TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRENDIZAGEM DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/8/2016  •  Artigo  •  4.957 Palavras (20 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CURSO DE PEDAGOGIA

APARECIDA KALIGIA ALVES RODRIGUES

EDIVÂNIA DOMINGOS PEREIRA

JÔCASSIA VALÉRIO DA SILVA MENDES

JOSEFA KALINE ALVES RODRIGUES

A PRENDIZAGEM DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMPINA GRANDE

2016

APARECIDA KALIGIA ALVES RODRIGUES

EDIVÂNIA DOMINGOS PEREIRA

JÓCASSIA VALÉRIO DA SILVA MENDES

JOSEFA KALINE ALVES RODRIGUES

A PRENDIZAGEM DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Aberta Vida – UNAVIDA.

Orientadora: Prof.ª Ms. Maria do Socorro Araújo de Arruda

CAMPINA GRANDE - PB

                                      SETEMBRO DE 2016

APARECIDA KALIGIA ALVES RODRIGUES

EDIVÂNIA DOMINGOS PEREIRA

JÔCASSIA VALÉRIO DA SILVA MENDES

JOSEFA KALINE ALVES RODRIGUES

A PRENDIZAGEM DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo apresentado como obtenção de conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Prof.ª Ms. Maria do Socorro Araújo de Arruda

Aprovado em _____ de setembro de 2016.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________________

Componente da Banca Examinadora – Universidade Vale do Acaraú

___________________________________________________________________

Componente da Banca Examinadora – Universidade Vale do Acaraú

CAMPINA GRANDE

2016

APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Aparecida Kaligia Alves Rodrigues[1]

Edivânia Domingos Pereira[2]

Jôcassia Valério da Silva Mendes[3]

Josefa Kaline Alves Rodrigues[4]

Resumo: 

A leitura cumpre, hoje, a responsabilidade de entreter, divertir e, principalmente, formar na criança uma consciência de mundo. Através da leitura forma-se não apenas possíveis leitores, mais sim, futuros seres humanos críticos e reflexivos, participantes de uma sociedade ativa, que possa diante das situações agirem de uma maneira complexa e passiva de mudanças, refletindo no aprendizado diário e provocando mudanças significativas no seu comportamento, se evidenciando então em meio a uma sociedade inculta, não de conhecimento, mais sim de valores pessoais e sociais. Diante do exposto realizamos este estudo com o objetivo de analisar como a leitura pode contribuir para a educação e o desenvolvimento do leitor proficiente. Para a realização desta pesquisa, recorremos à observação em sala de aula na turma de Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Aroeiras- PB. A pesquisa apontou que a mediação do educador deve ser realizada com intuito de formar leitores na nos primeiros anos do Ensino Fundamental e, para tanto, faz-se necessário um trabalho com as crianças que iniciam o processo de leitura e escrita com bons textos, estabelecendo a leitura de textos originais com suas características e finalidades, contribuindo desta maneira para que a criança amplie suas possibilidades de aprendizagem e leitura de forma contextualizada, significativa e lúdica.

Palavras-chave: Leitura. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental.

  1. INTRODUÇÃO

Leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações, situações ou acontecimentos. Ela tem como principal finalidade formar leitores competentes, ou seja, leitores que fazem uso deste artificio para atender a uma necessidade ou exercer atos complexos de cidadania. Pode-se afirmar que, ao ter acesso ao ato de ler o ser humano passa a desenvolver o senso crítico e reflexivo, que lhe possibilita exercer atitudes críticas, visto que, a leitura permite ao indivíduo a construção de novas informações e a formação de outras concepções. Seja de si próprio ou da sociedade a qual está incluso.

O docente precisa pensar em métodos pedagógicos para organizar e explorar a leitura na escola visando sempre buscar o desenvolvimento infantil, promovendo o potencial criativo e intelectual, através da construção de significados e conhecimentos que auxiliem a criança na interação social, ou seja, a leitura precisa ser usada como ferramenta do ensino lúdico, proporcionando prazer e descoberta.

Neste trabalho buscamos estudar as contribuições da prática de leitura. No Ensino Fundamental e desenvolvimento da aprendizagem da criança, bem como eficazes em relação. Para a realização a formação do leitor proficiente deste trabalho, recorremos à observação em sala de aula, na Escola Municipal na cidade em Aroeiras- PB. Na oportunidade da pesquisa buscamos justificar as relações de benefícios para a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e maneiras eficazes de propiciar o contato da criança com a leitura significativa, contextualizada e com fins de formar leitores.

Os objetivos que nortearam este trabalho foram: investigar como a leitura pode contribuir para a educação e o desenvolvimento do leitor proficiente; analisar a importância da atuação do professor e sua mediação pedagógica para à efetivação desse aprendizado e também observar metodologias e práticas significativas através das quais as práticas de leitura que possam cumprir seu papel formador para formação de uma criança leitora.

  1.  O QUE É LEITURA?

Segundo SOLÉ (1998) Ler é, sobretudo, uma atividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar isso em conta. A leitura envolve conhecimentos e aprendizagem, ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Proporcionar a uma criança que ela crie o hábito da leitura é uma tarefa que deve envolver também o hábito daqueles que com ela convive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com