TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA COMO ALAVANCA PARA O APREDIZADO E INTERAÇÃO DO ALUNO E PROFESSOR

Por:   •  25/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

A PESQUISA COMO ALAVANCA PARA O APREDIZADO E INTERAÇÃO DO ALUNO E PROFESSOR.

Santarém-PA

2016

INTRODUÇÃO

        Neste projeto abordaremos sobre a importância da pesquisa na sala de aula, de uma forma geral e características dos diferentes tipos, além de como estão presentes no dia a dia do aluno e professor na sala de aula, inclusive a função, e de como pode ser utilizada a pesquisa acadêmica e científica no âmbito escolar sempre com a intenção de vir a somar no aprendizado dos alunos, e auxiliando na construção do conhecimento

DESENVOLVIMENTO

“Escolha o melhor e descarte o resto” (COLEMAN, 2007, p.7), assim deve ser o iniciante na pesquisa. E o orientador deverá indicar os passos que devem ser percorridos, mas sempre deixar o aprendiz livre para questionar e criar o conhecimento científico. Para isso é necessário que o orientador estimule seu aluno, a pesquisar não apenas para obtenção de nota, mais criar, e estimular o conhecimento, através do estudo de objeto a ser pesquisado. Deixando que o aluno crie suas próprias ideias sobre o estudo pesquisado.

A pesquisa quando inserida no processo pedagógico, contribui para a relação aluno e escola, professor e aluno, estimulando um processo de interação, e construção de conhecimento. Portanto, devido as dificuldades a serem encontradas no desenvolvimento da pesquisa, é indispensável a participação do orientador.

Por meio da pesquisa o aluno, tem a possibilidade de construir o mundo de diferentes formas, criando e aprendendo. No entanto existe diversos tipos de pesquisa, porem os mais utilizados são: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa de laboratório.

Segundo Marcos Bagno, “fazer um projeto é lançar ideias para frente, é prever as etapas do trabalho, é definir aonde se quer chegar com ele - assim, durante o trabalho prático, saberemos como agir, que decisões tomar, qual o próximo passo que teremos de dar na direção do objetivo desejado” (MARCOS BAGNO 2007, p. 22). Por isso é importante o acompanhamento do educador, e desde os primeiros anos das séries iniciais, é preciso organização, no planejamento das pesquisas.

2.1- Artigo

Título: A Educação Especial e a Educação Inclusiva: Compreensões Necessárias

Principal problema pesquisado no artigo: Este artigo busca refletir sobre a Educação Especial no contexto da Modernidade e problematizar a Educação chamada Inclusiva

Metodologia utilizada: Pesquisa bibliográfica, através de teorias de autores.

Principais dados: Neste artigo, se formulou e se impôs um discurso de incapacidade produtiva e de inferioridade existencial do sujeito deficiente. O discurso da Modernidade sobre as pessoas com deficiências está calcado no entendimento da deficiência como um desvio da norma, como um não-ajustamento aos padrões ideologicamente definidos como normais. Cada época traça limites à sua própria normalidade e designa, dessa forma, o além desse limite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com