativas, os educadores devem se desprender dos recursos e atividades tradicionais e ultrapassados, que são extremamente repetitivos, como é o caso da memorização do conteúdo decorar conceitos e a tabuada, por exemplo, sem incentivar sua criatividade e imaginação, pois isso é limitar o processo educativo e fragmentá-lo impedindo que os alunos e todas as pessoas envolvidas limitem suas ideias e potencial criativo.

Na escola, o professor é apontado como a pessoa mais importante na construção de um clima propício à criatividade em sala de aula e pode contribuir para a criação de um ambiente resistente à expressão da criatividade, se seus métodos forem rígidos e ultrapassados. Vários autores enfatizam a importância da conscientização dos professores sobre o papel que desempenham em relação aos alunos, sobre a necessidade de ser facilitadores de aprendizagem e estimuladores do potencial criativo.

O conceito de educação inovadora relaciona-se a como as escolas podem se reinventar para acompanhar as mudanças no comportamento e no aprendizado dos alunos. As novas gerações nascem cada vez mais conectadas e têm acesso mais fácil a diversos tipos de dispositivos tecnológicos, o que faz com que consumam enormes quantidades de informação todos os dias, desejam expressar suas opiniões e ser ouvidas, e buscar autonomia em suas ações.

Escolas inovadoras são aquelas instituições que não olham apenas para as habilidades de memorização dos alunos ou o nível de raciocínio lógico. Essas instituições atentam para outras inteligências, incluindo aspectos sociais, comportamentais, esportivos, emocionais, artísticos e tudo o mais que inclui o ambiente em que o aluno está inserido.

  1. Criatividade e inovação no ambiente escolar com as tecnologias digitais

É importante considerar que a tecnologia faz parte do contexto atual e deve ser reinserida no trabalho pedagógico da escola, pois além de ser uma ferramenta técnica é uma oportunidade didática para trabalhar em sala de aula conteúdos mais atrativos e interessantes.

Há décadas o uso das tecnologias digitais vem sendo encorajado como recurso pedagógico em sala de aula, contudo, a escola ainda se encontrava apegada à velha metodologia de transmissão do conhecimento. Porém, a sociedade atual e informatizada chega a um ponto em que as informações estão disponíveis a um clique para que todos possam acessar, de modo que trabalhar a metodologia tradicional não é mais uma alternativa tão viável para atrair e reter a atenção de crianças e jovens para conteúdos disciplinares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com