TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ARLETI LIMA DA SILVA SOUZA

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

[pic 3]

QUERÊNCIA

2014

ARLETI LIMA DA SILVA SOUZA

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Trabalho apresentado ao Curso (Graduação Em Pedagogia)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Educação no ContextoHistórico; Psicologia da Educação l; Teoria Geral do conhecimento; Sosiologi da Educação].

Prof.Bernadete Strang; Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Maria Bastos; Okçana Battini

QUERÊNCIA

2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------04
  2. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCO-----------------------------------05
  3. CONCUÇÃO---------------------------------------------------------------------07
  4. REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------08

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata a Pedagogia Histórico-Critica que é um marco na educação Brasileira, porém pouco praticado no contidiano escolar. Quando a pedagogia Histórica-Critica ficou comprovado o por quê, esta é chamada de Histórico-Critica por Saviani. 

Estas obras nos remete a uma reflexão ampla, sobre a questão da educação, nos ajudando a identificar as causas e a relação escola-sociedade e também o papel do professor, bem como o conteúdo aplicado na Pedagogia.

 

2. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

A Pedagogia Histórico-Critica é um marco na educação Brasileira, porém pouco praticado no contidiano escolar. Quando a pedagogia Histórica-Critica ficou comprovado o por quê, esta é chamada de Histórico-Critica por Saviani.

Histórico: Por que nesta perpectiva e educação também intervém sobre a sociedade, podendo contribuir para a sua trasformação.

Critica: por ter consciência da determinação exercida pela sociedade sobre a educação.

Esta concepição nasceu das necessidade posta pela pratica de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova é tecnista não apresentavam caracteristica historicizadoras; faltava-lhe a consiência dos condicionantes históricos sociais da educação. Portanto, é na realidade escolar que se enraiza essa proposta pedagogica.

 Esta é uma teoria de grande relevancia para educação brasileira, pois evidencia um metodo diferenciado de trabalho, especificando-se por passos que imprescindíves para o desonvolvimento do educando. (O primeiro passo:prática social; segundo passo: problematização; terceiro passa:instrumentalização; quarto passo: catarse; quinto passo: prática social).

O empirismo é a escola do pensamento filosófico relacionada á teoria do conhecimento, que pensa estar na experiência a origem de todas as ideias. O empirismo denfendia a ideia de que o conhecimento só podia ser construído dos sentidos, de experiencias concretas, particularizadas.

Temos, uma corrente filosófica da experiência. Ao longa de toda a história da filosofia, diversos pensadores abordaram a quesão dando importância ao conhecimento da experiencia ao invés de apenas ao inelectual.

 O empirismo valoriza a experiência humana, a realidade, a atividade do indivíduo.

As correntes pedagógias que ao longo da história foram uma éspécie de guia para o ato de educar expressas em propostas governamentais, teorias e práticas educacionais.

A psicologia como ciência e a psicologia da educação: conceitos gerais e introdutórios. Principais teorias explicativas do desenvolvimento e da aprendizagem humana: características gerais; fundamentos históricos e epistemológicos, implicações educacionais e visão crítica.

O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental Retrospectivamente, define as funções que já amadureceram. A zona de desenvolvimento proximal compreende os processos e as funções que ainda não amdureceram, mas que estão em formação, em estado de pôtencia, caracterizando o desenvolvimento prospectivamente.

O desenvolvimento potencial em uma da fase torna-se, em um momento consecutivo, desenvolvimento real; este  último, por conseguinte , provoca surgimento de novas potencialidades, caraterizando um movimento dialégico entre desenvolmimento real e o desenvolvimento potencial. Este movivento é provocado pelo educador pela intervenção pedagógica, criando assim, a zona  de desevolvimento proximal. Dessa forma , a zona de desevolvimento proximal caracteriza-se como domínio piscológico fundamentalmente dinâmico em permanete transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com