TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Metodologia

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA -

MODALIDADE A DISTÂNCIA

ATPS ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

FRANCISCA EVÂNIA DA SILVA                     RA: 6373210214

KLEBIANA CORREIA VIEIRA                          RA: 7125507828

Professora Tutora Presencial: Juliana F. Coltro.

Sumaré-SP

2015


[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA -

MODALIDADE A DISTÂNCIA

ATPS – ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividades Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito. Para conclusão da disciplina de “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental” sob orientação da Professora: Ma. Maria Clotilde.

Sumaré-SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        ·. 03

1.1 Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.  04

1.2 Sobre as Atribuições do MEC..............................................................................06

2.1 Mapas Conceituais...............................................................................................07

2.2 O Ensino Fundamental de Nove Anos.................................................................09

3.1 As Organizações Auxiliares da Escola.................................................................09

4.1 LDB 9394\96 o artigo que define como obrigatório o nível superior para o profissional que atua na Educação Básica no segmento do Ensino Fundamental I...................................................................................................................................09

Considerações............................................................................................................11

Bibliográficas..............................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Através do presente trabalho propomos o aprofundamento do trabalho a ser desenvolvido pela disciplina de Estrutura e Funcionamento Infantil, um texto original da Proposta Curricular de Santa Catarina em 1991, especialmente justificada e considerada sobre a concepção adotada.

Este trabalho foi desenvolvido através de leitura e baseada nas condições reais, não desconsiderando o real do mesmo. Foi citada proposta relacionada ao aprendizado do mediador, podendo entender o ensino e aprendizagem escolar de um processo produtivo.

Assim como deverá abranger o ensino de aprendizagem e uma relação social estruturada, entre os profissionais para que acompanhe o processo podendo anualizar a estrutura do poder que a escalo produz, produzindo um ensino correto de aprendizagem.  

1.1- Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O norteamento curricular de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, analisando-se a relação abrangente as considerações iniciais de um planejamento de ensino aprendizagem. Se a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental fosse desenvolvida após o desenvolvimento do planejamento das outras disciplinas. Desencadeando um procedimento após as disciplinas, disponibilizaria ao docente mediador obtendo um domínio do referencial básico do sistema de estudo educacional.

 A Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental ao suprimir alguns tópicos da proposta original, sendo que este foi suprimido alguns ao acreditar que os mesmos, tem poder de ser desenvolvido bem mais nas disciplinas. Com o conteúdo de maior determinação no ensino aprendizagem, dispondo de uma instrumentação diferenciada ao se falar de planejamento, a um valor muito importante é muito mais que uma postura diante do processo de trabalho, que se tem ao por no papel. Sendo assim se não existir uma forma de seguir um planejamento, bem como uma direção. Considera que o norteador curricular, ele propõe a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental abrangendo muito aspecto tais como pressupostas analises e conhecimento da pratica pedagógica escolar, sendo que o mesmo, citado abrange tópicos como, positivistas, funcionalistas, não liberais e pressupostos de materialismos históricos, podendo apresentar também aspectos de estruturas de produção do ensino aprendizagem na forma escolar, e dentro deste aspecto notificamos a diversão técnica do trabalho, enquanto estrutura de produção e estrutura de relações sociais de produção.

O sistema de ensino brasileiro e ensino segundo a competência politica, o trabalho coletivo e o planejamento escolar institucional; a escola e a qualidade de ensino-aprendizagem; o docente como o agente a educação, essas técnicas citadas abrange uma ala de conceitos e estabelecidos com regras a cada um deles, já a disciplina acima citada tem uma orientação devendo obedecer sob os quais e comuns, e os demais visa uma busca acirrada com os mesmos, olhando de outro ângulo deve estudar, só os aspectos conectivos, seu desenvolvimento deverá superar o caráter acadêmico da sua concepção do desenvolvimento de hoje, deixando claro que está disciplina esta livre para debate, reflexão e construção de propostas dos docentes na educação, junto com a escola.

Esta disciplina não obedecera a um desenvolvimento do mesmo, seguindo concepção de ensino aprendizagem, sendo que o professor devera dominar o que ira desenvolver por ter o papel de mediador juntamente com os alunos, e antes de começar discutir, podendo ter uma interatividade dos alunos, assim com o habito de acompanhar o que vem ocorrendo no mundo, desenvolvendo um trabalho interativo, trabalhando com palestra, roda de debates e visitas, referente à educação em seu local e região sobre os comentários e noticias que geram polemicas nos pais, promovem e interagem os educando e os debates tendo acesso a outros cursos, sob a educação.  Podendo o mediador tendo condição de ensino-aprendizagem e forma de organizar, os mecanismos e a interação do educando, assim podendo desenvolver junto com alunos, sociedades e comunidades, habilidades como instrumentos de articulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (333.1 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com