TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO – PRÉ-PROJETO

Por:   •  18/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTACIO  DE SA

CURSO DE GRADUACAO EM PEDAGOGIA

          JENNIFHER MODESTO COUTINHO

 

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO  PRÉ-PROJETO; RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

PRÉ-PROJETO Trabalho apresentado ao curso de pedagogia da Universidade Estácio de Sá,  Organizadora: Professor (a) MARIA TEIXEIRA AMARAL

                                                          LOCAL

                                                            2021

                                      SUMÁRIO 1

INTRODUÇÃO................................................................................................1 2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................5 2.1               A VISITA NA ESCOLA....................................................................................5 3.1 SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIO......................................................................                                              6 4.1 FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO..................................................................                 7 5. CONCLUSÃO................................................................................................9 REFERÊNCIAS.................................................................................................10 3 1

INTRODUÇÃO Conforme Cury (2007, p. 493) gestão é um termo que provem do latim e significa: levar sobre si, carregar, chamar a si, executar, exercer, gerar. Trata -se de algo que implica o sujeito e om dos substantivos derivado deste verbo nos é muito conhecido. Trata-se de gestão, isso é: o ato pelo qual se traz dentro de si algo novo e diferente: um novo ente. Ora, o termo gestão tem sua raiz etimológica em ger que significa: fazer brotar, germinar, fazer nascer. Como nos expõe Cury (2007) é visível que a gestão é um processo não individual, mas coletivo onde se busca dialogo dando aos membros formadores de instituição condições de trabalhar e expor suas ideias criando um espaço onde os conflitos possam ser dissipados e construídos novos objetivos. Na sociedade contemporânea a gestão educacional tem a função de gerar novas possibilidades, novas ideias de gerenciar o sistema de ensino junto à coordenação das escolas. Conforme LUCK 20011 p.35) Gestão Educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo de coordenação das escolas em específico, a final com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implementação das políticas educacionais públicas pedagógicos, das escolas, compromisso com os princípios da democracia e com métodos que organizam e criem condições para um ambiente educacional autônomo, de participação e compartilhamento, autocontrole e transparência. Cabe destacar que para ocorrer uma gestão educacional eficaz é fundamental a participação de todas as esferas (federal, estadual, municipal) que formam o sistema educacional. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da pesquisa para a formação do professor, seja ela acadêmica, escolar, ou da própria pratica pedagógica. Iniciaremos uma reflexão sobre a pesquisa de campo, onde foi realizada a visita na Escola Lima Verde, localizada na cidade de Paço do Lumiar. No objetivo de entendermos 4 de como o profissional desenvolve seu papel na instituição, e como a escola visa esses profissionais durante o processo de suas atividades dentro do contexto escolar. Discutir as possibilidades de construção e participação coletiva na estrutura e na organização da escola. Estar organizado em três tópicos. No primeiro daremos destaque à estrutura da escola, no objetivo de compreendermos a escola comunitária da cidade de Paço do Lumiar- ma. Como ela surgiu, qual o objetivo de sua existência e quais as dificuldades que ela vem enfrentando na atualidade. O segundo tópico questionaremos sobre a forma de como é realizada a seleção de funcionários dentro da empresa. Já no terceiro questionaremos sobre a escolaridade dos funcionários, no objetivo de saber se na escola existe alguma proposta de formação continuada oferecida pela a instituição.

2.DESENVOLVIMENTO 2.1 A VISITA NA ESCOLA No dia 15 de outubro 2018 às 08h00minda manhã foi realizada a visita na Escola Lima Verde, localizada na Rua da Ata quadra 16, casa 40, Paço do Lumiar- MA. Situada no prédio da União dos moradores dessa cidade. Durante a visita foi observado o prédio da escola e logo percebi que se trata de uma pequena estrutura onde possui quatro salas de aula, uma sala de coordenação que também é usada como secretaria e direção, uma cantina e dois banheiros. Que são usados tanto pelos alunos e quanto pelos os professores e os demais funcionários da instituição. Sendo que nessas quatro salas de aulas funcionam os dois turnos, matutino e vespertino com Educação infantil, crianças de 6 a 10 anos de idade. Também foi observado durante a visita, que na escola não há biblioteca, quadra esportiva e área de lazer para as crianças, materiais básicos de ensino para os educadores e educando. Segundo alguns questionamentos junto a coordenadora Alana Câmara foram expostos, que a mesma foi fundada pela a União dos moradores no objetivo de trazer educação para as crianças carentes do bairro e adjacências. A escola recebe doação da comunidade e outra parte pela Prefeitura. Esse ano de 2018, a escola recebeu, pisos, novas carteiras, televisão, impressora e computadores. Segundo ela a instituição não é municipalizada, porém a prefeitura se responsabiliza apenas com o pagamento dos funcionários, merenda escolar e materiais de higiene. Há dois anos a escola passou a receber uma verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto Na Escola) no valor de 6.000.00 reais, sendo que essa verba é repassada uma vez ao ano para a instituição. A mesma possui o conselho escolar, que é responsável em administrar essa verba para suprir as principais necessidades da escola. Foi concluído junto ao conselho que esse dinheiro será usado na compra de materiais básicos para escolar, alunos, professores. 6 Através dessa verba que a gestora Ana Carla Furtado e o conselho, entraram em acordo e resolveram comprar ventiladores para as salas de aula, computadores, impressora e televisão.

3.1 SELEÇÂO DE FUNCIONÀRIO Em uma conversa com a coordenadora Alana Câmara, procurei analisar a forma de como a escola realiza a seleção dos funcionários, ela me explicou. Assim como acontece nas escolas maiores, que oferece todas as etapas de educação básica, essa escola de educação infantil também tem buscado processos mais estruturados para contratação dos funcionários. Os principais objetivos são a procura por profissionais alinhados a filosofia da instituição. O processo seletivo, englobam diferentes etapas, em alguns casos os funcionários são contratados na própria escola, incluindo até mesmo a seleção de currículos, nessa etapa o candidato é avaliado pela a gestora, e a coordenadora Alana Câmara dentro de uma análise sobre a trajetória do candidato, sempre procurando investigar qual a unidade o profissional frequentou, quanto tempo, qual sua experiência, em que escola trabalhou e como ele vem se capacitando. Explica Alana Câmara. Também contamos com indicação dos funcionários que já trabalham nessa instituição. Geralmente temos os dois perfis nos processos seletivos. Menciona a coordenadora. Após a seleção dos currículos, a escola realiza as etapas presenciais, podendo ser ou dinâmica com os candidatos ou provas escritas. Na dinâmica de grupo o número de escolhido costuma girar em torno de 5 a 6 candidatos. Os profissionais devem responder perguntas sorteadas na hora, cada um responde uma pergunta, podendo o outro completar se quiserem. Explica a coordenadora Alana. Nesta fase o principal objetivo é avaliar o conhecimento dos participantes, acerca das teorias e práticas da educação infantil. O profissional tem que ter conhecimento amplo sobre o desenvolvimento infantil e a ação didática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com