TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEUROPSICOPEDAGOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  21/4/2021  •  Artigo  •  3.109 Palavras (13 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

FRANCISCO DE ASSIS SABINO

A NEUROPSICOPEDAGOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Neuropsicopedagogia Clínica.

UBERABA

2021

A NEUROPSICOPEDAGOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

[1]Francisco de Assis Sabino 

Declaro que sou autor (a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- O presente artigo resulta de uma revisão de literatura realizada a partir dos estudos abordados na Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Faveni, sobre a importância  da Neuropsicopedagogia no cotidiano escolar da educação básica como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento das potencialidades da criança típica e atípica, através de pesquisas de teóricos como Jean Piaget e Vygotsky procuramos direcionar que o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. A maneira como uma criança brinca, reflete sua forma de pensar e agir. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória; para tanto, é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas e, não obstante, essencial não esquecer que, se a criança brinca espontaneamente, a atuação dos educadores deve ser bem planejada, orientada e responsável, já que neste momento a brincadeira é o que tem de mais sério no cotidiano da criança.

Palavras-chave:  Criança. Ludicidade. Especial. Educação. Neuropsicopedagogia

  1. INTRODUÇÃO

           O propósito deste trabalho é discutir a importância da Neuropsicopedagogia e das atividades lúdicas na Educação Especial, utilizando-se de recursos pedagógicos como os brinquedos e jogos que auxiliarão no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

        Desse modo, a neuropsicopedagogia se caracteriza na área do conhecimento, voltada principalmente para os processos de ensino e aprendizagem, que se compõe na avaliação de indivíduos em defasagem. A saber, esses indivíduos não se desenvolvem fora dos contextos históricos, sociais, culturais, econômicos e educacionais, e o funcionamento do cérebro é justamente uma interação dos impulsos nervosos ao transmitir por meio das sinapses a liberação de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores (RAQUEL ARAUJO, 2010, p.149).

       Contudo, é notório que a aprendizagem não é assimilada igualmente pelos mesmos alunos da Educação Básica, devido aos fatores genéticos construtivista apontados por Piaget (ABREU, 2010) ou social interacionista discutidos por Vygotsky (LUCCI, 2006).

Observa-se nos dias atuais que grande parte das escolas não assimilaram por completo a importância do lúdico na Educação Especial, sendo um dos responsáveis pela excelência do ensino-aprendizagem das crianças, principalmente na faixa etária deste processo de educação. Assim, resgatar o direito de brincar destas crianças tornou-se tarefa árdua, e mais, como explicar aos pais a nova conduta? Logo surgirão questionamentos como, por exemplo, “meu filho vem para escola apenas para brincar? ”.

Seguindo esta lógica nos apoiaremos nas Teorias Construtivistas de Jean Piaget e Interacionistas de Vygotsky; para nortear a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e averiguar as possibilidades da utilização de brinquedos e brincadeiras como fator lúdico no desenvolvimento infantil de crianças típicas e principalmente atípicas.

Refletiremos sobre a influência e uso de atividades lúdicas com crianças da Educação Especial, verificaremos a influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino e demonstraremos a importância da ludicidade no processo de ensino- aprendizagem, bem como no desenvolvimento global da criança.

. Contudo, para Herculano-Houzel (2004), cabe ao neuropsicopedagogo avaliar as necessidades cognitivas do aluno, para que haja uma intervenção estimuladora e a possibilidade de entender como se processa o desenvolvimento de aprendizagem, com atividades diferenciadas, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada aluno no cotidiano escolar

         Segundo Lima (2017), ao longo da Educação Básica, os processos cognitivos precisam ser analisados em todas as concepções, não apenas com os fracassos, ao qual ficam impregnados em alguns indivíduos. Mas, como oportunidade dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem ao encontrar um víeis, na busca de um ensino de qualidade e a realização dos projetos de vida dos alunos

Seguindo tais teóricos, pedagogos como Friedrich Fröebel (1782 - 1852), Maria Montessori (1870 - 1909) e Ovide Decroly (1871 - 1932) dentre outros elaboraram pesquisas a respeito da primeira infância, levando à educação grandes contribuições sobre o seu desenvolvimento, inaugurando um período da história onde as crianças passaram a ser respeitadas e compreendidas enquanto seres ativos. Propuseram uma educação sensorial, baseada na utilização de jogos e materiais didáticos e manipulativos.

Hoje a criança é vista como um ser histórico-social que tem características e ritmos próprios e torna-se completa dentro de seu nível de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com