TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRESENÇA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLAR

Por:   •  4/5/2022  •  Artigo  •  4.320 Palavras (18 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 18

A PRESENÇA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLAR

Fernanda da Silveira Lisboa

Jaqueline de Souza Lima

Prof.: Saionara Aparecida da Silva Ramos Campos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 2050) – Projeto de Ensino em Educação

18/04/2021

RESUMO

O presente trabalho busca relatar a importância do lúdico para a aprendizagem da criança e consequentemente para o seu desenvolvimento integral, além de ressaltar a importância de o professor conhecer seu papel frente a estas atividades relacionadas ao brincar. Desse modo, este trabalho possui como objetivo geral: Compreender a importância do lúdico dentro da Educação Infantil pré-escolar; e como objetivos específicos: Entender o lúdico como proposta pedagógica; Ressaltar os benefícios pedagógicos do lúdico; e Relacionar lúdico e desenvolvimento integral. Assim, por meio da revisão bibliográfica, pode-se observar como resultados da pesquisa que a teoria e prática discutidas corroboram com a prática necessárias para a Educação Infantil, a qual incentiva os docentes a desenvolverem brincadeiras mais dinâmicas juntamente com os estudantes, para que estes possam se construir por completo enquanto sujeitos singulares, sem que percam a conexão com suas raízes, suas vivências histórico-culturais, e as suas singularidades.

Palavras-chave: Lúdico. Pré-escola. Papel do professor.

1. INTRODUÇÃO

        

O brincar sempre esteve presente dentro das organizações sociais, isso porque o ato de divertir-se encontra intrínseco ao ser humano. Não há como separá-lo dessa atividade. Por este motivo, o lúdico precisa ser bem visto dentro dos processos pedagógicos educacionais, principalmente em momentos em que o sujeito se encontra em desenvolvimento constante, aprimorando suas capacidades intelectuais, motoras, sociais, simbólicas, emocionais, históricas e culturais. Surge desta perspectiva a temática deste trabalho, “A criança e o lúdico”, uma vez que se credita à Educação Infantil o pilar do “Brincar” e a importância de fazer desta prática momentos constantes dentro das relações de ensino-aprendizagem.

Assim, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a importância da ludicidade dentro das vivências educacionais da criança na pré-escola? E como hipótese acredita-se que: O lúdico se constitui uma potente metodologia de ensino uma vez que, quando bem trabalhado, consegue aperfeiçoar todas as esferas de desenvolvimento da criança.

        Desse modo, pautado na temática salientada, a presente pesquisa tem como objetivos geral: Compreender a importância do lúdico dentro da Educação Infantil pré-escolar; e específicos: 1) Entender o lúdico como proposta pedagógica; 2) Ressaltar os benefícios pedagógicos do lúdico; e 3) Relacionar lúdico e desenvolvimento integral.

        Com isso a escolha desta linha de pesquisa se justifica à medida que se compreende a necessidade de disseminar conhecimento acadêmico-científico no tocante às práticas lúdicas dentro da Educação Infantil, pois por mais que se reconheça as políticas educacionais para esse nível de ensino, se faz necessário que se dissemine os porquês dessa prática ser tão importante.

        Assim, o presente trabalho possui uma fundamentação teórica disposta da seguinte forma: apresenta as perspectivas do brincar enquanto meio pedagógico de desenvolvimento integral e, posteriormente a isso, relata os benefícios que o lúdico traz no tocante à uma formação completa e autônoma da criança.

2 O LÚDICO E A CRIANÇA

        O lúdico dentro das propostas pedagógicas tem sido visto como um facilitador da aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Isso porque causa uma relação pedagógica mais intima entre professor e criança, ao mesmo tempo que promove uma associação e assimilação mais profunda entre criança e atividades trabalhadas, pois a criança passa a se desenvolver e aprender com mais prazer e satisfação.

        É por todos esses benefícios que o lúdico não possui um conceito concreto como significado, e pode ser caracterizado de várias formas. Entretanto, todos os seus significados devem sempre fazer menção ao prazer, à brincadeira, à espontaneidade e à alegria. Além de que esses termos devem sempre estar presentes no cotidiano da criança, dentro e fora do ambiente escolar (BANDEIRA; SOUZA, 2015).

        O lúdico é fantasia, é imaginação. Por isso o ato pedagógico de brincar deve ser concebido como uma...

Função significante, ou seja, a essência do lúdico não é material, uma vez que ultrapassa os limites da realidade física, encerra um determinado sentido, transcendendo as necessidades imediatas da vida. O lúdico traz em seu enredo a representação da realidade (matéria, natureza) recriada metaforicamente. Trata-se da realização de uma aparência. Pressupõe uma mudança de perspectiva para a esfera teatral ou representativa, em que as coisas são aceitas pelo que são vivenciadas. É a lógica do faz de conta (ALVES, 2009, p.46).

        Sendo assim, entende-se que o lúdico tem como propósito o divertir-se, onde a criança usufrui do prazer que emana da brincadeira, do jogo, da história e que é consequência de suas ações, de conquistas, da apresentação empírica que emana do seu imaginário, das suas ações simbólicas, explorando, inclusive, sentimentos, sensações e emoções que não podem ser exteriorizadas senão pelo ato de brincar.

Para Bandeira e Souza (2015) o lúdico aproxima a criança com seu passado, seu presente, suas raízes e sua cultura, algo que é extremamente necessário e preciso dentro das condições de desenvolvimento integral do indivíduo, inclusive, sendo considerado como um direito, uma vez que a criança, vista como cidadã de direito precisa ter condições ofertadas ao estudo, à cultura, ao lazer, ao esporte e todos os diversos meios de ludicidades cotidianas, pois é a partir disso que ela desenvolverá suas esferas intelectual, motora, social, simbólica, cultural, entre outras.

Com isso podemos perceber que todas as esferas do desenvolvimento humano são tocadas pelo lúdico. A intelectual, por promover o raciocínio; a motora, porque oferta atividades recreativas de movimentação; a social porque lança mão de atividades socializadoras entre a criança e o meio em que se insere, a simbólica porque permite a criança refletir e encontrar seu próprio “eu”, a cultural porque lhe projeta dentro de conhecimentos da sua própria história.

        Alves (2009), vê o lúdico dentro da pré-escola como um elemento histórico e cultural para o cotidiano da criança, presente em todas as formas de organização social, das mais primitivas às mais sofisticadas. Nesta visão, se faz interessante considerar o lúdico também como objeto de resgate histórico-cultural dessas atividades. É um ótimo momento para o reconhecimento do seu histórico familiar e de sua cultura regional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com