TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES NA GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO BREJO PARAIBANO: CONFIGURAÇÕES E POSSIBILIDADES.

Por:   •  21/5/2019  •  Artigo  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

A PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES NA GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO BREJO PARAIBANO: CONFIGURAÇÕES E POSSIBILIDADES.

Alidiane Josefa Barbosa da Silva1 (UFCG)

Introdução

Apresenta-se neste trabalho como um assunto relevante e digno de discussão a participação dos docentes no desenvolver da Gestão Escolar. Ferreira (2006) esclarece que a gestão é uma exercício impulsionador em uma organização com a finalidade de atingir objetivos traçados a partir de tomadas de decisões, no cumprimento de uma política pública que a direciona. Na escola essa responsabilidade é incumbida a gestão escolar, é a partir das ações da gestão que as instituições educacionais são conduzidas e organizadas, o que nos leva a entender que estas decisões não podem limitar-se ao individualismo do gestor. Ferreira e Aguiar (2006) afirmam que “como gestor escolar, o diretor, tem que aprender a ouvir e respeitar opiniões das pessoas da comunidade escolar, mesmo que essas pessoas sejam consideradas por ele inferiores intelectualmente” (p. 113). Desse modo a gestão adere a à democratização de suas funções e atribuições, e com isso garante também a participação de profissionais da educação na construção do projeto político pedagógico da escola, além da participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou similares.

As reflexões acerca da gestão escolar e da participação dos docentes nesse processo aqui apresentadas são fruto de uma proposta de pesquisa na disciplina Pesquisa Educacional I, ministrada pela professora Andreia Ferreira da Silva visando o aprofundamento de temáticas discutida em suas aulas. O projeto tem por objetivo compreender as configurações e possibilidades da participação dos docentes na gestão de uma escola municipal de ensino fundamental do brejo paraibano, para isso compreendendo a organização e o funcionamento da gestão na escola pesquisada; conhecendo como ocorre a inserção do professor na gestão dessa escola; conhecendo a atuação da gestão da escola investigada, no que se refere à participação dos professores no cotidiano escolar; e analisando os condicionantes internos da participação dos professores na escola. Esses objetivos tem por intuito responder a questão norteadora da pesquisa referente a quais as configurações e possibilidades da participação dos docente na gestão de uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental no brejo paraibano? Sendo assim de extrema relevância a compreensão da participação do professor tendo em vista que, ele não está apenas ligado ao ensino e a métodos de ensino e aprendizagem, mas também a práticas de uma gestão escolar democrática e participativa.

Metodologia

O presente projeto de pesquisa busca investigar as configurações e possibilidades da participação dos professores na gestão escolar. A pesquisa adotará para a realização do presente projeto um trabalho de campo, privilegiando técnicas qualitativas de análise atendo em vista que essa abordagem se volta mais para o processo do que pelo resultado, o que é conveniente em pesquisas educacionais.

A pesquisa será realizada por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico. Segundo Marconi e Lakatos (2002) esta metodologia é empregada com o propósito de adquirir conhecimentos acerca de uma dificuldade para o qual se está buscando uma resposta, ou comprovação, ou, ainda descobrir novos fenômenos que possam estar relacionados entre si. Para as autoras Lüdke e André (1986), o estudo de caso trata o objeto de estudo como singular, único e é de grande importância para a compreensão dos problemas que envolvam as instituições escolares.

Os dados serão coletados a partir de observações no ambiente da escola, e entrevistas semiestruturadas com os representantes da comunidade escolar (gestores e docentes). A escolha destes instrumentos se dá pois, segundo Lüdke e André (1986) a observação, possibilita ao observador chegar mais perto das “perspectivas dos sujeitos”, permitindo um contato pessoal do com o fenômeno pesquisado, e a entrevista permite a captação imediata e corrente da informação desejada, posto que permite o aprofundamento, através do diálogo, das questões antes observadas. Desse modo as informações obtidas poderão nos explanar claramente o papel exercido pelo professor na gestão escolar.

Resultados e Discussões

As discussões em torno da temática proposta nesse projeto poderão dar-se melhor ao estarmos de posse dos dados no decorrer da aplicação da pesquisa , mas momentaneamente já podemos refletir segundo os autores analisados acerca das ações e dificuldades no processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com