TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO DE GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  9/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA DE ENSINO DE GESTÃO EDUCACIONAL

Nome: Juliana Reis dos Santos Borges

RGM: 23118598

UNIDADE III

Reflita a necessidade de exercemos uma liderança flutuante na Escola reunindo a todos por meio do Projeto Político Pedagógico.

Liderança flutuante se refere a uma gestão participativa e democrática de extrema importância no ambiente educacional, pois estimula a todos a agir como lideres e procura soluções para as diversidades, promovendo um melhor planejamento de gerenciamento dos recursos escolares e sendo possível que todos participam da construção do Projeto Político Pedagógico.

O Projeto Político Pedagógico é um documento que tem elaboração anual obrigatória conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), que define as diretrizes e métodos para que a instituição de ensino consiga atingir seus objetivos, e é de extrema importância para escola, atingindo educadores e educando. Ao transmitir o conhecimento para os alunos, é importante que os saibam como chegar ao melhor resultado. O projeto deve ser construído com a colaboração da comunidade escolar, dando voz a todos por meio de um conselho, ou reunião com os membros dos mesmos. Deve-se conhecer como é a realidade vivida na escola, criar estratégicas que possam superar os desafios encontrados e, com ajuda de todos os profissionais envolvidos de cada área especifica, elaborar propostas objetivas para definir um bom currículo e concretizar metas.

Ao longo dos anos, a gestão escolar vem se adaptando e desenvolvendo métodos eficazes, sendo essencial para exercer um trabalho em equipe mais ativo. Dessa forma, a escola deve estar em total sintonia com todos os membros ali presentes para que estabeleça um bom relacionamento. Com isso, é importante que o diretor se apodere dessa gestão proporcionando uma maior interação, integrando a comunidade no ambiente escolar, sendo um líder que coordena, orienta e promove um ambiente de confiança entre os membros da sua equipe.

Referencias:

Apostila III de Praticais educacionais. Disponível em:  https://alt-5d152e0e8981d.blackboard.com/bbcswebdav/pid-11685753-dt-content-rid-156616237_1/courses/1948_12_40_BACKUP.

 https://www.infoescola.com/educacao/gestao-democratica/ Acesso em 12 de setembro de 2022.

https://site.educacional.com.br/artigos/projeto-politico-pedagogico-o-que-e-sua-importancia-e-como-fazer. Acesso em 12de setembro de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com