TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Gestão de Centros Educativos FUNIBER

Por:   •  12/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 11

FP104 – Organização e Gestão de Centros Educativos

Trabalho conv. Ordinaria

Indicações gerais:

O trabalho dessa disciplina será realizado em grupos de 2 estudantes. Cada grupo selecionará uma instituição educativa, preferentemente onde um deles atue. Tendo como referência essa instituição, vão apresentar um relatório com:

  1. Características gerais da instituição educativa; pública ou privada; matrícula; composição das equipes administrativas, de serviço e pedagógicas.
  2. Organização do centro educativo. Devem identificar a perspectiva teórica que fundamenta a organização da instituição e como isto se expressa nas particularidades da instituição.
  3. Gestão do centro educativo. Devem identificar qual dos modelos de gestão predomina nessa instituição, e como isso se expressa nas dinâmicas institucionais.

Requisitos formais

  • Extensão: 6 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos – se houver-).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Entrelinhas: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

O Sublinhamos o uso da normativa APA para as citações e a lista de referências bibliográficas. Devem ser citados, como mínimo, cinco (5) dos últimos 10 anos. Três desses textos devem ser o resultado de procuras realizadas pelos membros do grupo em revistas científicas, por tanto, não devem coincidir com a bibliografia que aparece na apostila desta disciplina.

Somente poderão fazer o trabalho individualmente estudantes que entreguem ao professor/a, a justificativa devida. Se alguém entregar o trabalho individualmente sem ter a autorização expressa do/da professor/a, não poderá aspirar à nota de excelente, sendo que a nota máxima que poderá obter no trabalho é de 8/10. A capacidade de trabalhar em forma colaborativa é uma das competências transversais que se desenvolvem no curso.

O trabalho deve ser realizado nesse documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto a citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Trabalho:

Escolha uma instituição educativa, preferentemente onde um deles atue. Tendo como referência essa instituição, vão apresentar um relatório com:

  1. Características gerais da instituição educativa; pública ou privada; matrícula; composição das equipes administrativas, de serviço e pedagógicas.
  1. Organização do centro educativo. Devem identificar a perspectiva teórica que fundamenta a organização da instituição e como isto se expressa nas particularidades da instituição.
  2. Gestão do centro educativo. Devem identificar qual dos modelos de gestão predomina nessa instituição, e como isso se expressa nas dinâmicas institucionais.

Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.


Trabalho

Nomes e sobrenomes: Domingos Magona Sande

                                     Maísa Adriana Carvalho

                                     Renata Trilha Vieira Rosenbrock

                                     Welinton Barbosa de Souza

Grupo: 2021-10

Data: 25/10/2022

Título

Relatório de Organização e Gestão do Colégio Municipal Maria Luiza De Melo


Índice

  • Introdução…………………………………………………………………...…………5
  • Características da Instituição Educativa…..………………………………………..5
  • Organização do Centro Educativo.………………………………………….........…6
  • Gestão do Centro Educativo..………………………………………………..…....…9
  • Referências bibliográficas………………………………………………………….....11

Introdução

        Para realização desse trabalho nossa equipe, após leituras e estudos sobre Organização Gestão de centros escolares, decidimos que cada membro deveria trazer um centro escolar, em que seria estudado e votado para ser apresentado nesse artigo.

        De acordo com que acreditamos e defendemos como papel da escola, o centro escolhido foi o Colégio Municipal Maria Luiza de Melo.

        Essa escola ainda apresenta o modelo tradicional de carteiras enfileiradas, crianças escutando por horas o professor em salas de aulas. No entanto, acredita e busca diferenciar seus conceitos através das “estratégias pedagógicas se instituem as inovações, práticas, que acontecem nos contextos educativos.” (FUNIBER, p. 26, 2020). Isso percebe-se em seu projeto politico pedagógico que será apresentado em alguns trechos desse trabalho.

        Para tal, estudamos e lemos na íntegra seu PPP e realizamos entrevista com a coordenadora dos Anos Iniciais da escola.

2. Características gerais da Instituição educativa

        Instituição Educativa: Colégio Municipal Maria Luiza de Melo

        Escola Municipal Pública do Município de São José, Santa Catarina – Brasil.

2.1 Breve Histórico

        Situado na rua José Ferminio Novaes, s/no – Kobrasol, São José, foi fundado em 12 de Novembro de 1988. Iniciou suas atividades em 1989, com a finalidade de atender aos anseios da comunidade em ter uma escola pública com garantia de um ensino de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com